Cães fazem bem para a saúde de seus donos
Todo mundo sabe que cães fazem bem para a saúde e para o bem-estar – pelo menos todos os donos de cães. Agora, cientistas suecos acabaram de encontrar mais uma prova disso. Usando registros de mais de 3,4 milhões de pessoas de 40 a 80 anos, eles estudaram uma possível associação entre ter um amigo canino e a saúde cardiovascular dos seres humanos. Os resultados foram os esperados: proprietários de cães tiveram um menor risco de morte devido a doenças cardiovasculares, ou mesmo devido outras causas, durante o acompanhamento de 12 anos. Todos os indivíduos incluídos no estudo em 2001 não tinham doença cardiovascular prévia.Os pesquisadores descobriram que cães podem ajudar especialmente as pessoas mais solitárias. “Uma descoberta muito interessante em nosso estudo foi que a propriedade de cães era especialmente importante como um fator protetor nas pessoas que viviam sozinhas, que é um grupo que já foi descrito anteriormente como tendo maior risco de doença cardiovascular e morte do que aqueles que vivem em uma casa com mais pessoas”, aponta Mwenya Mubanga, principal autora do estudo e doutora no Departamento de Ciências Médicas e do Laboratório de Ciência para Vida da Universidade de Uppsala, na Suécia.
Os resultados mostraram que os donos de cães tinham uma redução de 33% no risco de morte e uma redução de 11% no risco de doença cardiovascular durante o acompanhamento comparados com pessoas que não possuíam cães.
Possíveis causas
O registro de cães domésticos é obrigatório na Suécia desde 2001. Os cientistas realizaram a pesquisa comparando estes dados com o diagnóstico de doença cardiovascular ou morte por qualquer causa nos hospitais do país.“Este tipo de estudo epidemiológico procura associações em grandes populações, mas não fornece respostas sobre se e como os cães podem proteger das doenças cardiovasculares. Sabemos que os donos de cães em geral têm um nível mais alto de atividade física, o que poderia ser uma explicação para a resultados observados. Outras explicações incluem um aumento do bem-estar e contatos sociais ou efeitos do cão no microbioma bacteriano no proprietário”, diz Tove Fall, autor sênior do estudo e professor de Epidemiologia do Departamento de Ciências Médicas e Laboratório de Ciência para Vida da Universidade de Uppsala.
Por outro lado, o estudo também pode indicar uma relação inversa: pessoas que escolhem ter cachorros são mais ativas e saudáveis. “Também pode haver diferenças entre proprietários e não proprietários já antes de comprar um cachorro, o que poderia ter influenciado nossos resultados, como o fato de pessoas que escolhem ter um cachorro terem a tendência a ser mais ativas e ter melhor saúde”, observa Fall. De qualquer forma, cachorros são um sinal de uma vida mais saudável. [Medical Xpress]
Nenhum comentário:
Postar um comentário