quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Diferença entre veia, artéria e capilar

Diferença entre veia, artéria e capilar

Biologia

A diferença entre veia, artéria e capilar pode ser encontrada no calibre de cada vaso e no caminho que o sangue percorre pelo corpo.
Os vasos sanguíneos, assim como o coração, são componentes do sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório. Apesar de todos serem vasos que transportam sangue, existem algumas diferenças básicas entre veia, artéria e capilar.
Característica comum aos vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos normalmente são formados por algumas camadas (túnicas) em comum: a túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. A túnica íntima, camada mais interna, é formada por células endoteliais que se apoiam em tecido conjuntivo. Em seguida, temos a túnica média, formada por células musculares lisas e tecido elástico. Nais externamente, temos a túnica adventícia, formada principalmente por tecido conjuntivo denso não modelado e tecido conjuntivo frouxo.
Artérias
As artérias saem do coração e tornam-se cada vez mais finas à medida que se ramificam. Esses vasos apresentam como função principal levar o sangue e, consequentemente, nutrientes e oxigênio do coração para os tecidos.
As artérias transportam sangue sob alta pressão, sendo necessário, portanto, paredes elásticas e fortes. Como dito anteriormente, os vasos sanguíneos, de uma maneira geral, apresentam três túnicas, entretanto, nas artérias maiores, a túnica média é bem mais espessa e rica em fibras elásticas quando comparada a outros vasos.
Observe a espessura da túnica média da artéria e da veia
Observe a espessura da túnica média da artéria e da veia
Veias
As veias resultam da convergência de vasos sanguíneos, que se tornam de maior calibre à medida que chegam próximo ao coração. Diferentemente das artérias, a túnica média das veias apresenta músculos e fibras elásticas em menor quantidade, e a pressão sanguínea nesses vasos é baixa.
A tarefa principal das veias é levar sangue do corpo para o coração para que ele possa ser bombeado novamente para o corpo. Como algumas veias transportam sangue contra a gravidade e a pressão sanguínea é baixa, essas estruturas apresentam algumas válvulas. Essas válvulas, formadas por pregas da túnica íntima, garantem o fluxo correto do sangue em direção ao coração.
Capilares
Os capilares são vasos sanguíneos muito delgados, sem túnica média e adventícia, que formam uma rede complexa de vasos. Por possuírem parede fina, com apenas poucas camadas de células, tornam-se local ideal para que ocorram as trocas gasosas.
Curiosidade: algum tempo o termo sangue venoso e arterial era utilizado para indicar o sangue que corria nas veias e nas artérias, respectivamente. Entretanto, o sangue venoso, que é rico em gás carbônico, circula também em artérias, mais precisamente na artéria pulmonar. O mesmo ocorre com sangue arterial, rico em oxigênio, que circula nas veias pulmonares. Assim sendo, é inadequado dizer que nas veias há apenas sangue venoso e que nas artérias há apenas sangue arterial.

Por Ma. Vanessa dos Santos
Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário