quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Dicas para escolher um curso EAD - Ensino a Distância

Dicas para escolher um curso EAD - Ensino a Distância


Publicado por Minutos de Direito


Se você acabou de finalizar a graduação, certamente está pensando: "e agora? qual o próximo passo?"Bom, deixa eu te contar como foi comigo, afinal de contas, o blog Minutos de Direito é um blog que cada colunista fala das suas próprias experiências com intuito de te ajudar a pensar e refletir sobre o mundo jurídico!
Assim que finalizei a graduação eu esperei mais ou menos 1 ano para iniciar minha pós graduação, eu já estava com o escritório aberto, não era super estável financeiramente ainda na época, mas já estávamos caminhando para algo muito próximo disso.
Como eu sempre fui muito determinada em afirmar que trabalhava apenas com Direito Imobiliário, nada mais óbvio que fazer minha pós-graduação em Direito Imobiliário.
Pretendo ser bem sincera com vocês por aqui... não foi a melhor escolha na minha vida não. Deixa eu te explicar melhor, o curso era de um ano e meio de aulas presenciais, nessa época eu já dava diversas palestras e cursos sobre contratos de compra e venda. E as aulas presenciais sexta à noite e sábado pela manhã e tarde muitas vezes me impediram de aceitar boas oportunidades, fora as vezes que simplesmente eu não estava com disposição 100% para a aula.
Acontece que na pós-graduação, diferente da graduação, você terá apenas 1 aula da maioria das matérias, então se você faltou = ferrou! E agora? Se você falta fará como? Bom... na maioria das vezes você terá que esperar a próxima turma de pós-graduação ter aquela matéria para repor sua aula... Tenso não? E saiba de uma coisa certa: Imprevistos acontecem o tempo todo, será quase impossível você passar por toda a graduação sem pelo menos 1 falta.
Há quem diga que cursos presenciais te permitem fazer networking, e no meu ponto de vista isso é uma possibilidade, não uma certeza! Você pode ser tímido, sendo assim será super difícil colher frutos com essa possibilidade, ou mesmo não ter uma turma tão interessante para a sua pretenção de networking...
Nesse ponto de networking, eu tive apenas 1 sorte que foi conhecer Pâmela, que advogou ao meu lado até o meu último dia morando em SC. Costumo dizer que a minha pós-graduação só valeu mesmo por ter conhecido Dra. Pâmela que foi uma fiel companheira das aventuras do Direito Imobiliário.
Mas estou aqui para te contar vantagens do EAD e dicas do como tomar a decisão de um curso, pós-graduação ou mesmo MBA na versão Online.
Comecei uma MBA em formato EAD e fui atrás de muita informação para fundamentar minha decisão de fazer esse investimento na minha carreira, como penso que experiências e conhecimentos não devem ser mentidos à 7 chaves, estou aqui para compartilhar com vocês e espero muito que te ajude!

O que é EAD?

EaD significa Educação a Distância. É uma forma de ensinar mesmo sem estar no mesmo ambiente físico. No ensino a distância você estará em frente à um computador ou celular assistindo a aula do professor que pode nem sequer estar no Brasil.
Existe o formato EAD ao vivo em que o professor em determinado dia e horário marcado conecta na plataforma ministra todo o conteúdo com você ali ao vivo o assistindo.
Mas há ainda o EAD gravado e o mais comum, nesse caso o professor gravou a aula e ela estará disponível na plataforma para que você assista quando te parecer conveniente. Isso não é ótimo? Você determinar quando o professor vai te dar aula? Eu amo a tecnologia!

Quais as vantagens de um curso EAD?

Valor


De modo geral, um ensino EAD tem um custo reduzido para sua produção, isso comparado com um curso presencial. Obviamente que na grande maioria das vezes o aluno é contemplado com a devida redução do custo.
Quer um exemplo? Quando eu fiz o curso presencial do Marcus Rezende (Curso de Incorporação Imobiliária), eu paguei em 2014 o valor de R$1.500,00 para 3 dias de aula! Super valeu a pena, um ótimo curso que me fez aprender muito. Hoje, 2019, o mesmo curso é comercializado por R$800,00 com a mesma carga horária. Mas perceba, não há mais o custo de passagem aérea do professor, aluguel de sala de aula, hospedagem do professor, coffe break, entre outros custos..

Tempo



Quanto ao tempo tenho 2 vantagens para te apresentar.
1ª. Você poderá seguir seu curso no seu ritmo, pode ir mais rápido ou mais devagar. O ritmo do curso dependerá 100% de você! Mas te dou uma dica: Veja com a empresa do curso por quanto tempo o curso ficará disponível.
2ª. Você não terá um dia e horário para assistir a aula, ou seja, você determinará quando sentará para assistir a aula.

De novo


Você já passou pela situação de não lembrar nada do que o professor falou ou ficar com uma dúvida de um detalhe super importante? Então... em um formato EAD uma outra vantagem é pausar a aula para fazer uma anotação, voltar uma parte para assistir de novo e até mesmo assistir toda a aula mais de uma vez.

Alta qualidade de profissionais.


Pense agora como empreendedor, você organiza um curso EAD e poderá vender para um número incrível de estudantes, do norte ao sul do país, afinal de contas todas as aulas estarão na plataforma e cada aluno assistirá de qualquer lugar do planeta.
Pense aí em você, na cidade que mora. Agora pense em um profissional incrível da sua área de maior interesse. Por fim, se pergunte o seguinte: Quanto custa para que esse profissional que pensou ser contratado para dar uma aula aí em sua cidade? Calculou? Caríssimo... não é?
No Ensino EAD é possível ter os MELHORES profissionais de cada área, com um custo muito mais baixo por diversos fatores como número de alunos que "pagarão" o contrato do professor, agenda mais flexível do professor, entre outras questões empresariais.
Eu acabei de me matricular em uma MBA em formato EAD.. Estou amando demais! Vou compartilhar algumas dicas que usei para decidir por fazer minha matrícula.
A MBA em administração, finanças e geração de valor que estou fazendo é da PUC-RS, vou deixar aqui um link dela caso tenha interesse em fazer também:

Algumas das dicas que segui para decidir:
  1. Pense sobre o assunto escolhido faz realmente sentido para você, sua carreira e os objetivos que pretende conquistar nos próximos anos?
  2. Analise calmamente as disciplinas e professores que te acompanharão na nova jornada.
  3. Se tratando de um curso de titulação (pós-graduação, mestrado) verifique se ele está devidamente reconhecido pelo MEC.
  4. Se tratando de um curso com um único professor, garanta que a didática do professor seja realmente compatível com o seu modo de aprender, procure o professor no instagram, youtube, ou qualquer outra plataforma que te permita ver como esse professor compartilha suas ideias...!
  5. Confira o cronograma do curso e quanto tempo você terá para finalizar. É importante que você analise o cronograma de quando as aulas estarão disponíveis para que você as assista, assim como por quanto tempo elas ficarão disponíveis para você! Depois de verificar as informações pare para ver se tem alguma viagem marcada ou qualquer outro compromisso que possa te prejudicar com a conclusão do curso.
  6. Você tem disciplina? Eu amo cursos online, mas tenho total consciência da minha disciplina. Mas se você não tem disciplina e compromisso com você mesmo, as chances de sentar na frente do computador e não parar de mexer no celular, ou ainda sequer sentar na frente do computador já que a aula estará lá "a qualquer tempo" para você. Se não tem disciplina, te indico as versões presenciais de cursos!
Eu verdadeiramente espero que você tenha gostado do conteúdo que produzi aqui, foi com muito carinho e atenção que compartilhei todas as informações que escrevi aqui! Então... Se você gostou não se esqueça de recomendar os conteúdos do blog, é muito importante pra gente que cuida aqui desse blog com tanto carinho!
Vou deixar aqui alguns banners de outras opções de cursos da PUC-RS que podem te interessar:

Pós-graduação em Direito Penal e Criminologia:





Pós-Graduação em Finanças, Investimento e Banking:



Pós-Graduação em Novo Direito do Trabalho



MBA em Vendas, Negociação e Resultados de alta performance:



Veja outros conteúdos legais aqui do blog:

Minutos de Direito, Estudante de Direito
Vídeos do mundo jurídico toda quarta-feira!
Canal no youtube com o intuito de trazer conteúdo do dia a dia da advocacia para acadêmicos do curso de direito e advogado - Fonte:JusBrasil/Set/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário