O que é a Tuberculose?
O que é a Tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa, que se transmite de pessoa para pessoa e que atinge sobretudo os pulmões. Pode também atingir outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como os gânglios, os rins, os ossos, os intestinos e as meninges. É uma bactéria demetabolismo lento e por isso, tudo é muito mais lento na tuberculose do que nas outras infecções dos pulmões. Podem decorrer meses entre o contágio e o aparecimento da doença.
Principais sintomas:
- Tosse crónica;
- Febre;
- Existência e persistência de suores nocturnos;
- Dores no tórax;
- Perda de peso, lenta e progressiva;
- Falta de apetite, anorexia;
- Apatia completa .
Exames a fazer
O primeiro exame a fazer, depois da observação clínica do doente, é uma radiografia pulmonar. Na radiografia, a tuberculose produz imagem muito sugestiva que os médicos treinados nesta matéria não têm dificuldade em identificar. Quando se reúnem estes dados, é então necessário recolher expectoração para procurar o bacilo de Koch. Este é o exame fundamental que permite afirmar sem margem de dúvidas que o doente tem tuberculose. Este exame é também fundamental para estudar em laboratório a sensibilidade deste bacilo às drogas disponíveis, uma vez que há bacilos de Koch resistentes a algumas drogas.
Como se transmite?
A transmissão do micróbio da tuberculose processa-se pelo ar, através da respiração, que o faz penetrar no nosso organismo. Quando um doente com tuberculose tosse, fala ou espirra, espalha no ar pequenas gotas que contêm o bacilo de Koch. Uma pessoa saudável que respire o ar de determinado ambiente onde permaneceu um tuberculoso pode infectar-se. A maior parte das vezes o organismo resiste e a pessoa não adoece. Contudo, por vezes, o organismo resiste no momento, mas continua a albergar o micróbio, motivo pelo qual quando fragilizado por alguma outra doença, como a sida, o cancro, a diabetes ou o alcoolismo, acaba por não resistir. Os idosos têm também mais possibilidades de adoecer logo após estarem em contacto com um tuberculoso, ou seja, com o ar que este respira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário