“Quando bem feitas, o feedback pode beneficiar o empregado e o
empregador”, afirma Darlene Price, presidente da consultoria Well Said e
autora do livro “Well said! Presentations and conversations that get
results”.
Michael Kerr, um palestrante internacional de negócios e autor do
livro “The humor advantage”, acredita que se o profissional realmente
achar que o feedback é injusto, o melhor seria não discutir logo de
cara. “Ele pode dizer que não tem certeza se está de acordo com a
avaliação, mas que vai pensar durante um tempo e depois se reunir
novamente para falar sobre isso”.
“Ter essas conversas em outro momento quando é possível ter um diálogo
construtivo sobre o que precisa ser feito para melhorar o processo”,
afirma Kerr.
O site de carreiras norte-americano Business Insider listou 11 frases
que os profissionais não devem dizer durante a avaliação de performance:
1) “Isso não está na minha descrição de trabalho” ou “Isso não é minha responsabilidade”
Essas frases fazem o profissional parecer preguiçoso, além de deixar a chefia irritada por parecer que ele quer fugir da responsabilidade ao invés de tentar ajudar a equipe e a empresa. “Os gerentes querem pessoas que vão fazer o que precisa ser feito, não importa de quem seja a responsabilidade”, afirma Kerr.
Essas frases fazem o profissional parecer preguiçoso, além de deixar a chefia irritada por parecer que ele quer fugir da responsabilidade ao invés de tentar ajudar a equipe e a empresa. “Os gerentes querem pessoas que vão fazer o que precisa ser feito, não importa de quem seja a responsabilidade”, afirma Kerr.
2) “Eu não sou pago para isso” ou “Eu não sou pago o bastante para...”
Esse tipo de comportamento faz o profissional parecer “na defensiva” e também que ele está se esquivando de responsabilidades, apenas interessado em fazer o mínimo necessário para sobreviver, segundo Kerr.
Esse tipo de comportamento faz o profissional parecer “na defensiva” e também que ele está se esquivando de responsabilidades, apenas interessado em fazer o mínimo necessário para sobreviver, segundo Kerr.
3) “Eu mereço um aumento” ou “Posso ter um aumento?”
Todos os funcionários se sentem dessa forma. “O truque é usar a avaliação de desempenho para provar que merece um aumento de salário”, afirma Darlene.
Todos os funcionários se sentem dessa forma. “O truque é usar a avaliação de desempenho para provar que merece um aumento de salário”, afirma Darlene.
Ao invés de falar o óbvio, que pode soar exigente e petulante, o
profissional pode citar de três a cinco situações em que ajudou a
empresa. Outra opção é perguntar quais são as oportunidades de
crescimento dentro da empresa ou qual é o cronograma esperado de
promoções ou de aumento e o que é preciso para alcançar isso.
4) “Se você acha que eu sou ruim, você deveria ver...”
A avaliação não é o momento ideal para o profissional “apontar o dedo” para outro colega e fazer críticas. Segundo Kerr, isso faz o funcionário parecer mesquinho e como se ele estivesse passando a culpa para outra pessoa.
A avaliação não é o momento ideal para o profissional “apontar o dedo” para outro colega e fazer críticas. Segundo Kerr, isso faz o funcionário parecer mesquinho e como se ele estivesse passando a culpa para outra pessoa.
5) “Eu estou entediado com o meu trabalho”
“Com essa declaração o funcionário admite que não quer mais aquele trabalho e que a empresa pode contratar alguém para ocupar esse lugar”, afirma Darlene.
“Com essa declaração o funcionário admite que não quer mais aquele trabalho e que a empresa pode contratar alguém para ocupar esse lugar”, afirma Darlene.
Ao invés disso, o profissional pode fizer que acredita que pode fazer
mais pela empresa, que pode oferecer mais. “Dessa forma, ele soa mais
proativo, ao invés de passivo e desinteressado”, diz Darlene.
6) “Posso te fazer algumas críticas construtivas agora?”
O profissional pode fazer isso caso o chefe peça, mas ele deve ter cuidado para não ofender ninguém.
O profissional pode fazer isso caso o chefe peça, mas ele deve ter cuidado para não ofender ninguém.
7) “Você está errado” ou “Você está brincando comigo?”
É normal que o chefe e o funcionário discordem. Ao invés de ficar nervoso e já responder, o profissional deve tentar entender a avaliação e pode pedir exemplos para conseguir se explicar. “Ele pode dizer que esses comentários não refletem o que realmente aconteceu e pode dar a sua perspectiva”, diz Darlene.
É normal que o chefe e o funcionário discordem. Ao invés de ficar nervoso e já responder, o profissional deve tentar entender a avaliação e pode pedir exemplos para conseguir se explicar. “Ele pode dizer que esses comentários não refletem o que realmente aconteceu e pode dar a sua perspectiva”, diz Darlene.
8) “Eu acho que você está sendo excessivamente crítico”
“Isso pode ser verdade, mas falar isso dá a impressão de que o profissional não quer aceitar a responsabilidade ou que ele não está preocupado com pequenos detalhes”, afirma Kerr. Ele ressalta que é importante saber escolher as batalhas que serão enfrentadas.
“Isso pode ser verdade, mas falar isso dá a impressão de que o profissional não quer aceitar a responsabilidade ou que ele não está preocupado com pequenos detalhes”, afirma Kerr. Ele ressalta que é importante saber escolher as batalhas que serão enfrentadas.
9) “Você deveria ter...”, “Você poderia ter...” ou “Você deveria...”
Não há nenhuma maneira de deixar um chefe bravo do que sugerir que ele é culpado ou deixou de fazer alguma coisa. “Ele pode tentar alguma coisa mais colaborativa, como perguntar o que eles poderiam fazer no futuro para melhorar a relação”, aponta Darlene.
Não há nenhuma maneira de deixar um chefe bravo do que sugerir que ele é culpado ou deixou de fazer alguma coisa. “Ele pode tentar alguma coisa mais colaborativa, como perguntar o que eles poderiam fazer no futuro para melhorar a relação”, aponta Darlene.
10) “Eu realmente não quero ouvir isso”
Ninguém gosta de ouvir críticas, mas o profissional não deve rejeitar um feedback, não importa o quão ruim ele seja. Ele deve escutar e traçar uma estratégia para melhorar.
Ninguém gosta de ouvir críticas, mas o profissional não deve rejeitar um feedback, não importa o quão ruim ele seja. Ele deve escutar e traçar uma estratégia para melhorar.
11) Não dizer nada
Não dizer nada é quase igual ao dizer qualquer uma das frases acima. “Uma das piores coisas é mostrar indiferença pela linguagem corporal, a expressão fácil ou simplesmente pelo silêncio”, afirma Kerr.
Não dizer nada é quase igual ao dizer qualquer uma das frases acima. “Uma das piores coisas é mostrar indiferença pela linguagem corporal, a expressão fácil ou simplesmente pelo silêncio”, afirma Kerr.
Darlene também acredita que não falar nada é um erro. “Uma avaliação
eficaz pode facilitar a comunicação entre chefe e funcionário,
esclarecer as expectativas, fomentar a confiança, estabelecer metas e um
plano de carreira, identificar as necessidades de formação e melhorar o
desempenho. E pode até ajudar o profissional a ter uma promoção”,
explica. E nada disso poderá acontecer se o funcionário ficar em
silêncio.
(Fonte: G1 - Out/16)
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