quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

10 curiosidades sobre Charles Darwin


10 curiosidades sobre Charles Darwin
1. Charles Robert Darwin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsbury, na Inglaterra. Ele foi o quinto dos seis filhos de Robert e Susannah Darwin.
 
2. Darwin estudou medicina, mas nunca terminou o curso. Sua paixão eram as ciências naturais.

3. Charles Darwin tinha apenas 22 anos quando fez a viagem que mudou sua vida. Grande parte da "teoria da evolução" foi desenvolvida depois que Darwin fez uma viagem a bordo do navio "Beagle", numa expedição para cartografar o litoral da América do Sul.

4. O naturalista oficial do navio era o cirurgião Robert McCormick. O jovem Darwin viajava como acompanhante do capitão, Robert Fitzroy.

5. Durante a viagem, Darwin colecionou 3.907 espécimes de 1.529 espécies diferentes em frascos de álcool e escreveu 770 páginas em seu diário.

6. O naturalista inglês tinha 28 anos quando elaborou a sua teoria mais importante: o conceito da árvore evolucionária. De acordo com a teoria original, todas as espécies existentes na Terra seriam descendentes de um único ancestral comum - a "base" da árvore.

7. Em sua passagem pelo Brasil, Charles Darwin ficou encantado pela vida natural do país: "Deleite é um termo fraco para expressar a sensação de um naturalista que pela primeira vez vagueia em uma floresta brasileira." A escravidão vigente no Brasil da época, porém, chocou o naturalista.

8. Sua esposa, Emma Wedgwood , temia que o cientista fosse para o inferno por causa de suas ideias contrárias ao criacionismo. Emma e Darwin eram primos e tiveram 10 filhos.

9. Em 1851, Charles Darwin começou a escrever "A origem das espécies" depois que sua filha mais velha, Annie, morreu aos 10 anos. Estudiosos acreditam que a morte da menina, vítima de escarlatina, abalou a fé de Darwin no cristianismo. A primeira tiragem de "A Origem das Espécies" foi publicada no dia 22 de novembro de 1859. Todos os 1.250 exemplares se esgotaram.

10. Charles Darwin morreu no dia 19 de abril de 1882. Seu corpo foi enterrado ao lado de outro importante cientista: Isaac Newton. Criado em uma família religiosa, Charles Darwin declarou-se agnóstico no fim da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário