As 24 pessoas mais inteligentes do mundo
Publicado em 19.09.2016
Fazer uma lista das pessoas mais
inteligentes do mundo não é fácil, visto que a inteligência pode ser
medida de muitas maneiras diferentes. Alguns acreditam em testes de QI,
outros pensam que é preciso levar em conta a inteligência emocional, e
há ainda o fator “realizações” – ser inteligente não é o mesmo que usar
essa inteligência para criar algo que avance de alguma forma a
humanidade.
Aliás, muitas pessoas inteligentes não alcançam seu potencial. Também é verdade que preconceitos e falta de oportunidades certamente já impediram mentes brilhantes de serem reconhecidas.
Abaixo, o portal Big Think usou todos os critérios à sua disposição para reunir 24 seres humanos incríveis que merecem nossos aplausos. Vale lembrar que, mesmo que o teste de QI só tenha sido desenvolvido no início de 1900, estudos subsequentes estimaram o QI de gênios do passado. Qualquer número acima de 140 é considerado geralmente do nível genial.
24. William Siddis (1898-1944)
William Siddis foi uma criança prodígio americana, cujo QI era declaradamente entre 250 e 300, talvez o mais elevado da história. Ele tinha habilidades excepcionais em matemática, entrou na Universidade de Harvard com apenas 11 anos, e afirmou saber 40 línguas. Um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts previu que ele se tornaria o maior matemático do século 20. No entanto, quando adulto, William realizou apenas trabalhos braçais e se meteu em vários problemas com a lei, nunca vivendo de acordo com as expectativas que haviam para ele.
23. Judit Polgar (1976 -)
Judit Polgar é uma grande mestra de xadrez húngara, amplamente considerada a mais forte jogadora de xadrez de todos os tempos. Ela quebrou o recorde mundial do campeão Bobby Fischer para se tornar um grande mestre aos 15 anos. Seu QI é registrado como 170.
22. Philip Emeagwali (1954 -)
Emeagwali é um inventor e cientista da Nigéria, supostamente com um QI de 190, votado como o “maior cientista africano de todos os tempos”. Embora esta afirmação seja controversa, o seu trabalho com matemática é muitas vezes creditado como fundamental para a criação da internet.
21. Terence Tao (1975 -)
Tao é um chinês nascido na Austrália e uma ex-criança prodígio cujo QI varia de 220 a 230, um dos mais altos já registrados. Atualmente, ele é professor de matemática na Universidade da Califórnia em Los Angeles.
20. Cleópatra (68-30 aC)
Cleópatra foi o último faraó do Egito ptolemaico (ou a última rainha do Egito), governando o país por quase trinta anos. Ela era fluente em cinco idiomas e tinha um QI de cerca de 180.
19. Srinivasa Ramanujan (1887-1920)
Ramanujan foi um matemático indiano que fez grandes contribuições em áreas como teoria dos números, frações contínuas e séries infinitas, apesar de não ter qualquer educação formal em matemática. Seu QI foi estimado em 185.
18. Garry Kasparov (1963 -)
Kasparov, armênio-judeu, é considerado por muitos como o maior jogador de xadrez de todos os tempos, com um QI na casa dos 190. Ele foi o jogador número um de xadrez do mundo por quase duas décadas, ganhando o campeonato mundial quando tinha apenas 22 anos.
17. Aryabhata (476-55)
Aryabhata foi provavelmente o mais antigo matemático e astrônomo indiano. Ele é conhecido por aproximar o valor de pi e desenvolver o conhecimento e uso do zero.
16. Voltaire (1694-1778)
Voltaire foi uma das principais figuras do Iluminismo francês. Com um QI de 190 a 200, ele foi um escritor notoriamente espirituoso, historiador e filósofo. “Voltaire” era na verdade seu pseudônimo: ele nasceu com o nome de François-Marie Arouet.
15. Hipátia (350/70-415)
Hipátia foi uma astrônoma, filósofa e matemática grega, que viveu no Egito e mais tarde no Império Romano do Oriente. Ela foi a primeira mulher matemática de que temos conhecimento, com um QI estimado de 170 a 190. Ela foi acusada de bruxaria e brutalmente assassinada por um grupo de cristãos fanáticos.
14. Johann Goethe (1749-1832)
Goethe foi um polímata alemão, com realizações notáveis em ciência e considerado um dos maiores talentos da literatura ocidental, escrevendo o clássico “Fausto”. Seu QI projetado era de 213.
13. Avicenna (980-1037)
Polímata persa, Avicenna é considerado um dos pensadores mais importantes da Idade de Ouro islâmica. Ele escreveu sobre filosofia, medicina, astronomia, alquimia, lógica, matemática, física, psicologia e outras disciplinas. É particularmente conhecido por seu trabalho sobre filosofia aristotélica e seus livros de medicina que se tornaram padrão nas universidades medievais.
12. Galileu Galilei (1564-1642)
Galileu foi um dos maiores heróis científicos de todos os tempos, fazendo contribuições significativas em uma variedade de áreas, da astronomia à física, matemática e filosofia. Defensor do heliocentrismo, a descoberta do italiano de que a Terra girava em torno do sol o fez ser considerado um herege pela Inquisição romana. Sua QI era provavelmente de 180 a 200.
11. Gottfried Leibniz (1646-1716)
Leibniz é mais um polímata alemão desta lista. Ele foi um filósofo e matemático mais conhecido por ter inventado o cálculo. Em filosofia, é mais conhecida a sua conclusão de que vivemos no melhor universo possível que Deus poderia ter criado. Estimativas para o QI de Leibniz variam entre 182 e 205.
10. Nikola Tesla (1856-1943)
Tesla foi um inventor e futurista nascido sérvio, conhecido por trabalhos como eletricidade de corrente alternada, bobina de Tesla, transmissão sem fio de energia, “raio da morte”, bem como por prever tecnologias como smartphone, drones e outras. Seu QI estimado é de 195.
9. Satyendra Nath Bose (1894-1974)
Bose foi um físico bengali indiano, cujo trabalho brilhante sobre a mecânica quântica ao lado de Albert Einstein resultou na estatística de Bose-Einstein. Bósons, uma classe de partículas, são nomeados em sua homenagem.
8. Marie Curie (1867-1934)
Curie foi uma física e química polonesa. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Na verdade, o venceu duas vezes. Também desenvolveu a teoria da radioatividade (cunhando o termo) e descobriu dois elementos (polônio e rádio). Seu QI foi estimado em 180 a 200.
7. Confúcio (551-479 aC)
Confúcio foi um filósofo e professor chinês muito influente, famoso por seus aforismos. Seus ensinamentos morais e políticos tiveram um profundo impacto em toda a Ásia Oriental. Alguns estudiosos recentes têm argumentado que muito do que sabemos sobre Confúcio é mito.
6. Albert Einstein (1879-1955)
Einstein foi um físico teórico alemão-judeu e provavelmente o mais famoso cientista que já viveu. Ele desenvolveu a teoria geral da relatividade, recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921 e teve um impacto revolucionário em seu campo. Seu QI foi estimado entre 160 e 190.
5. William Shakespeare (1564-1616)
Shakespeare é amplamente visto como o maior escritor do idioma Inglês e um dos dramaturgos mais populares e conceituados do mundo. Com um QI de aproximadamente 210, Shakespeare escreveu peças clássicas até hoje reproduzidas, como “Romeu e Julieta”, “Hamlet” e “Macbeth”.
4 e 3. Platão (427-347 aC) e Aristóteles (384-322 aC)
Platão e Aristóteles foram filósofos gregos, que também tiveram uma influência científica importante na Idade Média. Platão foi uma figura fundamental da ciência, matemática e filosofia ocidentais, escrevendo uma série de obras famosas como “República”. Aristóteles foi um aluno de Platão, sendo parte de Academia de Platão (ou Academia de Atenas) por mais de 20 anos. Aristóteles teve uma grande influência sobre o desenvolvimento da filosofia e ciência ocidentais, escrevendo sobre física, biologia, metafísica, lógica, teatro, estética e outras disciplinas. O QI dos pensadores gregos foi projetado entre 180 e 190.
2. Sir Isaac Newton (1642-1726)
Newton foi um físico e matemático inglês, mais famoso por descobrir a gravidade. Um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, Newton tinha um QI estimado de 193. O seu livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” é um dos textos fundamentais da mecânica clássica e influenciou o pensamento científico por mais de 300 anos.
1. Leonardo da Vinci (1452-1519)
Da Vinci foi um homem do Renascimento italiano, que se destacou em uma variedade de campos, da ciência à pintura às suas invenções malucas. Sua obra de arte “Mona Lisa” é indiscutivelmente a mais famosa do mundo. O QI desse gênio com talentos diversos foi estimado em torno de 200. [BigThink]
(Fonte:HypeScience/Set/16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário