sábado, 29 de novembro de 2014

Remédios caseiros para alergia caseiros para alergia

Posted: 28 Nov 2014 12:27 PM PST
O artigo Remédios caseiros para alergia faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro: Soluções naturais para sua saúde.
A alergia é uma resposta do sistema imunológico a alguma substância estranha ao organismo e, geralmente, as pessoas que sofrem com este problema possuem sensibilidade a mais de uma substância. A alergia pode surgir por diversos motivos, tais como: pólen, poeira, picadas de insetos, determinados alimentos, látex, medicamentos, determinados cheiros fortes, fungos, pelos de animais, ácaros, dentre outros. O indivíduo que está passando por uma crise alérgica apresenta sintomas como coriza, entupimento e coceira no nariz, espirros, tosses e olhos e nariz avermelhados. Confira a seguir algumas indicações de remédios caseiros para tratar alergia:
Remédios caseiros para alergiaFoto: Reprodução

Tratamentos naturais para alergia

Suco de melão, pepino e agrião

O melão, pepino e agrião são ótimos alimentos para tratar alergia na pele, pois são ricos em zinco, ferro, betacaroteno e bioflavonoides, que fortalecem a proteção da pele. O suco preparado com estes ingredientes também é hidratante, nutritivo e auxilia no alívio da coceira e na cicatrização de feridas que possam ocorrer.
Ingredientes:
– 250g de melão;
– 50g de pepino;
– 20g de agrião.
Modo de preparo:
Lave bem os ingredientes e passe-os pela centrífuga. Após isso, coloque a mistura sobre a região da pele afetada e deixe por 15 minutos. Para retirar a mistura, lave bem a pele com sabonete hipoalergênico e seque bem.

Tanchagem

A tanchagem é uma planta medicinal que possui propriedades expectorantes que ajudam a eliminar as secreções de alergias respiratórias, como sinusite e rinite.
Na forma de chá, a tanchagem trata alergia respiratória; na forma de cataplasma, alergia na pele.
Chá de tanchagem
Ingredientes:
– 15g de folhas de tanchagem;
– 500ml de água fervente.
Modo de preparo:
Ferva a água e adicione a erva. Tampe, deixe esfriar e beba após coar.  A recomendação de consumo é de 2 xícaras deste chá por dia.
Cataplasma
Para tratar alergia na pele, aplique a cataplasma com as folhas amassadas de tanchagem e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, jogue-as fora e aplique novas folhas amassadas, repetindo o processo de 3 a 4 vezes por dia.

Chá de camomila

O chá de camomila ajuda a melhorar os sintomas alérgicos e é bom para insônia e digestão.
Ingredientes:
– 1 colher de chá da erva seca;
– 1 xícara de água quente.
Modo de preparo:
Coloque a erva em um bule e depois coloque a água por cima. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.
Os chás de cascas de pau de cajueiro seco e de espinheira-santa também podem ser usados para tratar alergias.
O artigo Remédios caseiros para alergia faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro: Soluções naturais para sua saúde.
Posted: 28 Nov 2014 12:16 PM PST
O artigo Caqui – Benefícios dessa fruta faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro: Soluções naturais para sua saúde.
Conhecido como a fruta do outono, o caqui além de saboroso possui muitos nutrientes e, consequentemente, muitos benefícios. Originário da China, o caqui se espalhou pelo Japão e depois pelo mundo conquistando muitos consumidores não apenas quando consumida na forma de fruta, mas também como doce e suco, por exemplo.
O fruto deve ser consumido maduro e, sempre que você comprar, procure consumir em poucos dias, armazenando sempre na geladeira. As folhas, assim como o fruto, podem ser secos à sombra para consumo ou preparo de chá.
Caqui – Benefícios dessa frutaFoto: Reprodução

Os benefícios

O caqui é rico em antioxidantes e fitonutrientes, que são responsáveis por combater os radicais livres. Estes causam doenças degenerativas como o câncer, catarata, degeneração muscular, além de provocarem o envelhecimento precoce da pele. Além disso, é rico em fibras, de forma que seu consumo ajuda a regular o intestino e a perder peso, pois proporciona a saciedade e reduz o desejo de consumo de açúcar.
A fruta é rica ainda em vitamina C, sendo eficaz no combate a gripes e resfriados, além de melhorar e fortalecer o sistema imunológico. Seu consumo ajuda na desintoxicação do corpo, removendo todas as substâncias tóxicas que ficaram armazenadas no cólon e, consequentemente, protege contra o câncer de cólon.
Com propriedades alcalinizante, antioxidante, estomáquica, fortificante, laxante, nutritiva e tônica, o consumo da fruta é indicado para catarro na bexiga, constipação intestinal, febre, problemas do fígado e do estômago, auxiliar no tratamento de tuberculose e de problemas das vias respiratórias.

Receitas

Um caqui maduro, para tratamento da diarreia, pode ser amassado com uma banana-maçã e consumido como único alimento durante dois dias ou mais. Já quando for usado para cicatrizante de feridas, prepare com uma colher de sopa da casca do tronco picada em um copo de água em fervura em um recipiente. Desligue o fogo, cubra e espere esfriar. Coe e aplique nas regiões lesadas da pele com um algodão ou pano higienizado.

Contraindicações e precauções

Apesar de seus benefícios, o caqui possui contraindicações e precauções. Por ser rico em açúcares, pacientes que tenham diabetes não devem consumir o fruto. Além disso, a presença em grande quantidade de taninos faz com que, quando consumida em grandes quantidades, a fruta provoque diarreias.
O artigo Caqui – Benefícios dessa fruta faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro: Soluções naturais para sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário