Estudo identificou tipo de personalidade das pessoas que compraram todo o papel higiênico das lojas
Entre os dois estudos, um deles analisou apenas a dimensão de honestidade-humildade de uma pequena amostra do Reino Unido e concluiu que houve falta de solidariedade entre as pessoas que acumularam papel, enquanto o outro analisou seis dimensões de personalidade de mil participantes de 35 países. Vamos detalhar aqui os métodos e resultados do segundo estudo, que é mais completo que o primeiro.
Este estudo foi conduzido por psicólogos da Universidade de Munster e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva (Alemanha), em parceria com a Universidade de Saint Gallen (Suíça). Para analisar a personalidade dos participantes, os pesquisadores utilizaram o teste online do modelo HEXACO, que avalia honestidade-humildade, emotividade, extroversão, afabilidade, conscienciosidade e abertura para experiências.
As seis dimensões de personalidade, segundo HEXACO, são:
- Honestidade-humildade – sinceridade, justiça, modéstia e falta de ganância;
- Emotividade – medo, ansiedade, dependência, sentimentalidade;
- Extroversão – autoestima social, coragem social, sociabilidade, animação;
- Afabilidade – flexibilidade, paciência, capacidade de perdoar, ser gentil;
- Conscienciosidade – organização, diligência, perfeccionismo, prudência;
- Abertura para experiências – apreciação estética, curiosidade, criatividade, inconvencionalidade.O questionário
Os participantes foram divididos em grupos de acordo com o local de residência: Europa, Estados Unidos/Canadá e outros. Os participantes da categoria “outros” acabaram excluídos da análise pela pequena participação. Eles responderam às perguntas e deram informações sobre o tipo de isolamento social ou lockdown impostos nas regiões deles, e também descreveram os comportamentos de compras nas duas semanas anteriores.
Resultados
O modelo revelou que a chance de se sentir ameaçado pelo vírus aumentou significativamente com a idade e com o número de dias passados em quarentena até então. Participantes mulheres apresentaram mais medo que os homens, e os residentes da Europa se sentiram menos ameaçados que os norte-americanos.As pessoas que tiveram pontuação mais alta na dimensão de personalidade emotividade se sentiram mais ameaçadas, e isso teve consequência direta na compra de papel higiênico. Isso faz sentido, já que pessoas com muita emotividade são mais ansiosas e medrosas. Aqueles que se sentiram mais ameaçados compraram papel com mais frequência e em maior quantidade. As pessoas mais velhas foram às compras mais vezes e compraram mais papel do que os mais jovens. Os participantes da Europa foram ao mercado mais vezes, mas compravam em menor quantidade do que os americanos. Os que tiveram pontuação alta em conscienciosidade foram às compras com mais frequência e estocaram mais papel. Isso provavelmente aconteceu porque essas pessoas são mais organizadas e fazem planejamentos mais detalhados do que quem tem pouca conscienciosidade.
Conclusões
As três principais descobertas do estudo são que a percepção de ameaça pelo Covid está relacionada com o acúmulo de papel higiênico. Em segundo lugar, a emotividade é um fator de previsão da sensação de ameaça. A terceira descoberta foi que os indivíduos com muita conscienciosidade acumularam mais papel higiênico.Mas por que papel higiênico, especificamente, ao invés de pasta de dentes ou sabonete? Os psicólogos concluíram que o papel higiênico funcionou como símbolo de segurança subjetivo.
[Influência da sensação de ameaça pelo Covid-19 e traços de personalidade HEXACO no acúmulo de papel higiênico]
- 90% das pessoas se enquadram nesses quatro tipos de personalidade
- 10 traços de personalidade considerados ruins que podem ser bons
- Fonte^:HScyence - Junho/2020
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