11 curiosidades sobre os animais que todo amante da Biologia (e todo vestibulando) deve conhecer bem
O ramo da biologia que estuda os animais é a Zoologia:
“Zoo” significa animal e “logia” estudo.
2. Os animais podem apresentar simetria radial ou bilateral, ou nenhuma!
Caso tenha simetria bilateral, isso significa que seu corpo pode ser dividido em duas partes simétricas muito semelhantes. Já na simetria radial, o corpo do animal pode ser dividido em vários planos de simetria. Já os animais assimétricos não possuem planos de simetria, como exemplo algumas esponjas.
Veja outras características gerais dos animais aqui!
3. Os animais são agrupados de acordo com o desenvolvimento embrionário
Eles podem não ter folhetos emrbionários (Poríferos), ser diblásticos (Cnidários) e triblásticos, sendo estes últimos divididos em acelomados (Platelmintos), pseudocelomados (Nematódeos) e celomados (demais grupos animais).
Se não lembra, celoma é uma cavidade no meio da mesoderme (no adulto é a cavidade geral do corpo)
Veja mais sobre desenvolvimento embrionário aqui!
4. Esponjas não tem células formando tecidos ou órgãos.
Os Poríferos são os únicos animais sem sistema nervoso! Também não possuem sistema locomotor, por isso são encontradas presas nas rochas.
5. Os coanócitos são células que promovem correntes de água
Essa corrente de água gerada é importante para a alimentação e respiração celular. Os coanócitos também fagocitam as partículas de alimento suspensas na água.
6. Os Cnidários podem possuir duas formas básicas: pólipo ou medusa
O pólipo é cilíndrico e com pouca mobilidade ou séssil (imóvel) e a medusa é arredondada, apresentando movimento com contração do corpo, tendo vida livre. Os Cnidários podem apresentar apenas uma dessas duas formas ou as duas alternadas.
7. Cnidócitos as células responsáveis pelas “queimaduras” causadas pelas águas-vivas
Essas células são encontradas em maior quantidade nos tentáculos, e ao serem tocadas, “disparam” uma estrutura chamada nematocisto. Esse nematocisto possui um filamento que leva o líquido urticante até a pele do animal que o tocou. Pode ser utilizado tanto para defesa contra predadores ou para alimentação, paralisando suas presas.
8. Os Platelmintos possuem células flamas que auxiliam na excreção
Apesar do nome, as células-flama não colocam foto nos excretas. Elas apenas possuem muitos flagelos, que auxiliam na excreção através de um sistema de tubos e poros na epiderme, retirando o excesso de água e outros produtos do metabolismo do corpo.
9. As classes Trematoda e Cestoda são as que incluem platelmintos parasitas.
Os Trematoda são revestidos por uma cutícula com ventosas de fixação, e inclui as espécies causadoras da esquistossomose.
As tênias são da classe Cestoda. Uma característica dessa classe é que seu corpo é formado por uma repetição de segmentos que crescem por divisão (estrobilização). Também, não possuem tubo digestório, pois absorvem o alimento já digerido no intestino do hospedeiro.
10. Os Nematódeos apresentam um pseudoceloma entre o intestino e a epiderme
Ih, já vimos isso lá em cima, lembra? O pseudoceloma é formado a partir de uma cavidade na blastocele, diferente dos animais celomados (onde a cavidade é na mesoderme). E apesar de já ter um tubo digestório completo, não possuem sistema respiratório nem circulatório.
11. Existem nematódeos parasitas com diferentes ciclos de vida.
Eles podem ser monóxenos (apenas um hospedeiro) ou heteróxenos (com mais de um hospedeiro). As principais doenças que afetam os humanos são a ascaríase (lombriga), amarelão, bicho-geográfico, filariose (elefantíase) e a oxiurose (enterobíase).
Fonte:descomplica.om.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário