Top 10 vírus que ajudam a humanidade
O
termo vírus é, muitas vezes, associado a doenças que causam medo em
muitas pessoas. Esses seres microscópicos são realmente responsáveis por
inúmeros casos de mortes no mundo.
Os vírus são invisíveis a olho nu e existem em quase toda parte do planeta Terra. Eles podem causar infecções nos seres humanos e, até mesmo, em animais e plantas.
No entanto, nem todos os vírus são ruins para a humanidade. Na verdade, existem alguns vírus bastante benéficos para os seres humanos. Confira 10 tipos de vírus que podem ser bons para o homem!
Os vírus são invisíveis a olho nu e existem em quase toda parte do planeta Terra. Eles podem causar infecções nos seres humanos e, até mesmo, em animais e plantas.
No entanto, nem todos os vírus são ruins para a humanidade. Na verdade, existem alguns vírus bastante benéficos para os seres humanos. Confira 10 tipos de vírus que podem ser bons para o homem!
1 - Bacteriófagos
Os bacteriófagos são vírus que infectam bactérias. Eles são encontrados no solo, na água e até mesmo no corpo humano, principalmente no intestino. Estes vírus foram originalmente descobertos em 1915, por Frederick Twort e, desde então, se tornaram muito conhecidos no campo da microbiologia. Eles são usados para fins terapêuticos, especialmente para ajudar a controlar infecções bacterianas.
2 - Vírus que garante às plantas extrema resistência ao calor
Pesquisadores descobriram que existe um vírus que ajuda as plantas a criarem resistência ao calor. Graças a essa descoberta, os pesquisadores conseguiram cultivar tomates em solo com temperaturas de até 60 graus Celsius.
3 - Vírus da Estomatite Vesicular
O vírus da estomatite vesicular atinge principalmente cavalos, embora também possa infectar outros animais e até os seres humanos. É um vírus que pode causar gripe nos homens. Contudo, este mesmo vírus também foi estudado para terapias de oncologia. Ou seja, o vírus pode ser eficiente em um novo tratamento contra o câncer.
4 - Adenovírus
Os adenovírus formam um grupo de vírus bastante comum. Eles são extremamente contagiosos, geralmente causando apenas sintomas leves. Alguns deles são bastante conhecidos, como os causadores da bronquite, pneumonia e até infecções estomacais. No entanto, os pesquisadores também descobriram que uma cepa específica do vírus pode gerar possibilidades interessantes para a terapia do câncer.
5 – Norovírus
Os virologistas ficaram especialmente interessados em pesquisar o norovírus. Conhecido por causar epidemias de diarreia, esses vírus se mostraram úteis para tratar doenças.
6 - Retrovírus antigos
Os retrovírus antigos podem ser a razão pela qual não botamos ovos. Os cientistas ainda precisam desvendar algumas informações sobre os papéis que os antigos retrovírus têm desempenhado no desenvolvimento humano. O que se sabe até agora é que estes "retrovírus endógenos" ajudaram na evolução da placenta em mamíferos. Isso mostra que o vírus foi responsável por um grande passo evolutivo da espécie humana.
7 - Herpesvírus gama
O Gammaherpesvirinae é tecnicamente uma subfamília do herpesvírus. Na verdade, existem muitos tipos diferentes de vírus herpes, como os que causam herpes labial e herpes genital. Pesquisas mostraram que uma infecção latente com um tipo de gammaherpesvirus é capaz de aumentar a resistência à infecção por Listeria monocytogenes, a bactéria mais conhecida pela intoxicação alimentar.
8 - Varíola bovina
O vírus da varíola foi responsável por diversas mortes ao longo da história. Mas em 1796, um médico inglês chamado Edward Jenner fez uma descoberta. Ele percebeu que as pessoas que trabalhavam na ordenha tinham menor tendência a contrair varíola. Logo, ele percebeu que era possível criar uma vacina com o próprio vírus, o que acabou erradicando o vírus da varíola dois séculos depois.
9 - GBV-C
O HIV é provavelmente um dos vírus mais terríveis do século XXI. No entanto, outro vírus, o GBV-C, tem recebido a atenção dos cientistas por seu efeito naqueles que são portadores de HIV positivo. O GBV-C é um membro da família dos vírus Flaviviridae e também pode ser referido como hepatite G. Este vírus tem um efeito na progressão do HIV, fazendo a doença avançar mais lentamente e garantindo melhores chances de sobrevivência.
10 - O gene do arco
Você sabia que a consciência humana pode ter sido originalmente causada por um vírus? Os pesquisadores acreditam que um vírus se ligou ao genoma de um dos ancestrais humanos há muito tempo. Essa mudança na codificação genética ainda existe em nossos cérebros e pode ser responsável pela consciência, sendo um gene responsável pelo processo de aprendizagem em humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário