A naftalina é prejudicial à saúde?
Ao ser usada, a naftalina não pode ficar exposta como na figura acima, mas deve estar em embalagem lacrada
Estrutura do naftaleno
A naftalina é usada com essa finalidade porque ela tem a capacidade de se sublimar, ou seja, passar do estado sólido para o gasoso diretamente. Assim, são os vapores liberados que matam as traças e suas larvas.
Mas será que esses vapores podem fazer mal para nós também?
Bem, o uso correto da naftalina é em embalagem lacrada. Desse modo, ela mata as traças com as quantidades mínimas de vapores exalados, mas não prejudica os humanos.
Porém, é perigoso quando alguém abre essas embalagens e tem contado direto com os vapores tóxicos da naftalina, ou então quando a pessoa usa uma roupa logo depois que ela teve contato direto com o produto.
Apesar de não se acumular na carne animal, o naftaleno pode se acumular no leite (incluindo o materno) e também nos ovos dos animais.
Se a pessoa for exposta a altas concentrações de naftaleno, a sua produção de glóbulos sanguíneos pode ser danificada e, com isso, pode ocorrer anemia hemolítica, em que a pessoa sente fadiga, falta de apetite, fica pálida, tem inquietação, diarreia, pode apresentar também sangue na urina, entre outros sintomas.
A exposição prolongada aos vapores da naftalina pode aumentar o risco de cataratas nos olhos.
Algumas pesquisas mostram também que o naftaleno pode ser um agente carcinogênico em seres humanos. Mas estudos ainda estão sendo feitos nesse sentido.
Alguns dos principais sintomas da intoxicação por naftalina são: irritação nos olhos, na pele e no aparelho respiratório, fortes dores de cabeça, confusão mental e lesões no fígado e rins.
Para evitar a intoxicação por naftalina, você pode tomar as seguintes medidas preventivas:
- Nunca abrir a embalagem das naftalinas;
- Não usar a naftalina em roupas de crianças;
- Arejar bem as roupas que serão usadas;
- Usar alternativas de combate às traças que são menos tóxicas, tais como os blocos, serragem ou óleo de cedro.
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Nenhum comentário:
Postar um comentário