sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Curiosidades sobre a Matemática

Curiosidades sobre a Matemática

No dia 6 de maio, comemoramos o Dia da Matemática, você sabia? A Matemática é uma ciência exata e, ao mesmo tempo, intensa, mágica e provocativa. Possui, em seu raio de conhecimento, inúmeras curiosidades e desafios interessantes. Com o objetivo de quebrar o paradigma de que a Matemática é somente para os gênios, o curso de Licenciatura em Matemática da Unicesumar preparou uma forma divertida, fácil e significativa de abordar a Matemática.
Curiosidades
1 – O poder do “4”
Escrito pelo brasileiro Júlio César de Melo e Sousa, sob o pseudônimo Malba Tahan, o livro “O Homem que Calculava” trazia, entre outras teorias, a dos “quatro quatros”. Segundo ela, é possível formar qualquer número inteiro de 0 a 100 utilizando quatro numerais 4 e sinais de operações matemáticas, como soma, divisão, exponenciação ou fatorial. Deseja obter um “3”? É só fazer a seguinte operação: (4+4+4)/4.
2 – O número de ouro
O número de ouro é uma das teorias mais surpreendentes da Matemática – e também a que mais está envolvida em mentiras. Ela fala de uma unidade irracional que estaria presente em vários elementos da natureza, da arquitetura e até do corpo humano. Representado pelo símbolo grego Phi (f), o número 1,6180, que seria equivalente à razão diagonal/lado de um pentágono regular, é estudado desde a Antiguidade por matemáticos. Ele indicaria a harmonia, por isso estaria presente em obras de Leonardo da Vinci, em construções, como as Pirâmides do Egito, e até no comprimento das falanges humanas.
3 – Quem disse que Matemática não dá dinheiro?
Em 2000, o Clay Mathematics Institute anunciou um prêmio de US$ 1 milhão a cada matemático que fosse capaz de resolver os chamados “problemas do milênio”: Sete problemas bolados durante vários séculos e que nunca haviam sido resolvidos.
O prêmio é bom, mas isso não significa que ele sairia tão facilmente. Demorou dez anos para a fundação desembolsar o primeiro dos sete pagamentos, feito ao russo Grigori Perelman, que resolveu a chamada “conjectura de Poincaré”, uma série de cálculos abstratos envolvendo esferas tridimensionais. Mas pasmem – ele rejeitou o prêmio.
4 – O gênio precoce e indomável
Adolescentes da atualidade jogam videogame ou praticam algum esporte como distração, mas Galois foi diferente; seu hobby era o estudo. O matemático Evariste Galois é um dos destaques dessa ciência por seu conhecimento elevado ainda na adolescência. Ele chegou a questionar os professores e abandonar as aulas para estudar por livros de gênios já consagrados, pois se considerava um nível acima daquilo tudo.
Mas, tal como um cometa, desapareceu tão rápido como tinha aparecido. O que se sabe é que, em 1832, Galois foi defender sua honra. Escolheu uma das pistolas, deu 25 passos, virou-se e… morreu, sem saber que, deixando um legado de apenas 60 páginas de garranchos, viria a ser considerado não só um dos mais criativos pensadores que a ciência já teve, mas uma das pedras fundamentais na evolução da Matemática.
5 – O primo bem distante
Os números primos fazem parte de um dos mais simples e intrigantes mistérios da Matemática. Por que o 7, o 13 e o 29 são primos e as unidades anteriores ou seguintes não? O padrão de distribuição dessa classificação permanece desconhecido. A chamada teoria da Hipótese de Riemann tenta estabelecer um padrão escondido e não aleatório para os números primos.
6 – Gauss: uma mente brilhante
Um professor, para manter seus alunos ocupados, mandou que somassem todos os números de um a cem. Esperava que eles passassem bastante tempo executando a tarefa. Para sua surpresa, em poucos instantes um aluno de sete ou oito anos chamado Gauss deu a resposta correta: 5.050. Como ele fez a conta tão rápido? Gauss observou que se somasse o primeiro número com o último, 1 + 100, obtinha 101. Se somasse o segundo com o penúltimo, 2 + 99, também obtinha 101. Somando o terceiro número com o antepenúltimo, 3 + 98, o resultado também era 101. Percebeu então que, na verdade, somar todos os números de 1 a 100 correspondia a somar 50 vezes o número 101, o que resulta em 5.050. E assim, ainda criança Gauss inventou a fórmula da soma de progressões aritméticas. Gauss viveu entre 1777 e 1855 e foi, sem dúvida, um dos maiores matemáticos que já existiram. É, por muitos, considerado o maior gênio matemático de todos os tempos. É por isso que ele também é conhecido como o Príncipe da Matemática.
7 – O maior hotel do mundo
Você já pensou sobre o infinito? Imagine um hotel com infinitos quartos, o quarto número 1, o quarto número 2, o número 3 e assim por diante. Assim, chega um novo casal de hóspedes, porém o hotel está lotado. Como alojá-los? Se fosse um hotel comum, um hotel finito não haveria jeito. No hotel infinito basta pedir a cada hóspede o favor de se mudar para o quarto ao lado: os hóspedes do quarto 1 passam para o quarto 2, os do 2 passam para o quarto 3 e assim por diante. O quarto 1 fica vago para receber o casal recém chegado. Que coisa, não? Esse problema é conhecido como o Paradoxo do Hotel de Hilbert, criado pelo alemão David Hilbert. Ele viveu entre 1862 e 1943 e foi um dos grandes matemáticos de todos os tempos.
8 – A outra versão da história de Galileu
O Ph.D. Ronald L. Numbers, em seu artigo intitulado “Mitos e verdades em ciência e religião”, argumenta que, segundo seu conhecimento ou de seus colegas que trabalham com história da revolução cientifica, nenhum cientista perdeu sua vida por causa de suas concepções científicas. Muito embora a inquisição italiana, de fato, tenha incinerado Giordano Bruno no século XVI, porém em razão de suas concepções heréticas em relação à divindade ou não de Cristo.
Segundo Numbers, contrariamente às histórias frequentemente contadas sobre a tortura e prisão de Galileu, sabe-se hoje que, aparentemente, ele nunca foi fisicamente torturado durante seu julgamento, não ficou preso em uma cela e, sim, em um apartamento especial como convidado de honra de um dos padres que fizeram parte da Inquisição. Permitiram que suas refeições fossem preparadas pelo cozinheiro-chefe da embaixada italiana e levadas até esse apartamento. Após sua condenação, ele não teria sido encarcerado, mas ficou detido em regime de prisão domiciliar. (Fonte:unicesumar.edu..be)

Nenhum comentário:

Postar um comentário