17 Curiosidades sobre os Cães!
1. Os cães exalam o suor através do focinho e das “almofadinhas” das patas.
2. O olfato dos cachorros é 40 vezes mais poderoso do que o dos seres humanos. Exemplificando: se nós somos capazes de sentir o cheiro de uma feijoada que está sendo preparada no ambiente, os cães são capazes de distinguir com facilidade o cheiro do feijão, da linguiça, do louro e dos demais ingredientes.
3. Por que os cães trocam lambidas entre si? Ao lamber outro animal o cão está fazendo um gesto de reverência, de apego ao próximo. Eles também nos lambem porque adaptaram esse gesto para os humanos.
4. Muitas doenças que nós humanos desenvolvemos com o passar dos anos também atingem os cães. Como é o caso do diabetes, derrame, catarata, hipertireoidismo e da hepatite.
5. Apesar de soar estranho, a boca de um cachorro tem menos germes e bactérias do que a boca de um ser humano.
6. Vira-lata, Pitbull, Pinscher e Poodle são as raças de cães mais populares na cidade de São Paulo.
7. O Chihuahua é a menor raça de cachorros do mundo. O seu peso varia entre 90 gramas e 2,75 kg.
8. Cachorros não enxergam somente preto e branco. Embora tenham a visão mais limitada que a dos humanos, os cachorros conseguem enxergar as cores como se elas fossem “desbotadas”, tendo mais clareza na percepção do azul, amarelo e cinzento.
9. O costume de enterrar ossos e objetos de apego tem origem nos ancestrais, os lobos. Por questão de sobrevivência, os lobos enterravam restos de alimentos para os tempos de escassez de caça.
10. Se estão com dores no estômago, os cães comem grama para estimular o vômito.
11. Os cães costumam cheirar o rabo dos outros animais devido a uma glândula na região do ânus que diferencia cada animal. O odor funciona como uma espécie de impressão digital.
12. Cachorros com orelhas grandes, caídas e peludas têm mais possibilidades de desenvolver inflamação nos ouvidos (otites), do que cães que têm orelhas pequenas e/ou eretas.
13. Os cães possuem mais de 100 expressões faciais diferentes. A maioria delas varia conforme o movimento das orelhas.
14. O cão mais velho já registrado na história morreu com pouco mais de 29 anos de vida – aposto que você está pensando na idade do seu cão agora…deixa essa ideia de lado porque isso só vai te trazer angústia.
15. Quando está frio, o cão costuma se deitar jogando o rabo sobre o focinho para mantê-lo aquecido. Alguns cobrem com a pata…depende do tamanho do rabo e da elasticidade do corpo.
16. A maior ninhada já registrada foi estrelada por uma American Foxhound, que teve 24 filhotes. É isso mesmo! 24!
17. Um cão filhote tem mais facilidade para aprender seu nome, por exemplo, quando você o chama para se alimentar. Na hora da refeição o cão costuma ser mais receptível aos seus ensinamentos (#ficaadica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário