sábado, 28 de fevereiro de 2015

Coisas que podem destruir as pessoas

Coisas que podem destruir as pessoas

Publicado em 28.02.2015
Stephen Hawking
Stephen Hawking pode ser mais famoso por seu trabalho em física, mas ultimamente tem ficado conhecido também por suas opiniões polêmicas sobre as coisas que poderiam dar um fim à civilização humana.
Dentre os fatores que já mencionou em entrevistas e conversas anteriormente, esses são três que o cientista pensa que podem levar a nossa destruição:

Inteligência artificial

Hawking é parte de um grupo crescente de cientistas que expressa preocupações sobre a inteligência artificial (IA) “plena”, a que poderia ser igual ou superior a de um ser humano.
“O desenvolvimento da inteligência artificial plena poderia significar o fim da raça humana”, Hawking disse à BBC em dezembro de 2014.
Essa opinião é compartilhada pelo empresário bilionário Elon Musk, CEO da Tesla Motors e da SpaceX, que tem chamado a IA de “maior ameaça existencial”. No mês passado, Hawking, Musk e dezenas de outros figurões assinaram uma cara aberta sobre os riscos e os benefícios da IA.
“Por causa do grande potencial da IA, é importante pesquisar como colher seus benefícios, evitando armadilhas potenciais”, escreveram os cientistas na carta.
“Estamos décadas longe de qualquer tecnologia com a qual precisamos nos preocupar”, afirmou Demis Hassabis, um pesquisador de inteligência artificial no Google DeepMind. “Ainda assim, é bom iniciar a conversa agora”, acrescentou.

Agressão humana

Se as nossas máquinas não ficarem superinteligentes e nos matarem, nós podemos acabar nos matando. Hawking acredita que a agressão humana pode aniquilar a civilização.
Em resposta a Adaeze Uyanwah, um professor de 24 anos da Califórnia (EUA) que lhe perguntou qual defeito humano o físico mais gostaria de alterar, Hawking respondeu: “A falha humana que eu mais gostaria de corrigir é a agressão. Ela pode ter sido uma vantagem de sobrevivência nos dias dos homens das cavernas, para obter mais comida, território e parceiros com quem se reproduzir, mas agora ameaça destruir a todos nós”.
Por exemplo, uma grande guerra nuclear provavelmente acabaria com a civilização e a raça humana. Nesse sentido, Hawking crê que a exploração do espaço é importante para garantir nossa sobrevivência. “Eu acredito que o futuro a longo prazo da raça humana deve ser o espaço, o que representa um seguro de vida importante, uma vez que poderia impedir o desaparecimento da humanidade por colonizar outros planetas”, disse.

Vida alienígena

Hawking já fez várias advertências ameaçadoras sobre a vida alienígena. Em 2010 disse que, se a vida extraterrestre inteligente existir, pode não ser tão amigável para os seres humanos.
“Se os aliens vierem nos visitar, eu acho que o resultado seria mais parecido com quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, o que não foi muito bom para os nativos americanos”, disse Hawking durante um episódio de “Into the Universe com Stephen Hawking”, no Discovery Channel.
Civilizações alienígenas avançadas poderiam querer conquistar e colonizar os planetas nos quais chegassem – o que, de fato, faz sentido. É melhor deixarmos quieto esse negócio de procurar ETs por aí. [LiveScience]
tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário