A Bandeira de Israel
A Bandeira de Israel
Em 1948 depois de quase 2000 anos de exílio, o Estado de Israel foi reestabelecido como o Lar Nacional Judaico. A nova bandeira foi apresentada na ONU em 1949. A bandeira é símbolo do orgulho do retorno da Nação Judaica ao seu lar. Diante das nações do mundo, é a Bandeira que identifica uma determinada nação, por isso ela é tão importante para cada nação!
Como a bandeira israelense foi escolhida?
David Wolffsohn, que participou do Primeiro Congresso Sionista, em 1897, conta a história do nascimento da bandeira israelense:
“A convite de nosso líder Teodor Herzl vim para a Basiléia para os preparativos para o Congresso. Entre muitos outros problemas que me ocupavam, havia um que continha algo da essência do problema judaico. Que bandeira seria pendurada no Salão do Congresso?Então tive uma idéia. Temos uma bandeira, e é azul e branca. O tallith (manto de orações), com o qual nos cobrimos quando oramos: este é nosso símbolo.Vamos tirar o tallith de sua sacola e vamos desenrolá-lo perante os olhos de Israel e os de todas as nações. Então encomendei uma bandeira azul e branca com a Estrela de David pintada.Foi assim que a bandeira nacional de Israel que esteve no Salão do Congresso surgiu.”
Após lermos este relato, veremos quão importante é a bandeira de Israel, pois em primeiro lugar as faixas azuis acima e abaixo da Maguen David (escudo de Davi) nos lembram o tallith. Quando vemos a bandeira de Israel, e nos lembramos da fé e das orações de muitas gerações de judeus que esperaram o retorno ao seu Lar.
Quantos judeus sonharam com o cumprimento da promessa de D’us em novamente reestabelecer o estado de Israel e oraram para que tal fato acontecesse. Porém os que viram este milagre se regozijaram muito, pois também fazem parte do povo que incessantemente buscou á D’us para que suas promessas fossem cumpridas e Israel novamente voltasse á existir!
A Maguen David (conhecida Estrela de David) é um tradicional símbolo judaico. A estrela é composta por dois triângulos, um com a ponta para cima, outro para baixo. Um deles aponta para tudo que é espiritual e santo. O outro aponta para baixo, para tudo que é terreno e secular. Ao levar uma vida de Torah e mitzvot o Judeu luta para unir o mundo espiritual ao terreno, o sagrado e o secular.
A tradição judaica nos diz que David, rei de Israel, enfeitava seu escudo e também de seus valentes com a estrela de seis pontas, por isso a estrela é chamada Maguen David ou escudo de Davi.
Observando a bandeira de Israel, notamos duas faixas azuis no fundo branco e no meio a estrela de David. As duas faixas indicam o trecho de Gn 15.18: “Naquele mesmo dia fez o Senhor aliança com Abrão dizendo: à tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito ao grande rio Eufrates”. Entre as duas faixas (rios) está a estrela de David representando Canaã ou Eretz Israel (terra de Israel), conforme a vontade de D’us.
D’us disse a Abrão que daria a terra conhecida como Canaã á Israel Somente pode dar algo à alguém aquele que é o dono! E está escrito no Salmo 24.1: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e àqueles que nele habitam”. Quando olhamos as duas faixas da bandeira com a estrela ao centro nos lembramos da promessa cumprida (e por duas vezes!) a Israel e de como D’us faz questão de reafirmar isso através da bandeira!
As duas faixas azuis e a estrela ao centro também nos dão a idéia do princípio da criação onde D’us faz separação entre águas e águas: E disse D’us: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. Fez D’us o firmamento, e fez separação entre as águas que estavam debaixo do firmamento, e as águas que estavam por cima do firmamento… Gn1:6-7”.
Por inferência entendemos que o Espírito de D’us então, esteve antes da separação pairando sobre as águas, porém fora do planeta, no círculo da terra, mas após a separação ele esteve em meio ás águas como a estrela entre as faixas azuis na bandeira, dando a idéia de que provavelmente estaria já dentro de nosso planeta; porém, isso é apenas um grifo particular.
Voltando á bandeira; as cores da bandeira têm significado profético!
Esta bandeira tão simples fala do caráter e da promessa de D’us para com Israel em suas cores, que também estavam presentes no tabernáculo, nos mostrando que elas têm uma forte ligação com o espiritual!
O Azul: esta cor nos fala sobre o céu, que é o lugar onde fica o trono de D’us (a sua habitação). Azul representa a majestade nas alturas!
Para Israel isso significa que tudo o que aconteceu no passado e tudo o que existe em Israel hoje procede do céu! Israel foi gerado nas alturas, no coração do Eterno que, através de vários milagres providenciou o “nascimento” de, Israel através de um homem velho e de uma mulher velha e estéril (Abraham e Sarai)! Por isso dizemos que tudo em Israel, desde a sua geração até os dias de hoje aconteceu milagrosamente!
O Branco nos fala de duas coisas muito importantes: paz e santidade. A santidade faz parte integrante do caráter do Eterno e ele exige que seu povo seja assim como Ele é (IPe.1:16)! Há um entrelaçar entre D’us e seu povo, gerando assim unidade entre o Eterno (o céu) e o povo de Israel (a terra). Assim os desejos e desígnios dos céus podem ser transmitidos a terra através do povo santo e escolhido por Ele para isso!
A paz é o maior anseio do povo de Israel em toda sua história! Desde seu nascimento e até os dias de hoje Israel sempre se viu às voltas com guerras, conquistas, lutas e atos que procurassem estabelecer e também defender aquilo que já fora conquistado no passado. Porém, em meio a todas estas coisas há uma promessa do Eterno â nação: paz! E essa paz faz parte do plano de D’us para com seu povo “Pois eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de guerras, para vos dar uma esperança e um futuro”Jr.29:11. Não falamos de uma paz humana, transitória e conseguida através de acordos que nunca são cumpridos! Estamos falando da paz que somente leshua O Ungido (leshua, o Messias) pode dar a Israel! Esta paz virá em breve para definitivamente consolidar todos os planos do Eterno e dar um fim às disputas entre o Eterno e o maligno!
E quando isso acontecer, novamente estará .sendo cumprido e reafirmado aquilo que foi registrado na Palavra do Senhor: O Messias reinará por mil anos juntamente com Israel, até que o mal seja definitivamente vencido!
Agora, ao olharmos a bandeira de Israel devemos nos lembrar o que o D’us Eterno já fez por Israel e também que. aquilo que falta ser cumprido Ele não tardara a fazer! Esta bandeira é o sinal de D’us para o mundo dizendo:
“O Senhor reina: regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas!”(SI 97:1)
Shalom
"Se não soubermos esquecer, nunca estaremos livres de tristeza."
Nenhum comentário:
Postar um comentário