Quer parar de menstruar?
“Uma vez que suas menstruações sejam estabelecidas, podemos desativá-las. Agora temos a tecnologia para tornar as menstruações opcionais.”A menstruação é confusa, dolosa e cara. Quem menstrua costuma passar, em média, 2,3 mil dias das suas vidas menstruada. Parar de menstruar vai diminuir o risco de anemia (muito mais comum em mulheres), dor e muito menos gastos com absorventes e medicamentos para dor.
Disse-me Sophia Yen, professora de pediatria da Stanford Medical School em entrevista para o The Atlantic
Métodos para parar a menstruação
Uma opção para deter a menstruação é utilizar um DIU (dispositivo intra-uterino) hormonal. A vantagem desta opção é que o hormônio não é sistêmico portanto não age em todo o corpo, mas apenas na região uterina.Como os métodos de supressão da menstruação funcionam no corpo
Se você não estiver tentando engravidar não há necessidade médica para menstruar. A menstruação é uma preparação para a gravidez através do espessamento do revestimento uterino, como um ninho estivesse sendo tecido para receber delicados ovos. O hormônio impede esse acúmulo no revestimento uterino. Muitas pessoas que utilizam DIUs hormonais, pílulas, injeções, implantes, adesivos, anéis vaginais observam uma menstruação mais leve ou nenhuma menstruação.Estes produtos hormonais param a menstruação nas seguintes taxas:
- Para 40% das mulheres que usaram o DIU Liletta;
- Mais de 50% das que tomaram Medroxiprogesterona a cada três meses e quase 70% no segundo ano;
- Algumas pílulas, adesivos e anéis possuem taxas próximas a 100% de amenorréia.
É saudável parar a menstruação?
Associações de médicos obstetras e ginecologistas garantem há mais de uma década que é seguro tentar reduzir ou eliminar a menstruação, seja por escolhas pessoais ou motivos médicos, com o uso de contraceptivos hormonais.Uma pesquisa de 2013 nas Américas e Europa perguntou para quatro mil mulheres se elas sabiam que é seguro tentar eliminar ou reduzir a severidade das menstruações com contraceptivos hormonais. 10% das mulheres o faziam e apenas um terço sabia que era possível.
A simples verdade
A realidade é que, se você estiver fora do período de dois anos após a primeira menstruação e não estiver querendo engravidar, não precisa menstruar. Isso seriam cerca de 28 menstruações ao longo de toda a vida ao invés de várias centenas delas.Não ter que faltar na natação, na escola ou trabalho dois dias por mês e não ter cólicas durante o vestibular pode colocar as meninas em melhores condições competitivas com os meninos, segundo a Dra. Yen disse ao The Atlantic.
O tabu de não menstruar mais
Em um estudo recente pesquisadores descobriram que a maioria das voluntárias “achou a idéia de não menstruar estranha”. Em outra pesquisa com pequena amostra de 2016, investigadores canadenses relataram que as participantes desconfiavam dos anúncios de uma indústria farmacêutica em adotar a supressão da menstruação como uma opção de estilo de vida. Muitas voluntárias expressaram preocupações com a saúde. Uma delas afirmou: “Eu sei que meu corpo está saudável quando sangra todo mês e eu ficaria muito preocupada se isso não acontecesse”.Preocupações que você não deve ter ao induzir a amenorréia:
- Não há risco aumentado de infertilidade;
- Não há redução na densidade óssea;
- Você não estará se enchendo de “sangue menstrual preso”. Não haverá o acúmulo de nenhum tipo de sangue tóxico no corpo;
Muitas mulheres também levam tempo para se adaptar a não menstruar mais, segundo ginecologistas entrevistadas pelo The Atlantic, já que desde pequenas aprendem que sangrar todo mês é algo natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário