Buscar uma profissionalização logo após concluir o Ensino Médio - ou mesmo enquanto ainda estiver cursando -  é uma opção para quem quer ou precisa ingressar no mercado de trabalho o mais rapidamente possível. No Brasil, as oportunidades de curso para quem opta por esse caminho têm sido cada vez mais incentivadas por iniciativas do governo, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou recentemente um estudo sobre as carreiras de nível técnico que mais ofereceram vagas de emprego entre 2009 e 2013 e criou um ranking com as 8 profissões de nível médio que mais contrataram.

Se você pretende fazer um curso técnico e ainda não decidiu qual caminho seguir, a quantidade de vagas de emprego pode ser um dos fatores importantes nessa escolha. É claro que a pesquisa não significa que essas áreas serão sempre as mais promissoras, mas os dados ajudam a ter uma melhor noção de como anda o mercado de trabalho em determinadas áreas.


Carreiras de nível técnico que mais geraram postos de trabalho (entre 2009 e 2012)

A pesquisa analisou, entre 2009 e 2012, 402.490 postos de trabalho em todo o Brasil e concluiu que estas oito carreiras, juntas, foram responsáveis por três em cada quatro vagas de trabalho em nível médio geradas nesse período


1. Técnicos da Ciência e da Vida Humana
Entre os postos oferecidos, podemos citar: técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos em próteses e/ou imobilizações ortopédicas, técnicos em óptica ou optometria, técnicos em odontologia e técnicos e tecnólogos na área de terapias complementares e estéticas.

2. Técnicos em Eletroeletrônica e Fotônica
Vagas, principalmente, para: técnico em eletricidade e eletrotécnica, técnico em telecomunicações, técnico em eletrônica, técnico em calibração e instrumentação e técnico em fotônica.

3. Técnicos de Nível Médio em Operações Comerciais
Como oportunidades para técnicos em serviços de turismo, técnicos em organização de eventos, representantes comerciais autônomos, vendedores, corretores de seguros e de imóveis, entre outros.

4. Técnicos das Ciências Administrativas
Carreira que inclui técnicos em administração, técnicos em contabilidade, taquígrafos, técnicos em secretariado, técnicos em segurança do trabalho, serventuários da Justiça.

5. Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante


6. Técnicos em Informática

7. Instrutores e Professores de Escolas Livres

8. Desenhistas Técnicos e Modelistas

Como conseguir um diploma de nível técnico

O diploma de nível técnico pode ser obtido de três formas: subsequente, integrado ou concomitante. Na modalidade subsequente, o estudante inicia a formação técnica depois de concluir o ensino médio. Na forma integrada, a formação técnica e a formação do ensino médio acontecem juntas, ou seja, em um mesmo curso, o estudante conclui o ensino médio e o curso técnico. Já na modalidade concomitante, o estudante frequenta dois cursos distintos ao mesmo tempo: o curso do ensino médio e o curso técnico, obtendo, ao concluí-los, certificações diferentes.



*O relatório do Ipea, com os cursos técnicos que mais geraram postos de trabalho entre 2009 e 2012, foi publicado em julho de 2013.