terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Como realizar um planejamento de recursos humanos?

Como realizar um planejamento de recursos humanos?

O planejamento de recursos humanos é o processo de detectar e analisar as necessidades da organização relacionadas aos recursos humanos e desenvolver ações para satisfazer a essas demandas, mantendo o alinhamento com os objetivos da empresa. O setor de recursos humanos deve trabalhar para garantir que o crescimento e a lucratividade estejam associados ao respeito aos direitos da equipe, tomando medidas para o bem-estar do trabalhador. Além disso, o RH é responsável por buscar estratégias para melhorar a motivação, produtividade e as relações interpessoais na organização.
Ficou interessado em saber mais sobre como realizar um planejamento de recursos humanos? Nós temos muitas dicas para você! Continue a leitura e confira quais são as atitudes que devem ser tomadas para potencializar o RH da sua empresa.

Conhecer os objetivos e diretrizes da empresa

O RH deve estar ciente das metas da organização para desenvolver seus diagnósticos e propostas de atuação. Conhecer as metas de produtividade, objetivos de expansão, expectativas de contratação de novos talentos e intenções de mudança é muito importante para promover ações em favor da organização e que façam convergir os interesses da empresa e dos funcionários.
Além disso, é importante que o setor de recursos humanos também esteja ciente e participe ativamente de estratégias que visem reiterar e divulgar as diretrizes organizacionais, ou seja, a missão, a visão e os valores da empresa.

Reuniões com os gestores

Envolver os gestores no planejamento das medidas do RH é uma maneira interessante de conciliar interesses e construir soluções alinhadas com os objetivos da organização. É bom lembrar que a execução será feita pelo próprio RH, sendo que os líderes se envolvem mais na parte de elaboração.
Reunir os gestores também pode ser interessante para que todos juntos possam discutir a solução de problemas ou novas ideias para implantar no departamento de pessoal.

Levantamento de variáveis: conhecer a situação atual

Muitos fatores e mudanças no ambiente exigem adaptações da organização. Crise financeira, questões políticas, leis ambientais, cobrança por sustentabilidade são alguns fatores externos que demandam diferentes posturas da empresa. Os fatores internos, como turnover, competição em substituição à colaboração e conflitos interpessoais também exigem um diferente posicionamento da organização.
Nesse momento, o RH deve que aplicar estratégias de diagnóstico, como pesquisas de clima organizacional e reuniões para discussão. Tais pesquisas podem não só tornar conhecidas as necessidades e anseios dos colaboradores, como também conhecer melhor as suas potencialidades e desejos futuros na organização.

Como lidar com inovações

Desse processo faz parte acompanhar as mudanças e inovações da empresa. Novos equipamentos e estratégias de comunicação interna, adesão de novas tecnologias para contratação e gestão, como o mapeamento do perfil comportamental são processos que trazem diversas vantagens para a organização.
Entretanto, é preciso um período de adaptação e o RH tem que estar preparado para auxiliar a equipe nesse processo.

Comunicação interna

Conforme dito anteriormente, a comunicação interna é uma inovação para o setor de RH, que cada vez mais está atrelado também a esse tipo de atividade. Para ter uma comunicação interna eficiente, recomenda-se que um profissional dessa área, como um jornalista ou um relações públicas, faça parte do setor, de modo que se torne responsável pelo gerenciamento das ferramentas comunicacionais internas.
Além de emitir comunicados e avisos em diversas plataformas, a comunicação interna e o RH também podem desenvolver juntos, atividades de endomarketing, promovendo assim um maior engajamento dos funcionários com os objetivos da empresa, por exemplo.

Cargos modificados

As diferentes dinâmicas do mercado podem impulsionar alterações nos cargos, seja nas suas funções e nos papéis que ele desempenha. Não estamos falando de um desvio de função, mas sim, de modificações em razão do mercado.
Analisar formação e perfil comportamental do funcionário para avaliar sua adequação às novas exigências é importante para elaborar propostas de intervenção, como treinamentos e mudança de cargo de acordo com o perfil comportamental.

Planos de carreira

Criar planos de carreira para os colaboradores também é uma atividade que deve constar em um planejamento de recursos humanos. Desse modo, os funcionários terão ciência de que poderão crescer dentro da organização e, mesmo que no início ocupem uma função mais baixa na hierarquia organizacional, poderão crescer e ocupar cargos mais altos em médio prazo.
Para o desenvolvimento de planos de carreira, o setor de RH pode contar com o apoio de um psicólogo, pois esse profissional é qualificado para realizar avaliações que identificam quais colaboradores têm o perfil mais adequado para assumir uma liderança ou qualquer outro cargo de maior responsabilidade dentro da organização.

Do planejamento de recursos humanos aos planos de ação

É o momento de executar planejamentos, realizar o recrutamento e seleção de novos membros para o time, analisar benefícios oferecidos, avaliar estratégias de liderança, promover treinamentos e desenvolvimento de pessoas, rever estruturas e salários. É o momento de intervir na organização, alinhando o benefício dos funcionários aos interesses da empresa.
O planejamento de recursos humanos é um processo muito importante para manter a integridade do patrimônio de pessoas da organização. Para desenvolvê-lo, é preciso engajamento e dinamismo da equipe e com o auxílio das novas tecnologias, esse processo tem sido facilitado e apresentado alta qualidade. As ações bem planejadas vão desencadear diretamente na produtividade, qualidade do serviço, motivação e relacionamentos interpessoais da empresa.

Ciclo PDCA

PDCA é uma sigla em inglês para as palavras Plan, Do, Check e Action, que traduzidas podem significar algo como planejamento, execução, checagem e ação. Isso quer dizer que o planejamento de recursos humanos deve ser feito de forma cíclica, seguindo o PDCA.
Primeiramente deve-se planejar ações e executá-las, cada atividade deve ser checada e os acertos e erros avaliados para que posteriormente sejam tomadas algumas ações.
Gostou de saber mais sobre o planejamento de recursos humanos? Leia também nosso post sobre Softwares de RH e use a tecnologia para aumentar a eficiência da sua equipe! E, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto ou queira contribuir com alguma dica ou sugestão, deixe um comentário no espaço abaixo! Será uma satisfação receber o seu contato e o responderemos o mais breve possível! (Fonte:solides.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário