Símbolos olímpicos
A cada quatro anos, vários países reúnem-se para celebrar uma grande festa do esporte mundial: a Olimpíada de Verão.
Com origem e tradição grega, o evento tomou proporções mundiais no fim
do século XIX por iniciativa do Barão de Coubertin, aristocrata francês.
Com a reestruturação do evento na era moderna e a criação do Comitê
Olímpico Internacional (COI), foram criados também alguns símbolos para
representar os jogos.
Esses símbolos representam os ideais
propostos pelos jogos olímpicos. Além da unidade entre os países que
participam da competição, eles também remetem à universalidade do
esporte e à paz.
Anéis Olímpicos
A principal representação dos Jogos
Olímpicos é a bandeira estampada com os anéis olímpicos, que também são a
marca do COI. Os cinco aros interligados que compõem o estandarte
possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a
Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho,
as Américas.
Os anéis entrelaçam-se para dar voz a
valores como o universalismo e o humanismo. Os aros que compõem a
bandeira são de cores diferentes para representar o respeito às
diversidades de todas as nações e contrastam com o fundo branco, que
representa a paz entre os continentes. Quando foi criado, esse símbolo
tinha o objetivo de se opor ao nacionalismo exagerado que levava à
tensão entre países no início do século XX.
A união de cinco anéis de diferentes cores remete aos cinco continentes
O uso dos Anéis Olímpicos como um dos
símbolos principais dos jogos começou em 1913, após a Olimpíada de
Estocolmo, em 1912, primeira edição a receber participantes de todos os
continentes. A imagem dos aros entrelaçados vista pela primeira vez foi
desenhada à mão pelo Barão de Coubertin e estava no topo de uma carta
escrita por ele.
Como uma expressão simbólica, ao final de cada edição dos Jogos, a Bandeira Olímpica é passada para a próxima cidade-sede.
Tocha
A tocha é o mais antigo símbolo das
olimpíadas e faz a ligação entre os jogos realizados na Grécia Antiga e
os disputados na Era Moderna. O fogo sagrado, tido como elemento
purificador, era usado pelos gregos em frente aos seus principais
templos, com o Santuário de Olímpia, que recebia as competições
esportivas.
O acendimento da chama é feito com a luz solar por meio da skaphia, uma
espécie de espelho côncavo que agrega os raios do sol em um só ponto,
provocando combustão. Essa tradição para acender a tocha ainda é mantida
e é realizada meses antes do início dos jogos, em frente ao Templo de
Hera, por onze mulheres caracterizadas como sacerdotisas.
A Tocha Olímpica é acesa na Grécia
Em 1928, os Jogos Olímpicos de Amsterdã
foram a primeira edição do evento na Era Moderna a ter uma pira olímpica
acesa em um dos estádios. Já o revezamento da tocha foi implantado pela
primeira vez em Londres, no ano de 1948.
Além de remeter a um contexto histórico, a
Chama Olímpica simboliza a paz, a união e a amizade. Durante o
revezamento feito antes dos jogos em Olímpia, os mensageiros saíam com
as tochas pelas cidades gregas anunciando a data das competições. Esses
mensageiros anunciavam também uma “trégua sagrada”, que cessava as
guerras em curso até o fim dos jogos.
Atualmente, cada sede das olimpíadas
desenvolve um design próprio para a tocha, levando em conta suas
características culturais. Depois de acesa, a tocha passa por algumas
cidades da Grécia e segue para o país onde a competição será realizada,
onde o objeto passa pelas mãos de diversos carregadores nas principais
cidades. O trajeto termina no estádio onde será celebrada a abertura.
Lema
Citius, Altius, Fortius é a
expressão latina que define o espírito olímpico e significa: o mais
Rápido, o mais Alto, o mais Forte. A essência da frase está na superação
de limites, proposta aos atletas que competem nos jogos. A frase é
atribuída ao Padre Henri Dion, que ensinava esportes nos arredores de
Paris e era amigo do Barão de Coubertin.
Com esse lema, Coubertin desejava dar aos
jogos a tarefa de exigir o melhor dos competidores, levando-os à
excelência nas partidas. O lema foi instituído em 1894, por ocasião da
criação do COI.
Medalhas
Os primeiros campeões olímpicos recebiam
como prêmio uma coroa feita com folhas de louro e oliveira. Os
vencedores também recebiam alimentação gratuita por toda a vida,
garantia de seu lugar em teatros e o título de herói da sua cidade.
No ano de 392, após converter-se ao
cristianismo, o Imperador Romano Teodósio I proibiu a realização dos
jogos. Quando voltou a ser realizado no ano de 1896, os vencedores foram
presenteados com uma medalha de ouro e um ramo de oliveira.
A partir de 1904 foi instituída a
premiação para o segundo e terceiro colocados, que receberiam medalhas
de prata e bronze, respectivamente. Essa modalidade de pontuação acabou
espalhando-se por outras competições esportivas.
A premiação olímpica é feita com três tipos de medalhas: ouro, prata e bronze
Atualmente, a cunhagem das medalhas é de
responsabilidade do país anfitrião e precisa ter diâmetro mínimo de 6 cm
por 3 mm de espessura e trazer na parte frontal a imagem da deusa Nike,
símbolo da vitória nas olimpíadas. Contradizendo o nome da premiação, a
medalha de ouro precisa ser feita com 92,5% de prata e 6 g de ouro.
Mascotes
Os mascotes são criados com base nas características regionais
Outro representante dos jogos olímpicos é o
mascote, que muda a cada edição. O primeiro mascote oficial foi
apresentado na Olimpíada de Munique, em 1972. O Waldi, como era chamado,
foi inspirado na figura de um cachorro da raça dachshund, muito comum
na região.
Desde então, os países que receberam os
jogos criaram mascotes com base em suas características regionais. Já
teve urso, águia e até montanhas personificadas, mas o que mais inspirou
a criação de mascotes olímpicos até hoje foi a mistura de elementos.
Nos jogos de Pequim, em 2008, por exemplo, foram cinco mascotes
representando desejos. Em Londres e Atlanta, os personagens criados não
tinham forma de animais, eram desenvolvidos em computador e misturavam
diversos formatos.
Na Olimpíada do Rio de Janeiro, o mascote
recebeu o nome de Vinícius, em homenagem a Vinícius de Morais, e é uma
mistura de vários animais da nossa fauna.
Por Rafael Batista
Equipe Brasil Escola
Fonte: Brasil Escola
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