sábado, 9 de dezembro de 2017

7 deuses brasileiros que você nunca ouviu falar

7 deuses brasileiros que você nunca ouviu falar

POR Lucas Curado 
Hoje em dia se fala muito em mitologia por causa da influência de games e de filmes como Thor.  Quando buscamos os deuses desses povos europeus, acabamos encontrando milhões de fontes, o que torna o acesso a essas mitologias estrangeiras mais fácil. Contudo, além dos clássico Tupã, Guaraci e Jaci, quais outros deuses desses povos você conhece? Para você ter noção, só hoje no Brasil são faladas mais de 180 línguas indígenas diferentes. Você consegue imaginar a diversidade de mitos e contos que esses povos levam consigo?
Hoje a Fatos Desconhecidos trouxe para você alguns deuses Tupi-Guarani poucos conhecidos pelas pessoas. Na verdade o panteão desse povo é extenso e complexo, e muitos de seus contos foram esquecidos pelo tempo. Podemos encontrá-los se fizermos uma pesquisa na net. Conheça hoje 7 deuses brasileiros que você nunca ouviu falar.

1 - Anhum


Anhum era considerado o deus da música na crença do povo tupi-guarani. De acordo com as histórias, esse deus era aquele que, de forma divina, tocava o Sacro Taré, que era um instrumento criado pelos deuses.

2 - Rudá


Esse era dado como um grande deus protetor. Não só isso, ele era o deus do amor.  Ele seria um equivalente ao Eros da mitologia grega. Ele era responsável pela lua cheia e a lua nova.

3 - Caupé


Caupé é considerada a deusa da beleza. Fazendo novamente uma analogia à mitologia grega, ela seria um equivalente a Afrodite.

4 - Caramuru


Caramuru era um deus de revoltas, ele que provocava diversas enchentes e ondas devastadoras no mar. Ele era tido como um deus cruel, porém também poderia ser visto como bondoso.

5 - Polo


Polo era o deus do vento, era tido como mensageiro de Tupã.

6 - Sumé


Esse era o deus que trouxe o conhecimento do cozinhamento da mandioca e também era tido como deus das leis e regras. Ele era o deus que aplicava as regras e punia os indisciplinados.

7 - Anhangá


É tido como um deus protetor das matas e dos animais, contudo ele é visto como uma entidade infernal e maligna. O deus poderia tomar a forma de qualquer animal para atacar pessoas. Quando este aparecia era um péssimo sinal na vida de uma pessoa. (Fonte:fatosdesconhecidos.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário