quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Guia do usuário de mouses & teclados.

Guia do usuário de mouses & teclados.

Como usar com seu teclado e mouse de forma mais eficiente

Tanto se usa o computador o 8 horas diárias quanto poucas vezes em um mês, você se beneficiará deste guia do usuário. Este guia está baseado em anos de estudos realizados pela Logitech em relação às formas mais eficientes de digitar, clicar e apontar. Quando quiser saber mais sobre como melhorar a organização da sua área de trabalho, faça o download das nossas orientações de conforto.
Orientações de conforto

Um pouco de história:

Os teclados dos computadores são os sucessores das máquinas de escrever utilizadas no século XIX. A disposição (localização das letras no teclado) não sofreu alterações desde a invenção da máquina de escrever. Tal disposição é diferente dependendo do país. O primeiro computador surgido na década de 60 contou com um design de teclado um pouco diferente dos teclados encontrados hoje no mercado. Entretanto, a disposição das teclas ainda é a mesma e exige treino para ser usada eficientemente.

1. Como usar a área de trabalho

A área de trabalho vem com um mouse e um teclado. Ambos dispositivos funcionam juntos para proporcionar soluções de navegação, edição e digitação em um ambiente de software. Siga estas orientações no uso de mouses e teclados:
  • Em primeiro lugar, coloque o teclado na sua frente sobre a mesa. A distância adequada é aquela na qual os cotovelos estejam junto das laterais do corpo e os dedos alcancem o centro do teclado.
  • Se for destro, coloque o mouse à direita do teclado.
  • Mantenha o mouse o mais próximo possível do teclado, de modo que você possa mover a mão sem que o polegar toque o teclado.
  • Ao mover a mão do mouse para o teclado, o cotovelo de estar junto da lateral do corpo.
  • Se tiver um apoio para os pulsos, use-o entre as tarefas com o teclado, não enquanto estiver digitando. Usá-lo ao digitar pode aumentar a pressão contra a mão e a chance de traumatismo.
  • Quando estiver com a mão direita sobre o mouse, recomenda-se usar o lado esquerdo do teclado com a mão esquerda. Pode haver funções específicas como ferramentas de navegação da Web que podem ser realizadas com a mão esquerda. Como o recurso de navegação com duas mãos que apresentam alguns teclados da Logitech. Que apresenta benefícios ergonômicos explicados em Design e conforto na área de trabalho. Isto pode aumentar sua produtividade e diminuir o cansaço. Trabalhar, jogar ou se comunicar desta forma pode aumentar a sua produtividade e pode melhorar muito o conforto ao utilizar o computador.

Design e conforto na área de trabalho

2. Como usar o teclado

Um teclado possui mais de 100 teclas que podem ser digitadas. Todas essas teclas encontram-se em quatro áreas diferentes com objetivos diferentes:
  1. O teclado alfanumérico: a área de digitação
  2. as teclas F: as teclas de função
  3. O teclado numérico
  4. O teclado de navegação

Atalhos do teclado
Como posicionar as mãos sobre o teclado:
  • Coloque a mão esquerda do lado esquerdo da área de digitação, com o dedo indicador sobre a tecla F.
  • Coloque a mão direita no centro da área de digitação, com o dedo indicador sobre a tecla J. As teclas F e J apresentam um pequeno ponto ou traço sobressalente que permite senti-las mesmo sem olhar para o teclado.
  • O teclado de navegação e o teclado numérico são usados somente com a mão direita. A teclas F são compartilhadas pelas duas mãos.

Como digitar:
Há duas maneiras de digitar: digitar utilizando os 10 dedos sem olhar para o teclado com os olhos fixos no monitor ou "catar milho" utilizando vários dedos e procurando cada tecla olhando para o teclado. O teclado está pensado para ser utilizado das duas formas.
  • Cada dedo tem uma posição fixa na área de digitação para que a digitação seja uma tarefa fácil e rápida. A ilustração seguinte mostra estas teóricas posições, que depende de você utilizá-las ou não:
  • Os dedos devem tocar o centro da tecla e voltar a uma posição de descanso (com as letras visíveis acima dos dedos) na fileira de início (a terceira fileira a partir da parte inferior do teclado, conforme indicado na ilustração, onde se encontram as teclas F e J).
  • Ao digitar, as mãos devem flutuar sobre o teclado. Quando não estiver digitando, as mãos podem descansar sobre a mesa ou sobre o apoio para o pulso se este tiver sido colocado.
  • Combinação de teclas: As teclas Shift, Control (Ctrl) e Alt Gr são usadas em combinação com outras teclas alfanuméricas da área de digitação. Elas devem ser pressionadas quando outra tecla for usada.

3. Como usar o mouse

O mouse está pensado para ser manuseado com uma mão para mover o ponteiro (também chamado de cursor - a pequena seta) na tela do computador. Um mouse padrão possui dois botões e uma roda (também chamada roda de rolagem) entre eles.
Como posicionar as mãos sobre o mouse:
Coloque a mão sobre o mouse e segure-o como preferir. Se você for destro, o dedo indicador deve clicar o botão esquerdo.

Agora você está pronto para usar o mouse e clicar.
Como usar o mouse e clicar:
O uso do mouse exige somente o movimento dos dedos, não de toda a mão. Olho para o ponteiro na tela e mova o mouse entre o polegar e o dedo mínimo de acordo com a direção deseja. Lembre-se que a distância para alcançar um objeto na tela é muito pequena para o mouse e a sua mão sobre a mesa. Para ser mais preciso, os dois dedos devem mover-se menos de um milímetro. Você pode configurar a velocidade do ponteiro na janela de propriedades do mouse no Painel de controle ou com os drivers dos fabricantes.

O botão esquerdo do mouse é usado para clicar em um botão de software na tela (ou em um link de Internet de uma página Web) para iniciar uma função, abrir uma janela, etc. O botão direito é usado para abrir um menu contextual dinâmico junto à posição do ponteiro na tela, a partir do qual é possível iniciar comandos. A roda entre os dois botões substitui os movimentos da barra de rolagem vertical na janela para navegar para cima e para baixo em uma página, planilha, ilustração, etc: vire a roda para cima (estendendo o dedo) para subir e vire a roda para baixo (flexionando o dedo) para descer. Em geral, todos os botões são programáveis para alterar as configurações e funções dependendo das preferências de cada pessoa. Além disso, muitos mouses apresentam atualmente botões adicionais como Avançar/Voltar do lado do polegar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário