sábado, 19 de novembro de 2016

Canhotos e inteligência

Canhotos e inteligência.

Uma crença comum sugere que canhotos são mais inteligentes ou criativos do que os destros. Enquanto que ainda há um debate dentre a comunidade científica em como a inteligência e a criatividade são operadas, alguns estudos demonstram uma correlação positiva entre canhotos e criatividade/inteligência.
No seu Livro “Right-Hand, Left-Hand” Chris McManus da Universidade de Londres, argumenta que a proporção de canhotos está aumentando e canhotos são um grupo que historicamente produziu um montante de realizações e feitos acima da média. Ele diz que o cérebro dos canhotos são estruturados diferentemente, em um modo que aumenta a gama de habilidades deles, e os genes que determinam o canhotismo também governo o desenvolvimento dos centros de linguagem do cérebro.
Na inglaterra, cerca de 11% dos homens e mulheres que possuiam entre 15 e 24 anos são canhotos, comparados a apenas 3% entre 55 e 64 anos. McManus sugere um número de fatores que podem ter contribuído para o crescimento:
* Canhotos eram severamente discriminados durante o século 18 e 19.
* Durante a vida Adulta, canhotos sofriam de preconceito pela sociedade, resultando em menos casamentos e reprodução.
* Como a discriminação foi reduzida no século 20, o número de canhotos que continuaram “esquerdos” aumentou
* A idade da maternidade veio aumentando e isso contribuiu, estatisticamente. Mães mais velhas tem mais chance de terem um filho canhoto

McManus diz que um aumento poderia produzir um avanço intelectual correspondente e um salto no número de gênios matemáticos, esportistas e artistas
Infelizmente, eles tendem a terem maior representação em ambos os lados da escala intelectual, assim como gênios, o grupo produz um número de pessoas com dificuldade de aprendizado. Houve sugestões de que há ligações entre canhotismo e dislexia, autismo, entre outras dificuldades.


Ser canhoto
O cérebro é dividido em dois hemisférios. Cada um deles faz basicamente a mesma coisa que o outro, embora existam diferenças. Entre os seres humanos e muitos outros mamíferos, um dos hemisférios é levemente dominante, e é por isto que você tem preferência a usar uma mão em vez da outra.
Alguns estudos mostram que o uso da mão esquerda está associado à inteligência. Canhotos tendem a apresentar mais pontuação em testes de QI, e também tendem a terminar estes testes mais rápido que os destros.
Outros estudos, entretanto, mostraram que os canhotos têm uma gama maior de QI, fazendo com que apareçam mais tanto no grupo de inteligentes quanto no grupo de “não tão inteligentes assim”.
Pode ter relação sim, em meu ponto de vista. Neurologistas, apesar de seu imenso estudo, ainda não entendem perfeitamente todas a funções do cérebro e a que cada uma está ligada.

Por que a maioria das pessoas é destra?
Esse enigma intriga os cientistas que pesquisam as reações neurológicas. Pode-se dizer que ser canhoto ou destro é uma opção de cada ser humano. Basta que ele desenvolva as habilidades motoras do melhor lado que lhe convier. Porém, essa explicação não é suficiente para deixar claro por que cerca de 70% a 90% das pessoas no mundo usam mais a mão direita para as funções específicas.

Em análise de
comportamento, psicólogos podem dizer que os destros são maioria por questão de imitação. Uma criança desenvolve suas habilidades motoras imitando as pessoas que são sua referência. Assim, os destros foram se aumentando. Porém, como explicar quando há um canhoto cercado por uma família inteiramente destra?

Alguns pesquisadores acreditam que uma série de fatores genéticos combinados, questões hereditárias e
culturais definem a opção.

Foi percebido que em alguns animais, como gatos e chimpanzés, a média é de 50%. Ou seja, as habilidades estão divididas.

O mais importante é salientar que definir-se como destro ou canhoto é muito importante para o
cotidiano da pessoa em desenvolvimento, independentemente do motivo da escolha. Se tentássemos sempre praticar todas as atividades em igual perfeição com as duas partes..

 
(Fonte:mail.Google.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário