ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MAHATMA GANDHI
O líder espiritual e político indiano Mohandas Karamchand Gandhi nasceu na Índia em 1869 e morreu em 1948. Era chamado de Mahatma (“Grande Alma”) Gandhi.
Gandhi foi um grande defensor de uma filosofia chamada Satyagraha, que pregava a resistência não-violenta contra o colonialismo inglês na Índia. Podemos dizer que o Satyagraha era uma forma de resistência que implicava a desobediência civil e a resistência passiva.
Gandhi casou-se aos 14 anos de idade. Foi um casamento arranjado entre sua família e a família da noiva, Kasturba Gandhi, que na época contava 13 anos.
Antes de se estabelecer definitivamente em sua Índia natal, Gandhi viveu na Inglaterra e na África do Sul. Estudou Direito em Londres e exerceu a advocacia em Kwazulu-Natal.
Gandhi sabia quase de cor o Bhagavad-Gita (“Canção de Deus”, em português), um texto religioso hindu.
Você sabia que Mahatma Gandhi quase foi assassinado por defender os indianos do racismo na África do Sul? (É isso mesmo que você acabou de ler: os negros não foram as únicas vítimas do antigo regime racista sul-africano.)
Sabia que, antes de se abraçar o pacifismo de vez, Gandhi participou da II Guerra dos Boêres, na África do Sul? Ele organizou um corpo médico formado por indianos para cuidar dos feridos em batalha.
Gandhi apoiou o Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1917, ele chegou a convencer outros indianos a se alistarem para servirem ao Império nessa que o primeiro grande conflito mundial.
s
Gandhi era era adepto do vegetarianismo e inclusive chegou a escrever um livro sobre o assunto.
Além de aderir a não-violência e ao vegetarianismo, o Mahatma tornou-se celibatário. Mesmo casado, ele abdicou totalmente do sexo. Antes se tornar casto, Gandhi teve quatro filhos com sua esposa Kasturba.
Outra característica marcante do Mahatma era sua simplicidade. Gandhi vestia-se como os mais pobres e fazia questão de produzir a sua própria roupa.
Conta-se que o Mahatma era tão carismático que conseguia terminar rixas entre hindus e muçulmanos indianos apenas com sua presença.
Gandhi era contra qualquer plano que dividisse Índia e Paquistão. Se fosse por ele, ambos formariam um único país. Infelizmente, o desejo de Mahatma não se concretizou e a Índia de maioria hindu e o Paquistão de maioria islâmica selaram a separação pouco tempo depois da independência do Reino Unido.
Gandhi foi assassinado em 30 de janeiro de 1948 por um fanático nacionalista hindu. Seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas no rio Ganges.
Máximas atribuídas a Mahatma Gandhi:
“Olho por olho, e o mundo acabará cego.”
“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.”
“A força não provém da capacidade física e sim da vontade indomável.”
“O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.”
“O amor é a força mais sutil do mundo.”
“Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.”
“A alegria está na luta, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita."
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
“É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário