terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Chambá (melhoral – anador)

Chambá (melhoral – anador)

Chambá é uma planta, também conhecida por nome de remédios à base de Dipirona, por causa da sua eficácia contra dor de cabeça, por ser analgésica e anti-inflamatória. Cultivada mais em regiões amazonenses, ela é bem conhecida pela população indígena que as usam em rituais sagrados como forma de um inalante chamado rapé.

Nome científico
Justicia pectoralis var. stenophylla

Outros Nomes
Chachambá, trevo-do-Pará, trevo-cumaru

Família
Angiospermae – Acanthaceae

Características

  • Erva sempre verde
  • Porte pequeno (herbácea) – até 40cm de altura
  • Perene
  • Subereta
  • Folhas membranáceas simples, fininhas e compridas chegando até 10 cm de comprimento.
  • Flores roxas bem pequenas
  • Frutos encapsulados
Ao efetuar a coleta da planta no seu habitat, sobe um cheiro de cumaru dela mesma (consultar a página sobre o cumaru).

Componentes Químicos

Cumarina, umbeliferona, diidroxicumarina, betasisterol, lignana justicidina B, betaína, C-glicosilflavonas-0-metoxiladas eswertisina, eswertiajaponina, 2”-0-ramnosileswertisina, 2”-0-ramnosileswertiajaponina, ácido orto-hidroxi-transcinâmico acetilado.

Benefícios no organismo e propriedades medicinais







Na tradição indígena ela é muito usada para fazer um inalante em forma de chá chamado rapé, que provoca alucinações. Se faz um chá com as folhas e esse chá é inalado em rituais indígenas.
Em estudos de comparação entre a Amburana e o Guaco, foi notado atividade semelhantes entre as três plantas, no que diz respeito a atividade analgésica e anti-inflamatória.
Ao usar suas folhas, não deixar com que  fungos se proliferem nelas, pois assim ela pode produzir a modificação da cumarina fazendo reagir e produzir o dicumarol que é tóxico e hemorrágico.
Como essa planta tem uma ação anti-inflamatória e analgésica, ela diminui a dor tão logo o usuário a consome, levando o povo a chamar de Anador, fazendo referência a este remédio para dor de cabeça conhecido no Brasil, semelhante ao Dorflex.


Cuidados no uso e advertências

Esteja atento, pois a sua eficácia ainda não foi comprovada por testes laboratoriais em totalidade, apenas uso popular.
Ficar atento ao chambá-falso, com o mesmo nome científico sendo que sem ser a variade stenophylla. Este falso chambá tem as folhas mais largas, porém é usado também para os mesmos fins sem problemas, sendo que é melhor escolher a nossa variedade aqui tratada.

Localização

Cultivada em regiões amazônicas

Cultura e como plantar

Para propagar, pegar um ramo e colocar em água hidroponizado, esperar enraizar e depois plantar. Pode multiplicar por estacas também.
Nas hortas de plantações de plantas medicinais ela é posta em canteiros afim de que ela cresça e se distinga das outras que nascem ao redor como grama, que algumas são bem parecidas, e podem ser confundida por sua aparência herbácea.









Nenhum comentário:

Postar um comentário