Qual a diferença básica entre Faculdade e Universidade?

Faculdade é uma palavra oriunda do latim “facultas” que significa aptidão para desenvolver algo. Em outra circunstância ela pode significar uma subdivisão de uma universidade. Já a palavra universidade também provém do latim “universitas”, mas possui outro significado que é a instituição de ensino superior formada por várias faculdades e que possuem vários graus acadêmicos. Desse modo, entende-se logo de início que a universidade é maior que a faculdade.

Curiosidades sobre o tema

Os conceitos de universidade e faculdade fazem referências tanto à instituição de ensino quanto aos prédios, ou seja, as pessoas se referem ao conjunto de edifícios que formam os câmpus universitários do mesmo modo.
O ensino superior já é bem antigo e no que diz respeito a universidade, a primeira, segundo historiadores, foi criada na China antes de Cristo. Porém, ela só foi se desenvolver e tornar-se parecida com as atuais com os persas no século IV. Já a faculdade foi formada do modo que se conhece hoje em dia com base na antiga Universidade de Paris que era composta por quatro faculdades: Direito, Medicina, Teologia e Artes.
A primeira instituição de ensino superior no Brasil surgiu no século XVII em Salvador, na Bahia. Mas ela não foi reconhecida na época como tal. Contudo o Colégio dos Jesuítas da Bahia formavam profissionais com bacharelado em artes, sacerdotes e engenheiros militares. Essa instituição seguia as características da Universidade de Coimbra e da Universidade de Évora em Portugal. A princípio não existia diferenciação, pois o ensino superior estava ainda se estabelecendo no país, mas com o passar dos anos foi necessário criar nomenclaturas para as diferentes instituições que se desenvolviam.
Sabendo que existem algumas diferenças entre universidade e faculdade, faz-se necessário observar como cada uma se desenvolve para entender suas diversidades. É importante salientar que o modelo de faculdade e universidade depende de cada país. Veja, então, abaixo quais as características das brasileiras.

Diferenças entre Faculdade e Universidade

Existem algumas diferenças entres entre faculdade e universidade e são tais diversidades que as caracterizam.

Corpo docente

Universidade

Para a instituição de ensino ganhar o nome de universidade é necessário que pelo menos um terço do corpo docente tenha o título de mestrado ou doutorado. Porém quanto maior for a titulação dos professores mais conhecimento e mais pesquisas poderão ser desenvolvidos com os alunos. Além disso, um terço dos professores precisa ter contrato de período integral com a instituição, pois é bom que esses profissionais tenham tempo para atender aos estudantes fora da sala de aula.

Faculdade

O corpo docente das faculdades precisa ter no mínimo pós-graduação lato sensu, que oferece títulos inferiores ao mestrado e ao doutorado.

Quantidade de Cursos

Universidade

Para manter o título de universidade, a instituição obrigatoriamente deve oferecer várias atividades de ensino, de extensão como atividades complementares e de pesquisa científica em diferentes áreas do saber. Além disso, a universidade necessita atender à comunidade e aproximar-se dela.
A universidade tem autonomia para criar novos cursos quando sentir que é necessário, sem pedir permissão ao Ministério da Educação (MEC).

Faculdade

A faculdade, normalmente, concentra-se em um número menor de áreas do saber ou até mesmo especializa-se em somente uma área e oferece apenas um curso como o setor da saúde ou da economia, por exemplo. Outra diferença apontada é que a faculdade não possui autonomia para criar novos cursos; desse modo, ela precisa pedir autorização para o Ministério da Educação (MEC).

Especializações

Universidade

As universidades precisam desenvolver no mínimo quatro programas de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado para manter essa denominação. Entretanto, é obrigatório que seja pelo menos um programa de doutorado. Além disso, podem criar vários programas de pós-graduação lato sensu concomitantemente aos do mestrado e doutorado.

Faculdade

Já a faculdade não necessita desenvolver programa de pós-graduação, mas se optar por oferecer será de especializações lato sensu.

Tamanho do Câmpus

Universidade

É notável que a universidade necessita de um câmpus com mais espaço, para que todas as suas faculdades sejam instaladas e os cursos possam se desenvolver de forma coerente com as necessidades dos estudantes. Algumas instituições oferecem restaurantes, museu e alojamento dentro da cidade universitária.

Faculdade

Compreende-se que o câmpus de uma faculdade deve estar de acordo com a realidade da instituição e entende-se que a faculdade não precisa ser grande, porque ela oferece apenas alguns cursos e poucas ou nenhum programa de pós-graduação.

Pesquisa científica

Universidade

Os professores que possuem mestrado e/ou doutorado têm que desenvolver pesquisas científicas com os graduandos da instituição na qual trabalham. Por outro lado, a universidade também exige que essas pesquisas sejam realizadas. Desse modo, a necessidade dos dois se junta e se fortifica dando apoio um ao outro para que esse tipo de atividade seja feito da melhor forma possível.

Faculdade

Nas faculdades, o incentivo à pesquisa científica não é muito forte, pois o foco desse tipo de instituição é capacitar os estudantes para a vida profissional apenas e não para a acadêmica como é o caso das universidades.
Ao escolher uma instituição de ensino superior, o estudante deve levar em consideração o tipo de formação que ele almeja, pois a universidade pode oferecer muitas oportunidades mas existem também vantagens ao se estudar em uma faculdade. Por isso, deve-se fazer uma pesquisa para conhecer a faculdade ou universidade em questão antes de efetivar a matricula.
Você sabia que existiam tantas diferenças entre a universidade e a faculdade brasileira? Conhece outros pontos que as caracterizam? Mande seus comentários para nós sobre seus conhecimentos nesse assunto e nos dê sua opinião.