Você não vai acreditar no peso da maior semente do mundo
A Lodoicea maldivica também se destaca em relação a outras plantas pela baixa necessidade de nitrogênio e fósforo em suas folhas. Ela precisa de apenas um terço de nitrogênio do que as outras plantas da ilha precisam. Ao invés de absorver essas substâncias para ela, a planta desenvolve as sementes gigantes cheias de nutrientes e energia para as futuras mudinhas conseguirem se virar por um bom tempo antes de dependerem exclusivamente do solo e do sol.
Criar essas sementes gigantes leva seis anos consome 85% do fósforo da planta. Claro que a palmeira só começa a produzir sementes quando atinge a “puberdade”. Isso significa entre 80 e 100 anos de espera para ela começar a dar sementes.
Apesar de uma palmeira dessas viver por centenas de anos, ela produz apenas cerca de 100 sementes. Entre essas sementes, apenas 20 a 30% vão brotar para gerar novas plantas.
Todas essas singularidades e longo período de amadurecimento da planta e da geração das sementes significa que essas palmeiras estão correndo risco de desaparecer. Suas sementes são roubadas das plantas para serem raladas e vendidas em forma de pó. Além disso, muitos turistas compram essas sementes para ter um souvenir da região. [Science News for Students] - Fonte:HScyence - Jun/18)
Nenhum comentário:
Postar um comentário