terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Livros imperdíveis para ler nas férias

Veja 6 livros imperdíveis para ler nas férias
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 08:24 hs.
02/12/2014 - Conheça obras de vários gêneros que vão te manter informado mesmo longe da escola

Depois de um ano inteiro de estudos é hora de relaxar e recuperar as energias

Dezembro chegou e com ele o tão aguardado descanso para os estudantes. Depois de um ano inteiro de estudos é hora de relaxar e recuperar as energias para o próximo ano de estudos, mas isso não significa deixar de se manter atualizado ou obter novos conhecimentos.

Pensando nisso, a Universia Brasil reuniu uma lista com 6 títulos de diversos gêneros, com temas interessantes, e que valem a pena ser lidos nesse período. Confira abaixo as sinopses e boa leitura!

Café da Manhã dos Campeões - Kurt Vonnegut

Escrito em 1973, esse livro é uma ótima dica para quem gosta de ficção científica. A história narra a saga do escritor Kilgore Trout, que é convidado para um festival de artes em Midland City. Lá ele conhece um empresário, Dwayne Hoover, que ao ler um dos livros de Trout passa a acreditar que a trama é real. Na verdade, o encontro dos dois e todas as situações que se desenrolam a partir disso são, na verdade, uma metáfora crítica da situação dos EUA na época.

O Homem do Castelo Alto – Philip K. Dick

Outro livro que faz alusão a contextos históricos, O Homem do Castelo Alto é uma distopia que imagina como seria o mundo caso a Alemanha e seus aliados tivessem saído vencedores da II Guerra Mundial.

O Conto da Aia - Margaret Atwood

Mais um livro na série das distopias, O Conto da Aia é uma excelente obra para discutir a fundamental questão dos direitos humanos, bastante discutida nos dias de hoje. A história se passa em Gilead, país que outrora foram os Estados Unidos, após um golpe de estado que extinguiu constituição e implantou uma ditadura sob o pretexto de proteger o país de ataques terroristas. A narração é feita pelo ponto de vista de Offred, criada que trabalha na casa de um dos comandantes do regime. Através de uma perspectiva crítica, ela relembra sua vida com a família antes do golpe e narra as desumanidades que são cometidas pelo novo governo, especialmente em relação às mulheres.

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Uma das maiores referências do gênero das distopias, Admirável Mundo Novo é um livro que discute toda a dinâmica da sociedade moderna. No cenário imaginário do livro, as pessoas são condicionadas psicologicamente – e também por meios biológicos - para viver em harmonia dentro de uma sociedade de castas, na qual não existe o conceito de família. Nesse mundo também existem “reservas” onde algumas pessoas ainda vivem como antes. É a partir do choque entre as duas culturas que ocorre o conflito do livro.

O Capital no Século XXI - Thomas Piketty

O livro toca no delicado tema da desigualdade social da Europa analisando o capitalismo desde o século XVIII. Analisando taxas de crescimento e de retorno do capital, o autor foca nas causas da concentração de renda, seguindo a tese de que a desigualdade não é natural e pode ser combatida. Uma ótima leitura para quem quer se aprofundar em temas políticos e econômicos e voltar às aulas bem informado.

O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir
A obra mais famosa da filósofa francesa é uma das bases do feminismo moderno, que vêm sendo cada vez mais discutido. Em O Segundo Sexo, Beauvoir discute a essência da condição feminina e o que significa ser mulher, questões relevantes para analisar o papel das mulheres na sociedade e descobrir caminhos para uma maior igualdade de gêneros.

Fonte: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário