sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Redes sociais

O impacto das redes sociais na liderança organizacional

Entenda como a comunicação nas redes sociais podem ser uma poderosa ferramenta para a liderança organizacional

Gisele Meter
Vivemos em um mundo hiper conectado, tecido por uma grande teia de relações virtuais. Hoje dizer que não participa de nenhum tipo de rede social, é quase uma alienação. Somos pressionados a curtir, compartilhar e postar. E não fazemos isto apenas por obrigação, mas também por todos os benefícios que isto nos traz, sejam eles pessoais ou sociais.
Temos em nossas mãos uma excelente ferramenta de comunicação em massa, onde o anônimo tem voz e “as formigas tem megafone”.
Ao transpormos esta realidade fazendo um paralelo entre vida pessoal e vida profissional, ou seja, levar as redes sociais para dentro das empresas podemos tecer varias considerações acerca do tema, prefiro por hora falar do impacto que as redes sociais podem ter na liderança organizacional.
Quando o líder assume uma postura em determinada rede, deve ser consciente e direcionada, tendo o cuidado para que fantasmas de comunicação não surjam interferindo em sua liderança no trabalho.
Hoje, não temos ferramentas para analisarmos com precisão como determinada informação vai repercutir, não temos ideia de quem são as pessoas que leem nossos perfis e o que pensam sobre o que colocamos “na rede” restando-nos apenas supor.
Ao pensarmos desta forma, fica mais fácil entendermos como determinada informação pode ser usada tanto para beneficio quanto para impor barreiras em uma comunicação.
O fato se agrava ainda mais quando tempos pessoas de nossa vida profissional em nossas redes sociais. Estamos quase que literalmente expostos na vitrine virtual, sendo analisados, julgados e medidos de forma positiva ou não.
A partir do momento que um líder, assume o risco de compartilhar sua vida pessoal com liderados ou pessoas de seu meio profissional via rede social, deve ter consciência de que o papel de liderança é o de agente de transformações e que independente de estar no mundo real ou virtual, a liderança estará fazendo seu papel de inspirar e influenciar pessoas.
Não se trata de uma questão de invasão de privacidade, mas de cuidado com a sua imagem e como expõe suas ideias. Isto se chama ter visão sistêmica de comunicação
Ter ou não consciência de como se comunica nas redes sociais é fundamental, pois assim impactamos significativamente de forma protagonista ou antagonista as pessoas, causando danos ou benefícios à nossa própria liderança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário