sábado, 30 de novembro de 2013

Festa de confraternização da empresa

10 gafes que você deve evitar nas confraternizações da empresa

Com a chegada das festas de fim de ano, é preciso evitar algumas gafes nas festas da empresa

Anderson Rocha , Administradores.com,

Com a chegada do fim de ano, as festas para comemorar com os colegas de trabalho o encerramento de mais um ano são inevitáveis. Mas, mesmo nesse momento dedescontração, é preciso ter atitudes cautelosas para não comprometer a imagem no trabalho.
Segue abaixo 10 erros mais comuns que os funcionários cometem nas festas de final de ano e como evitá-los:

1 - Não comparecer, e nem justificar

Mesmo que você não goste muito da ideia, é hora de se esforçar um pouquinho. A interação ajudará a melhorar o clima no trabalho. Pior ainda é ser lembrado como o colega que não tem espírito de equipe ou um bom relacionamento por não participar da festa. Mas, se por algum motivo você não puder ou não quiser participar da confraternização, informe e justifique sua ausência, com antecedência. Nunca deixe de dar retorno a quem lhe convidou.

2 -  Levar acompanhantes não-convidados 

Se o convite for restrito apenas ao funcionário, não leve, em hipótese alguma, pai, mãe, irmão, marido ou esposa. Caso a empresa permita a ida de um acompanhante ou mais, limite-se a aparecer acompanhado da quantidade estipulada. Caso possa levar a família, deve sempre lembrar que o intuito é a interação. Esforce-se para não se isolar com a família, podendo parecer que vocês não querem se misturar.

3 - Horários

Evite chegar muito atrasado. Ficar até o final da festa também não é recomendável.

4 - Comportamento

Cuidado com abraços e beijos muito "calorosos", piadas de baixo calão e excesso de informalidade. Também nada de falar mal do chefe ou de colegas. Também não critique a organização da festa. Seja agradável e procure falar assuntos interessantes, evitando também falar de trabalho.

5 - Presentes constrangedores

Cuidado com presentes muito íntimos: lingerie, pijamas, maquiagem e perfumes. Dar presente caríssimo (acima das possibilidades) para o chefe também não soa bem, podendo parecer bajulação. A escolha do presente deve ser neutra. Cuidado também ao descrever seu “amigo secreto”, evitando piadinhas. Procure saber quais são as suas preferências para não errar e capriche no pacote do presente. O carinho começa com o embrulho, com o laço e com o cartão. Todos gostam de se sentir especial.

6 - Roupas provocantes

Nada de saias curtas, decotes ou transparências, no caso das mulheres. Os homens devem ir vestidos como se fossem para alguma reunião ou evento de trabalho, como se estivessem representando a empresa. Evite ser extremamente despojado e, em ambientes mais tradicionais, prefira o traje formal. Não precisa usar terno e gravata. Calça e camisa sociais resolvem bem.

7 - Bebidas e comidas 

Nunca exagere na bebida alcoólica. Se você não é acostumado a beber, não se deixe levar pela empolgação dos colegas. A bebida em excesso transforma o comportamento até dos mais tímidos. Fique também atento na hora da refeição para não encher o prato e transmitir uma imagem negativa. Coma pequenas porções e se houver algo que não seja do seu agrado, não se sinta na obrigação de provar. Lembre-se de que hoje em dia qualquer pessoa pode registrar em foto e vídeo as imagens do colega que exagerou na bebida e na dança e postar na internet em tempo real. Um perigo!

8 -  Paqueras  

Paqueras sempre acontecem em qualquer tipo de reunião social, mas evite demonstrações exageradas de afeto, que podem gerar comentários e comprometer após o evento. Invista sempre na discrição e no bom senso.

9 - Festa de fim de ano da empresa não é balada

É importante lembrar que você não estará entre amigos ou família, mas com colegas de trabalho. A festa de fim de ano é, antes de tudo, uma celebração pelas realizações da empresa.

10 - Você está sendo avaliado

Festa de final de ano da empresa é uma extensão do local de trabalho. Você será observado e julgado por seu comportamento, como se estivesse na empresa. O seu comportamento na festa pode rotular para sempre a sua carreira e comprometer na ascensão e até na sua permanência na empresa.  Agora é só aproveitar e comemorar!
Anderson Rocha - Professor especialista em comportamento humano, oratória e  desenvolvimento de líderes.

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