terça-feira, 24 de novembro de 2020

5 táticas que as marcas usam para tentar te fazer comprar

5 táticas que as marcas usam para tentar te fazer comprar (Fonte:NUBANK) Não é por acaso que tantas ofertas seguem a mesma fórmula. Afinal, existe uma ciência por trás do marketing de vendas. Em épocas típicas de promoções, como a Black Friday (que, neste ano, cai no dia 27 de novembro), as empresas usam táticas psicológicas – também conhecidos como gatilhos mentais – para tentar estimular os consumidores a comprar. A marca é a vilã, então? Não é isso – inclusive, vale lembrar que há desde pequenos negócios até grandes varejistas disputando a sua atenção neste momento. São técnicas para tentar se destacar. O problema é que, em meio a tudo isso, muita gente acaba se seduzindo pela retórica e estourando o orçamento na Black Friday. Conheça as principais táticas. 1. Tática da novidade. Seres humanos adoram novidades – e não é a gente dizendo, é a ciência: a exposição a coisas novas aumenta a liberação de dopamina no nosso cérebro, elevando a sensação de prazer. É por isso que empresas de tecnologia ou de carros, por exemplo, vivem criando novos modelos de seus produtos. Da mesma forma, as marcas aproveitam a Black Friday para promover itens recém-chegados: novidade E com desconto? Difícil de resistir. 2. Tática da escassez. Sabe aquele senso de urgência que te acomete ao ver as palavras "só restam duas unidades"? Ele também é proposital. A percepção de escassez não só pressiona o consumidor a fazer uma decisão rápida (e, portanto, ter menos tempo para pensar), como também passa a sensação de estar correndo o risco de ficar de fora de uma oportunidade que outras aproveitaram. 3. Tática da comparação. Pagar R$500 em um tapete de 1,5mx1,5m te parece muito dinheiro? E se, antes de ver esse anúncio, você tivesse visto outro do mesmo tapete, só que com as medidas 1,5mx2m, por R$1500? O primeiro preço que você vê estabelece uma base referencial. A partir daí, seu cérebro começa a fazer comparações em relação a esta base. Se uma loja te apresenta um produto A e, logo em seguida, um produto B muito similar e bem mais barato, você pode estar mais condicionado a comprá-lo do que se tivesse visto apenas Y. A economia comportamental explica que os seres humanos raramente fazem escolhas em termos absolutos, mas sim, relativos. Nosso foco costuma ser nas vantagens que um item tem sobre o outro – e não nas suas vantagens isoladas – para atribuir seu valor. 4. Tática da antecipação. Quantas vezes você leu as palavras "esquenta Black Friday" nas últimas semanas? As lojas não derrubam seus preços do nada de quinta para sexta-feira – embora pudessem fazer isso, já que a maioria das pessoas sabe que este será o maior dia de descontos. Isso acontece porque a antecipação faz parte do processo de felicidade. Nós nos animamos mais com um evento quando vamos sendo lembrados de que ele está prestes a acontecer. Os e-mails e anúncios que você vem recebendo fazem parte disso. 5. Tática do depoimento. É comum, antes de decidir comprar um produto internet, olhar a seção de comentários e resenhas de usuários. Ouvir o que outros clientes têm a dizer nos ajuda a saber a "verdade" por trás da descrição oficial, porque essas são pessoas supostamente desinteressadas, que não têm nada a lucrar mentindo. É por isso que muitos varejistas usam a técnica do social proof em seus anúncios: depoimentos (positivos, claro) de clientes selecionados e destacados junto do anúncio. Você não sabe se existem 99 comentários negativos para aquele único positivo. Ainda assim, o impacto acontece. É pra eu não comprar nada então??? Não! Pode comprar. O ponto é entrar nesse mar de ofertas bem informado (e atento) às táticas de persuasão para parar e refletir antes de se deixar levar. Você realmente quer ou precisa daquele item? O preço realmente está melhor do que em outros lugares ou épocas do ano? Assim, sua Black Friday pode ser mais proveitosa – e dentro do orçamento.

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