terça-feira, 14 de julho de 2015

Curiosidades sobre Titanic


Curiosidades sobre Titanic
 
   - O quarto chaminé era falso. 
    - O Titanic não teve seu nome pintado enquanto estava fora d'água. 
    - A Cunard Line posteriormente comprou a White Star Line. 
    - Dos 20 casais em lua-de-mel à bordo, somente um escapou. 
    - O Major Arthur Peuchen exigiu de Lightoller um atestado de que ele  entrou em um bote salva-vidas para ajudar a remar. 
    - O primeiro filme sobre o acidente foi "Saved from the Titanic", lançado em 14 de maio de 1912, um mês após o acidente, era estrelado por Dorothy Gibson, que sobreviveu ao acidente. 
    - Pelo menos um romance surgiu devido ao desastre, entre Mary Eloise Smith, que perdeu seu marido, e Robert Daniel. Eles se conheceram no Carpathia e dois anos depois se casaram. 
    - A jornalista de moda Edith Russell levou seu porquinho de brinquedo no seu bote salva-vidas. Ele o   considerava como seu amuleto da sorte e tocava uma musica (Maxixe) quando seu rabo era puxado. 
    - Pelo menos um passageiro não se preocupou durante o acidente. Uma passageira da terceira classe que nunca tinha viajado no mar e que assumiu que, do mesmo modo que em terra, era comum trocar de transporte no meio da viagem. 
    - Além das pessoas, os cães dos passageiros da primeira classe também morreram no naufrágio. 
    - O pior desastre com navios de passageiro ocorreu na II Guerra Mundial com o navio de turismo Wilhelm Gustloff ao largo de Gdansk. Na época ele transportava refugiados de guerra quando foi torpedeado por um submarino soviético S-13. Das 8,700 pessoas a bordo 7,700 morreram. 
    - O legado mais incomum do naufrágio do Titanic foi a Biblioteca Wilderner na Universidade de Harvard. Ela foi doada por Eleanor Elkins Widerner, uma das sobreviventes, em memória a seu filho, Harry E. Widerner, que se afogou no naufrágio. Por acreditar que, se seu filho soubesse nadar, ele teria se salvado, ela exigiu como condição para a construção da biblioteca que todos os alunos da universidade tivessem que passar em um teste de natação de 50 metros para poderem se formar, e assim foi feito até a década de 50, após o qual o teste não foi mais exigido para a graduação, embora ainda seja aplicado. 
      - A Harland & Wolff não é dona do Titanic.     
      - Além dos Strauses, dois outros casais decidiram ficar a bordo do Titanic. Os Allisons, junto com sua filha Lorraine, a única criança da primeira classe a morrer no acidente; e um outro casal. Quando Ligtoller pediu que a garota deste casal entrasse no bote, ela disse que "Nunca, nós começamos juntos, e se for preciso, terminaremos juntos".
 
Outras curiosidades:

Em 1985, o Titanic foi localizado a 4 km de profundidade e foram iniciadas  as operações de recuperação 2 anos mais tarde.
 
Se o Titanic tivesse se chocado de frente com o iceberg, apenas 1 compartimento se inundaria, podendo, assim, continuar a navegar normalmente.
 
Ao ter sido visto o iceberg, o 1º Oficial ordenou a inversão da corrente de vapor nas caldeiras para, consequentemente inverter a marcha do navio. Porém, à velocidade a que o navio navegava, seria possível, através dos lemes, contornar o obstáculo e assim evitar a colisão.
 
Os testes do Titanic no mar foram realizados em algumas horas, que incluiu alguns testes de manobras, mas a maioria destes foram administrados a velocidades de 20 nós ou menos. Quando as máquinas foram invertidas "toda a velocidade para atrás" em uma velocidade de 20 nós, o Titanic levou 850 jardas - quase meia milha - para parar completamente. Ele atingiu só brevemente uma velocidade de mais de 21 nós durante o dia de testes. O Titanic nunca foi manobrado a 22 nós (a velocidade dele na hora da colisão) em oceano aberto, assim era desconhecido quanto tempo levaria para responder a velocidade mais alta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário