4 livros que vão te ajudar a escrever melhor
Dicas de livros para aprimorar a escrita e produzir textos impossíveis de serem ignorados.
Eu sempre gostei muito de ler e escrever, na escola minhas matérias preferidas eram literatura e redação.
Mas apesar de escrever desde sempre, eu nunca havia estudado técnicas de escrita. Até esse ano.
Quando comecei a produzir conteúdo para a internet, ouvi pela primeira vez os termos Copywriting e Storytelling, e foi paixão à primeira vista. Desde então venho aprofundando meus estudos nessas técnicas e o resultado tem sido bem positivo.
É possível aplicar Copy e Storytelling em textos jurídicos, inclusive petições.
Vou indicar aqui 4 livros pra quem quer começar a estudar um pouco mais sobre o assunto e escrever textos e petições cada vez melhores.
1. A Arte de Escrever para a Web - Paulo Maccedo
Esse foi o primeiro livro que li dessa lista, e te aconselho que faça o mesmo.É super rápido de ler, tem uma linguagem simples e conceitos básicos e introdutórios de técnicas e elementos para começar a produzir conteúdos online.
Para comprar é só clicar aqui.
2. Copywrinting - Paulo Maccedo
Do mesmo autor de "A Arte de Escrever Para a Web", esse se tornou meu livro de cabeceira.De uma forma bem simplista, Copywrinting é um método de escrita persuasiva.
Paulo Maccedo tem uma didática excelente e seu livro é muito gostoso de ler. Sempre que tenho alguma dúvida, é esse livro que consulto.
Ele é bem prático e recheado de exemplos, o que torna o aprendizado bem mais eficaz.
Pra comprar clique aqui.
3. Storytelling - Carmine Gallo
Storytelling é a arte de contar histórias.Nesse livro o autor traz muitos exemplos de stroyttelers de sucesso como Steve Jobs, Oprah Winfrey, Papa Francisco e muitos outros.
Além de contar cases de sucesso, Carmine Gallo explica minuciosamente o conceito de Storytelling com exemplos práticos e mostra as ferramentas usada por eles.
Esse livro é fantástico e muito inspirador! Tá à venda aqui.
4. Copywrinting Palavras que Vendem Milhões - Gustavo Ferreira
Assim como o livro de Paulo Maccedo, esse também é simples de ler e com muitos exemplos práticos.O autor reproduz várias copys de sucesso e as explica de forma bem didática.
Compre aqui.
Lembrando que não será possível usar todos os elementos do Copywriting em textos e artigos jurídicos, em virtude do Código de Ética da OAB, mas entendendo o conceito, conseguimos aplicar de forma efetiva essa técnica em nossas petições e conteúdos online.
Espero que gostem das dicas. São livros fáceis de ler e entender, com didática excelente. Mas não esqueçam que ainda a melhor forma de aprimorar a escrita é ler muito e escrever sempre, todos os dias, se possível.
Para ter dicas diárias e mais informações, me acompanhe pelo meu instagram (@julianetmonteiro) e pelo meu blog.
Advogada especialista em Direito Desportivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário