sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

10 curiosidades sobre a Língua Portuguesa

10 curiosidades sobre a Língua Portuguesa

(Todas retiradas do excelente livro “Guia dos Curiosos- Língua Portuguesa”, de Marcelo Duarte.
1- A maior palavra da Língua Portuguesa não é anticonstitucionalissimamente. A maior palavra, com 46 letras é PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANOCONIÓTICO, que descreve o estado das pessoas que sofrem de um rara doença provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas.
2- Em Portugal, MALUCO, se diz, TARALHOCO. Lá, aquela famosa música do Raul Seixas seria “Taralhoco Beleza”.
3- Desconsiderando os acentos, as palavras ÁLBUM, HOTEL, LIBIDO, SAUNA, MÁFIA E VÍRUS são escritas de maneira idêntica em português, inglês, francês, espanhol italiano e alemão.
4- O coletivo de borboleta é PANAPANÁ.
5- PALÍNDROMO é a frase ou palavra que lida da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, tem o mesmo sentido. OVO, RADAR E ARARA são exemplos de palíndromos. Existem também frases palíndromas como: LUZ AZUL, ATO IDIOTA, APÓS A SOPA e A BASE DO TETO DESABA.
6- Não gosta do seu nome? Veja essa lista de nomes de pessoas registradas no Brasil: ESPARADRAPO CLEMENTE DE SÁ, HIMALAIA VIRGULINO JANEIRO FEVEREIRO DE MARÇO ABRIL, ABC LOPES, JAPODEIS DA PÁTRIA TORRES, LANÇA-PERFUME DE ANDRADE e o meu preferido,NAIDA NAVINDA NAVOLTA PEREIRA.
7- A expressão “Será o Benedito”, nasceu em 1933, quando o presidente Getúlio Vargas, demorou muito para escolher o interventor de Minas Gerais. Todos temiam que ele escolhesse o pior candidato, Benedito Valadares. Por isso, a população se perguntava: “Será o Benedito?” E o Benedito foi o escolhido.
8- Sabe o que é um FARDOLA? É aquela pessoa que vive contando vantagens a seu próprio respeito. As propagandas eleitorais estão cheias de FARDOLAS. E de outras coisas também.
9- Quando os brasileiros não entendem algo, logo dizem: “Está falando grego”. Já os gregos, quando ouvem algo incompreensível, dizem: “Esta falando chinês”.
10- O docinho BRIGADEIRO, foi criado no Brasil logo após a Segunda Guerra Mundial. Como na época era muito difícil arranjar leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar para os doces, alguém misturou leite condensado e chocolate. E nascia essa maravilha. O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à Presidência da República.
(Fonte: Blogpretexto.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário