Dicionário de Filosofia
![]() |
Metafísica | |
Metafísica
ou filosofia primeira constitui a parte mais importante de toda doutrina
filosófica, já que investiga os princípios e causas últimas da
realidade, a essência do ser ou "o ser como ser". Seu estudo deve partir
de uma análise formal e abstrata da realidade e se denomina ontologia
ou metafísica geral. No pensamento moderno, tende a dar o nome de
metafísica a toda filosofia especulativa que se ocupe de princípios
não-perceptíveis diretamente de modo empírico, como "alma", "essência"
ou "absoluto", ou que elabore concepções do mundo não suscetíveis de
demonstração científica. Assim, na oposição clássica entre idealismo e
materialismo, as escolas contemporâneas de tradição empirista --
positivismo, filosofia analítica -- tenderam a negar a validade da
metafísica como ciência, enquanto correntes como o irracionalismo, o
existencialismo e o intuicionismo, embora discordem dos critérios
dogmáticos da metafísica tradicional, admitem o caráter de certo modo
metafísico de todo empreendimento filosófico.
|
![]() |
Paidéia | |
Ideal
educativo que compreendia, na Grécia antiga, não só os conhecimentos,
mas também as artes e a formação do caráter. Em Roma, identificou-se com
o conceito de humanitas.
|
![]() |
Paradigma | |
É um
esquema ou modelo mental que se toma como referência e sobre o qual se
constrói um processo intelectual. Em filosofia da ciência é o princípio
básico que sustenta uma teoria geral e cuja alteração acarreta a mudança
de toda a teoria.
|
![]() |
Paradoxo | |
É o termo
que designa, em filosofia, a declaração que expressa uma aparente
contradição e cujo significado mais profundo só é revelado depois de
cuidadosa investigação. Seu objetivo é despertar a atenção e provocar
novas idéias, como no caso de Zenão de Eléia, cujo qual, com um
Argumento lógico, pretendeu demonstrar, no século V a.C., a
impossibilidade do movimento, qual considerava uma ilusão dos sentidos
|
![]() |
Plasmar sintético | |
A Significa
moldar em síntese, em resumo. É um modo plástico de reorganizar os
objetos do intelecto. Segundo Wittgenstein a linguagem é um labirinto de
caminhos, logo a comunicação tem em si mesma um significado próprio
(Merleau-Ponty), ela pode criá-lo; e uma tradução de outro significado
que ela está representada. É o caráter da ampla interseção que permite a
comunicação. Trata-se de um procedimento prático que permite garimpar
verbos mentais, reagrupá-los e construir oportunidades de novas
condições de vida.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário