quarta-feira, 15 de setembro de 2021
5 dificuldades que atrapalham o desenvolvimento no setor público Você sabe as principais dificuldades que obstruem o desenvolvimento do seu trabalho como servidor público? Leia e descubra como superar esses desafios!
5 dificuldades que atrapalham o desenvolvimento no setor público
Você sabe as principais dificuldades que obstruem o desenvolvimento do seu trabalho como servidor público? Leia e descubra como superar esses desafios!
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Você sabe quais são as principais dificuldades que obstruem o desenvolvimento do seu trabalho dentro do setor público?
Conhecer melhor os problemas enfrentados na área é o primeiro passo para trabalhar sua resolução — que, em boa parte das vezes envolve o uso de tecnologia. Por isso, reunimos neste artigo as principais dificuldades que atrapalham a eficiência do setor público, bem como, formas práticas de combatê-las e garantir o sucesso no seu fluxo de trabalho.
Todas as dificuldades que mapeamos são lastreadas em informações confiáveis e também no depoimento de alguns servidores públicos, com quem o Jusbrasil teve o privilégio de conversar. Leia e descubra como solucionar esses problemas!
#1ª Dificuldade: Mau gerenciamento de tempo
O servidor público brasileiro precisa conciliar múltiplas atividades em sua rotina de trabalho. Isso deriva do grande volume de trabalho que ele possui diariamente.
No Poder Judiciário, por exemplo, há um enorme acervo de processos que precisam ser geridos pela máquina pública. No Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça, foram registrados 77,1 milhões de processos em tramitação, até dezembro de 2019.
Desse modo, o grande número de atribuições do Estado reflete diretamente na rotina dos funcionários públicos. Quem explica essa realidade de forma mais concreta, é o Cleber Silva e Moura, técnico judiciário do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
Cleber narra que ele e sua equipe têm cerca de quatorze atribuições diferentes para realizar em um único dia de trabalho. Além disso, boa parte delas envolve tarefas manuais e repetitivas, que poderiam ser resolvidas com muito menos tempo e esforço pela automação e inteligência artificial.
Por meio do uso de tecnologia, ele e sua equipe conseguiram economizar cerca de 600 horas mensais de trabalho.
Fato é que existe uma quantidade avassaladora de tarefas no serviço público, o que pode acabar sobrecarregando os funcionários dedicados a completá-las.
Como resolver?
A economia de tempo vem do seu melhor gerenciamento. Muitas vezes, não nos organizamos da maneira mais correta e eficiente. Dessa forma, acabamos sem controle de quanto tempo foi gasto em cada tarefa e da viabilidade de nossas rotinas.
Esse risco fica maior na adaptação ao home office e ao futuro do trabalho, uma vez que é mais fácil se perder a noção do tempo.
Por isso, a melhor forma de resolver o mau gerenciamento do tempo é utilizando ferramentas de organização:
Clockify: ferramenta gratuita para cronometrar o tempo gasto em cada atividade. Assim, temos uma noção mais nítida do tempo que cada uma demanda.
Método Pomodoro: forma de gerenciar o tempo seguindo um padrão de 25 minutos de trabalho, seguidos de 5 minutos de descanso. É comprovadamente eficiente para aumentar a produtividade
Jusbrasil PRO para instituições públicas: ferramenta multifuncional que automatiza várias tarefas do servidor público, liberando mais tempo para o trabalho intelectual.
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#2ª Dificuldade: Limitação de orçamento
O orçamento limitado é outra realidade típica do setor público que acaba por desacelerar seu desenvolvimento.
Ora, do ponto de vista prático, o dinheiro a ser aplicado nesse setor vem das receitas arrecadadas pelo governo. Essas, por sua vez, são financiadas principalmente pelas pessoas, por meio dos tributos. A questão é que, para definir como esses recursos serão alocados, é necessário passar por um procedimento complexo, definido em lei.
As três esferas do governo — municipal, estadual e federal — devem realizar um planejamento periódico sobre a gestão do dinheiro disponível, por meio do ciclo orçamentário. Esse ciclo é regido pelos seguintes diplomas:
Constituição Federal de 1988;
Plano Plurianual (PPA);
Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
Lei Orçamentária Anual (LOA).
De fato, o orçamento público possui um papel fundamental para o bom funcionamento da cidadania no Brasil. Justamente por isso é preciso compreender a fundo a realidade do cidadão e da máquina pública a fim de decidir onde os recursos serão investidos.
No entanto, por vezes alguns investimentos importantes a ser feitos precisam ficar em segundo plano ou ser adiados devido à falta de orçamento para tal. Desse modo, não é tão simples promover alterações nesse cenário, como costuma ser no setor privado.
Como resolver?
Sabemos que o servidor público, de forma isolada, possui pouco espaço para discutir onde serão alocados os recursos. Em vista da limitação que descrevemos acima, novos investimentos podem ultrapassar a quantia disponível em determinado período orçamentário.
No entanto, temos uma boa notícia: é plenamente possível levantar essa conversa dentro de cada setor! Atualmente, existem várias soluções tecnológicas rentáveis que aumentam a produtividade dos servidores e reduzem gastos a médio prazo.
É o que aponta uma pesquisa feita Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Segundo o estudo, a cada R$1 investido em TICs, estima-se que os governos estaduais chegam a economizar R$9,79 no ano seguinte. Tal fato ilustra muito bem o potencial que o uso da tecnologia no setor público apresenta.
Ao mesmo tempo, podemos destacar o uso do papel e da manutenção de espaços físicos, uma vez que alguns setores públicos vêm aderindo a modalidades de trabalho remoto ou híbrido a partir da pandemia do Covid-19.
Por isso, o que cabe é germinar discussões bem fundamentadas sobre a gestão de gastos, priorizando as novas tecnologias como investimentos sustentáveis para efetivar o desenvolvimento do setor público.
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#3ª Dificuldade: Alta burocracia
Outra dificuldade relacionada à limitação do orçamento é relativa à grande burocracia, muitas vezes enxergada como sinônimo do setor público.
Segundo uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 84% das pessoas consideram o Brasil um país burocrático, sendo que para 75% dos entrevistados o excesso de burocracia é considerado um estímulo à corrupção.
O relatório Doing Business de 2018, do Banco Mundial, por sua vez, mostra que o Brasil é o campeão mundial no tempo gasto, por empresas, para calcular e pagar impostos. Isso pode ser explicado em função da legislação tributária excessivamente complexa e extensa no país.
Se cidadãos e setor empresarial registram dificuldades com a alta burocracia, não é diferente com os servidores públicos. Eles também sentem a resistência da máquina estatal para incorporar novas mudanças.
Muitos fatores importantes ao desenvolvimento no setor público, como contratações, devem ser feitos por procedimentos complexos e demorados. Ademais, devem obedecer também à hierarquia que existe em cada setor.
Como resolver?
Para contornar essa questão, é necessária uma verdadeira reforma nas leis e nas instituições, para primar pelo princípio da eficiência consagrado na Constituição Federal de 1988.
Já no contexto dos servidores públicos, algumas medidas mais práticas podem ser tomadas, como por exemplo através da apresentação de novas formas de executar tarefas, bem como seus benefícios.
Afinal de contas, muitos servidores ainda estão acostumados com a forma tradicional de fazer as coisas. Assim, é importante exercitar o estímulo para abraçar mudanças positivas.
Tal fomento é mais fácil de ocorrer quando cada membro possui plena consciência do potencial positivo que algumas mudanças trazem, a partir da transformação digital.
Dessa forma, o convencimento dessas pessoas deve passar por informações concretas, baseadas em casos reais e dados objetivos.
#4ª Dificuldade: Dificuldade em pesquisar informações jurídicas
Quando entrevistamos Cleber Silva, servidor do TJRO, a fim de compreender a realidade de trabalho dos servidores públicos, uma questão chamou atenção. Ele reportou um problema comum aos buscadores normais da internet quando precisa realizar uma pesquisa jurídica.
Esse problema diz respeito à falta de confiabilidade nas informações jurídicas de alguns sites, que aparecem no resultado de busca do Google. Depois que ele e sua equipe passaram a usar o buscador no Jusbrasil, pouparam muito tempo na procura por informações confiáveis.
De fato, é preciso ser bem criterioso ao exercer essa pesquisa. Com tanta informação jurídica circulando, de tantas fontes diferentes, pode ser difícil discernir as corretas.
Além disso, os buscadores normais não são adaptados para aprimorar a experiência de busca de profissional de Direito. Apenas no Jusbrasil você consegue, de forma gratuita, acessar em um único site:
Andamento processual;
Ementas e jurisprudências na íntegra;
Doutrina;
Artigos;
Notícias;
Publicações de Diários Oficiais;
Normas, como Leis e Decretos.
Nossa tecnologia de busca foi desenvolvida para contribuir com o acesso à informação, que é uma ponte para efetivar o acesso à Justiça no Brasil. Além dessa pesquisa gratuita, você pode optar também por ganhar acesso a mais funcionalidades através do Jusbrasil PRO.
Ainda em relação à dificuldade na pesquisa jurídica, é importante ressaltar um outro problema: a questão da pesquisa doutrinária. Muitos servidores ainda fazem essa pesquisa de maneira pouco prática e eficiente.
Como resolver?
Conversamos, também, com Valéria Aparecida Pereira da Silva, auditora fiscal da Receita do Estado do Paraná. Valéria é formada em administração de empresas, especializada em direito tributário e graduanda em Direito.
Ela nos contou que observou vários benefícios, no trabalho e em sua graduação, ao optar pela seguinte solução tecnológica para realizar sua pesquisa jurídica, como o Jusbrasil Doutrina e o próprio largo acervo de jurisprudência oferecido através dos planos de assinatura do Jusbrasil PRO: o maior de todo o Brasil! Com ele, é possível acessar todos os Diários Oficiais e Tribunais do Brasil em um só lugar!
#5ª Dificuldade: Falta de reconhecimento
A despeito da imensa dedicação e compromisso de vários servidores públicos no exercício de suas funções, existe um estigma negativo relacionado à classe. Não é raro que esses funcionários se deparem com certos preconceitos.
Não é incomum, por exemplo, que sejam vítimas de estereótipos negativos associados a ineficiência, lentidão ou mesmo falta de trabalho — apesar dos dados objetivos sobre a quantidade astronômica de atividades desses trabalhadores.
Neste artigo científico, intitulado “O servidor público no mundo do trabalho do século XXI”, estuda-se esse discurso depreciativo comumente associado ao servidor público. A pesquisa procura situar tal discurso no contexto das transformações no mundo do trabalho. A implementação da Reforma do Estado de 1995 e a crise do Estado-providência são algumas delas, no entendimento dos autores.
Citam, também, a dicotomia entre a realidade de trabalho nos setores público e privado. Os servidores concursados, que contam com estabilidade na função, não são vistos com bons olhos pelos trabalhadores da iniciativa privada.
Nos termos do artigo:
“Nessa perspectiva, o servidor público pode ser identificado como um trabalhador deslocado do contexto, como se estivesse na contramão das demandas dos modelos inovadores de produção, e é discriminado por destoar do ritmo acelerado e frenético das organizações de trabalho calcadas no padrão de acumulação flexível.”
Como resolver?
Por ter firmado suas raízes em questões estruturais de nosso sistema de produção, essa dificuldade não se resolve de maneira tão simples. É preciso conscientizar a toda sociedade acerca da importância dessa profissão. Afinal, o serviço público é imprescindível para o asseguramento de direitos cíveis.
Nesse sentido, vale ressaltar que existem servidores públicos comprometidos com seu trabalho, e que eles são essenciais ao bom funcionamento da sociedade — mas como fazê-lo?
Talvez a maneira mais eficiente de superar essa dificuldade é desempenhando sua função com primor e excelência. Se a coletividade enxerga melhorias na própria qualidade de vida, tornadas possíveis a partir do empenho do setor público, o reconhecimento é real.
Por isso, para otimizar a eficiência do trabalho e mostrar resultados, novas ferramentas tecnológicas são imprescindíveis pois aprimoram a rotina de trabalho dos servidores, elevar a qualidade de seu trabalho e transformar a forma como são enxergados pelos demais cidadãos.
Como integrar tecnologia no setor público e promover seu desenvolvimento?
Como vimos, as diferentes dificuldades enfrentadas pelo setor público podem ser combatidas por meio da maior integração tecnológica no setor. Isso pode ser feito através do uso de softwares jurídicos, como o Jusbrasil PRO.
Conheça o Jusbrasil PRO para instituições públicas
O Jusbrasil PRO é uma ferramenta multifuncional arquitetada para aprimorar o trabalho dos profissionais jurídicos. Por meio de vários recursos que possui, ele é capaz de:
Automatizar tarefas burocráticas;
Poupar tempo de serviço;
Aumentar a produtividade;
Elevar a qualidade do trabalho intelectual.
Estes benefícios são alcançados através das seguintes funcionalidades:
Livre acesso a milhares de modelos de documentos jurídicos, que você usa para poupar seu tempo na redação de minutas de peças, contratos, procurações e outros arquivos;
Pesquisa de jurisprudência avançada, conferindo acesso à íntegra de jurisprudências de todo o Brasil, além de suas ementas, prontas para inserção em peças;
Automatização de acompanhamento processual — você registra os processos que precisa monitorar e nossa plataforma faz o acompanhamento diário de seu andamento, abandonando a consulta processual manual;
Acesso a publicações dos Diários Oficiais e seu acompanhamento, para ficar por dentro de publicações relativas a nomes ou processos específicos.
Otimização da pesquisa jurídica, por meio da nossa tecnologia de busca que reúne normas, artigos, processos e toda a informação jurídica disponível em um único lugar.
Para auxiliar no desenvolvimento tecnológico do setor público, há condições especiais para equipes de funcionários públicos que desejam aderir ao Jusbrasil PRO.
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