Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Com mais de 50
mil itens em suas gôndolas, o Walmart idealizou um programa que visa
ampliar os atributos de sustentabilidade das marcas presentes no dia a
dia dos consumidores que compram nas 31 lojas da rede no país. Em suas
três edições, o Sustentabilidade de Ponta
a Ponta” já reuniu 29 empresas em torno do compromisso de
melhorar o desempenho socioambiental de 41 produtos. Os resultados da
última edição do programa acabam de ser divulgados e, entre as empresas
participantes, estão sete associadas do Cempre. Os produtos foram
avaliados antes e após as mudanças implementadas e validadas pelo Centro
de Tecnologia de embalagem (Cetea). “O mais importante é que esses
produtos líderes podem gerar uma onda positiva de inovação dentro de
suas categorias, ampliando ainda mais o alcance do programa nos
segmentos de varejo e indústria brasileiros”, destacou Guilherme
Loureiro, presidente e CEO
do Walmart Brasil, no relatório que divulga o balanço do
programa. Confira, a seguir, um resumo dos resultados alcançados pelas
sete associadas do Cempre.
A Cargill escolheu sua linha de
molhos de tomate Pomarola,
comercializada em embalagens stand-up pouch, longa
vida e lata. As ações envolveram o incentivo ao uso de prote- tor solar pelos trabalhadores rurais como EPI (em parceria com a Nivea), eficiência energética de processos, otimização do uso de material de embalagem e energia de biomassa, melhor logística de recebimento de tomates, distribuição de molhos e destinação final de resíduos e valorização de resíduos orgânicos, por meio da compostagem. Foram calculados os seguintes benefícios para o meio ambiente*: • redução de 5,9 mil GJ no consumo de energia renovável • redução de 11 toneladas de papelão • menos 1,291 tonelada de resíduos industriais • redução de 6 mil litros no consumo de óleo diesel • menos 596 toneladas de CO2 equivalente • valorização de 437 toneladas de resíduos |
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Na linha de shampoo infantil
Johnson’s Baby, foram identificadas oportunidades de melhoria como a
inclusão de 50% de resina de PET reciclada pós-consumo nos frascos e a
otimização das etapas de purificação e resfriamento de água. Também foi
trabalhada a logística em toda a cadeia, visando economia de água e
combustível. Além disso, foram realizadas ações ligadas ao programa Na
Mão Certa, que apoia o combate à exploração sexual infantil nas
estradas, e iniciativas para promoção da educação ambiental do
consumidor via internet. Os ganhos ambientais obtidos foram*: • redução de 5,450 toneladas de materiais de embalagem de origem fóssil • menos 56 toneladas na emissão de CO2 equivalente • redução de 6.200 kWh de energia elétrica da rede pública • menos 377 mil litros de água consumidos |
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O projeto teve como base a
ampliação do emprego, na linha
Capuccino Nescafé, de cafés com
código de conduta da
Associação 4C (Código Comum
para a Comunidade Cafeeira) que
promove a sustentabilidade do
setor. Houve redução do consumo de
material de embalagem com a
diminuição da espessura da parede da lata e remoção do copo plástico do
Capuccino sabor Alpino, além da ampliação de programas voltados à
alimentação saudável e nutrição, de cuidados com o ambiente escolar e da
valorização da cultura local, já implementados pela empresa em outras
regiões, para escolas do município de Águia Branca (ES).
As melhorias ambientais identificadas foram*:
• menos 1,316 tonelada de materiais de embalagem de origem mineral ou fóssil
• redução de 800 quilos de resíduo sólido • aumento de 12% de produto por caminhão • redução de 3,2 toneladas na emissão de CO equivalente |
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A Nivea promoveu a adesão de
25% dos seus fornecedores ao código de conduta da Beiersdorf,
com princípios de ética social e ambiental. Trabalhou em
parceria com fornecedores para aumento de eficiência em sua linha de
protetor solar Nivea Sun, investiu no reaproveitamento de água de
processo, redução da geração de resíduos sólidos, aumento da eficiência
no consumo de matérias-primas e energia, otimização
da distribuição e melhoria da logística de devolução dos protetores
solares. Para a comunidade, foi priorizada a conscientização do uso de proteção solar, por meio de treinamentos e doação de Nivea Sun. Contabiliza- ram-se os seguintes benefícios ao meio ambiente*: • menos 46,1 mil litros de água consumidos • redução de 6.800 MJ no consumo de energia • menos 4,5 toneladas de CO2 equivalente • redução de 850 quilos no uso de plástico • menos 6 toneladas de resíduos gerados • redução de 33,8 mil unidades devolvidas |
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A P&G trouxe para o Brasil o
detergente para tecidos de dose única Ariel Power Pods que reduz a
emissão de resíduos para os efluentes, o consumo de energia e materiais
de embalagem, a geração de
resíduos sólidos e a emissão de gases de efeito estufa no
processo produtivo. Os principais fornecedores de matéria- prima de
Ariel Power Pods são submetidos à avaliação periódica de oito métricas
como consumo de energia, combustível e água e emissões diretas e
indiretas de gases de efeito estufa. Já descontados os impactos ambientais da importação do produto, alcançaram-se os seguintes benefícios ambientais*: • redução de 152 toneladas na emissão de sólidos para efluentes • menos 3 toneladas de materiais de embalagem • redução de 12,170 toneladas na emissão de CO2 equivalente • menos 39.100 MJ de energia fóssil • redução de 45.260 litros no consumo de água • menos 3,450 toneladas de resíduos |
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Visando à melhoria contínua na
linha de maionese Hellmann’s, a Unilever promoveu iniciativas de
incentivo à produção certificada de óleo de soja segundo princípios da
Associação Internacional de Soja Responsável e à criação livre de
galinhas, objetivando o
bem-estar animal. Aprimorou o processo produtivo, obtendo
redução no consumo de água, energia, material de embalagem e
geração de resíduos. Como ação social, a marca patrocinou parte do programa de reeducação alimentar Meu Prato Saudável. Os benefícios ambientais atingidos foram*: • menos de 585 mil litros de água • redução de 294.545 kWh no consumo de energia elétrica de fonte renovável • redução de 3,909 toneladas de resíduo sólido pós-consumo • menos 91,4 quilos de resíduo industrial • redução de 14,772 toneladas de material de embalagem • menos 31,944 toneladas de CO2 equivalente |
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O Walmart trabalhou com seu
fornecedor de escovas dentais, a Dental Prev, e transformou o modelo
básico da linha Equate em uma escova com refil três em um.
O projeto gerou melhorias no processo
produtivo da escova e da embalagem, redução da massa de embalagem por
unidade funcional e otimização do transporte, com economia de
combustível e redução das emissões de gases de efeito estufa, além de
inclusão de folheto educacional. As conquistas ambientais do projeto foram*: • redução de 9,287 toneladas na emissão de CO2 equivalente • menos 1.180 litros de óleo diesel consumidos • redução de 19.082 kWh no consumo de energia elétrica • menos 1,930 tonelada na geração de resíduo pós-consumo • redução de 2,350 toneladas no uso de matéria-prima de fonte fóssil • inclusão do símbolo de identificação do material na escova • utilização de papel com certificação FSC |
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