sábado, 7 de setembro de 2019

10 Incríveis Benefícios do Chá de Alecrim (que você nem imaginava)

10 Incríveis Benefícios do Chá de Alecrim (que você nem imaginava)

Os benefícios do chá de alecrim (Rosmarinus officinalis) incluem melhorar a digestão, aliviar as dores de cabeça e o combater o cansaço frequente.
Mas existem outros benefícios nem tão conhecidos dessa incrível planta medicinal, que pode ser encontrada em todo país:

1. Melhora a digestão rápido

O chá de alecrim pode ser tomado logo a seguir o almoço ou jantar sendo útil para melhorar o processo digestivo, combatendo a azia e o excesso de gases. Dessa forma ele combate também a barriga inchada ou estufada e a falta de apetite.
10 Incríveis Benefícios do Chá de Alecrim (que você nem imaginava)

2. É um ótimo antibiótico natural 

Devido as suas propriedades medicinais o alecrim contém ação antibiótica, sendo mais eficaz contra Escherichia coli, Salmonella typhi, S. enteritidis e Shigella sonei, que causam infecção urinária, vômito e diarreia.
Apesar disso não deve excluir a toma de medicamentos indicados pelo médico, mas é uma excelente forma de se recuperar mais rápido.

3. É um excelente diurético 

O chá de alecrim é um excelente diurético natural podendo ser usado em dietas para emagrecer e combater a retenção de líquidos no corpo. Ele aumenta a produção de urina, o que estimula o corpo a eliminar o máximo de líquidos retidos e toxinas, melhorando a saúde.

4. Combate o cansaço mental 

Estudos já comprovaram os benefícios do alecrim para o funcionamento cerebral, sendo uma boa ajuda para períodos de stress como antes e durante provas e testes, ou antes e depois de reuniões de trabalho muito importantes.
Além disso, as propriedades do alecrim parecem combater o Alzheimer, evitando a perda de memória, mas mais estudos devem ser realizados para que ele possa ser usado na produção de medicamentos contra o Alzheimer.
10 Incríveis Benefícios do Chá de Alecrim (que você nem imaginava)

5. Purifica o fígado 

O alecrim ainda melhora o funcionamento do fígado e ainda diminui as dores de cabeça que surgem depois de um exagero nas comidas gordurosas ou de bebidas alcoólicas.

6. Ajuda no controle da diabetes

O chá de alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle porque é capaz de baixar a glicose e aumentar a insulina, o que ajuda no dia a dia do diabético. Sua toma não exclui a necessidade de uma dieta adequada e do uso de medicamentos recomendados pelo médico, mas pode ser possível diminuir a dose dos antidiabéticos orais, por exemplo, sob orientação médica.

7. Combate a inflamação 

O consumo do chá de alecrim também é bom para combater inflamações, aliviando a dor, edema e desconforto. Nesse caso pode ajudar a combater a inflamação nos joelhos, tendinite e até mesmo a gastrite, que é a inflamação no estômago.

8. Evita a trombose e melhora a circulação 

O alecrim tem efeito anti-trombótico sendo útil para quem sofre com problemas circulatórios ou que precisam ficar de repouso na cama, por alguns dias, nesse caso, ele melhora a capacidade do sangue circular e evita a formação de trombos, que poderiam obstruir a circulação. Nesse caso ele é particularmente indicado para ser tomado depois de uma cirurgia, por exemplo.

9. Ajuda a combater o câncer 

Estudos em animais apontam que o alecrim é capaz de diminuir a ação tumoral, no entanto ainda são precisos mais estudos para identificar exatamente como essa planta poderá ser usada para produção de medicamentos contra o câncer.

10. Deixa o cabelo mais bonito 

 Além de tudo isso, o chá de alecrim sem açúcar pode ser usado para lavar o cabelo, porque ele fortalece os fios, combate a oleosidade excessiva, combatendo a caspa, e facilita o crescimento do cabelo, porque melhora a micro circulação do couro cabeludo.

Como fazer o chá de alecrim para ter estes benefícios 

O chá de alecrim deve ser preparado em forma de infusão, que consiste em ferver a água e adicionar 1 colher de sopa da erva para cada xícara de chá.
Ingredientes:
  • 4g de folhas secas de alecrim
  • 150 ml de água em ponto de fervura
Preparo:
Adicionar o alecrim na água fervente e deixar repousar por 3 a 5 minutos, devidamente tapado. Tomar ainda morno, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.
O mesmo chá pode ser usado para lavar o cabelo.
Além de ser utilizado na forma de chá, o alecrim pode ser utilizado como erva aromática para temperar os alimentos e está disponível na forma seca, em óleo ou fresco. O óleo é especialmente utilizado para adicionar à água de banho ou para fazer massagens em locais doloridos.
Fonte:tuasaude.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário