Querido alunos
A grande maioria das falhas encontradas, principalmente, em textos de opinião estão relacionadas ao uso de expressões coloquiais, à redundância ou à ausência de organização das idéias. Em relação à falta de estrutura, dois extremos prejudicam consideravelmente o aluno: texto fragmentado, com excesso de parágrafos e texto sem parágrafos. Observe abaixo algumas incorreções que devem ser evitadas:
1) Introdução embromatória
2) Intromissão: “No meu ponto de vista, não se faz necessária a pena de morte no Brasil.”
3) Abstração grosseira: “Porque aí nós pegamos e pensamos: quando o homem irá se conscientizar?”
4) Prolixidade/ ausência de objetividade
5) Uso da linguagem oral
6) Imprecisão vocabular: “As coisas vão de mal a pior!”
7) Uso de clichê: “Quando o jovem vai abrir sua cabeça?”
8) Predominância do gerúndio: “É importante estar planejando visitas freqüentes às livrarias para estar apreciando os lançamentos que devem estar surgindo.”
9) Truísmo (verdade evidente): “Todos os homens são mortais.”
10) Uso incorreto do pronome cujo: “Vivemos num país cuja a população é heterogênea.”
11) Uso incorreto do pronome onde: “Alguns artistas, como apresentadores, pagodeiros e dançarinas, recebem cachês altíssimos, onde contrastam com o vergonhoso salário da maioria dos brasileiros.”
Não fique preocupado para escrever. Escreva, risque, rasure, reescreva o texto quantas vezes forem necessárias. Não se esqueça que o rascunho é fundamental para um bom resultado final. Portanto, aproveite essas orientações para observar sua redação, antes de passá-la para a folha definitiva.