quinta-feira, 25 de abril de 2013

O QUE É GESTÃO PÚBLICA?


por Manoel Martins
Resumo: Gestão pública é o termo que designa um campo de conhecimento e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras.
Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados.
Algumas diferenciações:
1. Diferença entre Administração, Administração Pública e Administração Empresarial.
Em administração se estudam formas de organizar as coisas, como as organizações se comportam, os padrões das organizações. O setor público é composto por organizações, mas com alguns padrões diferentes das organizações do mercado (empresas). Por exemplo: contabilidade empresarial é absolutamente diferente da contabilidade pública, embora se utilizem de técnicas e práticas parecidas, mas do ponto de vista de aprendizado é flagrante a necessidade de separá-las. Poderíamos dizer, numa comparação não-ortodoxa, que a contabilidade pública e a contabilidade empresarial são como a química e a física, se utilizam de matemática, se misturam as vezes, mas são bastante diferentes e amplas, justificando um estudo separado.
Administração é a ciência, o estudo de organizações de forma genérica. Administração Pública é este estudo aplicado às organizações públicas e Administração Empresarial é esta ciência aplicada ao campo empresarial.
2. Administração Pública e Gestão Pública
O primeiro, no juridiquês, pode significar todo o corpo público (funcionários públicos+dinheiro público+patrimônio público). Já em administrês significa “organizar/estudar as organizações públicas”. Do ponto de vista do ensino, é mais histórico, mais ligado à formação dos Estados modernos e como suas atividades se relacionam com a cultura e com a política.
“Gestão Pública” é um termo mais recente, que indica utilização de práticas novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Do ponto de vista do ensino, é mais vinculado à praticas de gestão, à funcionalidades e situação atual do Estado.
Percebemos duas coisas: 1º as pessoas que leem este artigo pesquisam por interesse em estudar gestão pública e 2º há um aumento do número de cursos de gestão pública em nosso país.
É uma excelente área, considerada recentemente por uma revista brasileira como a profissão do futuro mais promissora. Administração Pública na faculdade é o conteúdo básico de administração (Marketing, Teoria Geral de Administração, Contabilidade, Estatística, Recursos Humanos, etc) mais os conteúdos digamos, de política (Teoria Geral do Estado, Filosofia Política, Psicologia Social, etc) além de uma formação bastante sólida em Economia e Direito.
Já os cursos de Gestão Pública normalmente tendem mais para o lado de políticas públicas, avaliações de desempenho e planejamento corporativo.
É importante verificar a grade curricular dos cursos e também procurar instituições reconhecidas.

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