5 alimentos tóxicos que você está comendo
Por Bruno Calzavara em 13.08.2013 as 18:00
Alimentar-se é uma arte delicada. Porém, mais difícil do que preparar um molho Alfredo ou acertar o ponto do brigadeiro é descobrir se a comida que você está cozinhando faz mesmo bem. Quem nunca ouviu falar que comer ovo é bom, e quem nunca descobriu que outras pesquisas indicam exatamente o oposto?
Novos estudos dizem que tal alimento causa câncer. Outros estudos indicam que essa mesma comida pode previr a doença. Parece que muda a cada dia! E até uma comida que contém o terrível arsênico e outras substâncias tóxicas pode não ser assim tão ruim para você. Confira uma lista de 5 elementos tóxicos que estão na sua comida agora mesmo:
5. Corantes alimentícios
Quando criança, parecia que toda comida bem colorida era a melhor coisa do mundo. Agora que crescemos, aprendemos a nos preocupar com aquela poção mágica que faz balinhas, sucrilhos e isotônicos quase brilharem no escuro. São os temíveis corantes alimentícios, associados à hiperatividade e ao câncer no cérebro. No entanto, as pesquisas sobre o assunto são inconclusivas.
4. Bromato de potássio
O nome complicado é encontrado em alimentos bem comuns como pães, wraps e afins. Dizem que causa danos aos rins e pode deixar ratos (e seres humanos) obesos. Porém, seria necessário comer 15 quilos de massa de pão crua por dia para que o composto químico de fato fizesse mal. Alguém se habilita?
3. Azodicarbonamida
Refeições congeladas não possuem uma boa reputação entre nutricionistas e mães, e uma das causas atende pelo nome de azodicarbonamida, que pode causar asma. Entretanto, a substância química só leva ao desenvolvimento da doença em sua forma pura. Tendo em vista que as lasanhas, tortas e outros congelados que você vê nas prateleiras dos mercados só contam com 45 partes por milhão de azodicarbonamida, você está a salvo.
2. Arsênico
Os cientistas garantem que arsênico (também chamado de “arsênio”) faz mal para a saúde, pelo simples fato de ser veneno. Eles têm a mesma convicção ao afirmar que frangos criados em granjas possuem o elemento químico. Isso significa que sua próxima asinha de frango pode ser a última? Não é bem por aí. A carne desses animais vindos da granja possui apenas 2,3 partes por bilhão de arsênio inorgânico. Para que isso seja tóxico, você precisaria comer todos os frangos do mundo.
1. Olestra
Nome pouco comum para nós, a olestra é uma gordura artificial sem calorias, pois não é digerida pelo organismo humano. Alternativa ao óleo de cozinha, é encontrada em batatas chips sem gordura. Os efeitos colaterais incluem dores de estômago e intestino solto. Como ninguém gosta de um intestino solto – nem os cientistas -, melhor ficar longe das batatinhas de pacote, mesmo que elas não causem malefícios mais sérios como asma ou câncer. [Gizmodo]
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário