Como funciona o Airbag?
O Airbag é
um item de segurança que vem sendo muito procurado, sobretudo para os
que adquirem carros de luxo ou modelos esportivos. A promessa é de que o
airbag seja capaz de amenizar o impacto de uma possível batida, assim,
protegendo a vida dos passageiros. Este item de segurança é
interessante, sobretudo se utilizado em conjunto com outro artigo de
segurança importante, o cinto de segurança.
Um
estudo recente aponta que pelo menos 6 mil vidas já foram poupadas
graças ao uso do dispositivo Airbag, mas o número preciso ainda não é
possível de calcular. O primeiro airbag a ser instalado no carro foi
posto em Classe S da Mercedes, em 1980.
Entanto,
há muitos estudos que apontam que o airbag é uma faca de dois gumes, ou
seja, ora serve para proteger, ora pode significar riscos. Isso porque
ao se inflarem, de forma extremamente rápida, o passageiro pode ser
alvejado com um golpe violento, podendo vir a ser ferido e, em alguns
casos até morto. Pensando nisso, os novos airbags se inflam em uma
velocidade menor, mas mesmo assim, é importante que os passageiros
fiquem a uma distancia não inferior a 25 cm em relação ao airbag.
Como funciona o Airbag?
Existe
a estimativa de que até o final de 2014 todos os veículos fabricados no
Brasil já venham de fábrica com este dispositivo importante de
segurança.
O sistema airbag é composto basicamente de três partes, sendo elas:
1) um modulo de airbag,
2) unidade de diagnóstico,
3) sensores de batida
Alguns sistemas podem oferecer também uma chave de liga e desliga, que tem como finalidade permitir a desativação temporária e ou permanente do airbag.
2) unidade de diagnóstico,
3) sensores de batida
Alguns sistemas podem oferecer também uma chave de liga e desliga, que tem como finalidade permitir a desativação temporária e ou permanente do airbag.
A
desaceleração brusca do veículo aciona o dispositivo do airbag. A
partir desse momento, é enviado um sensor elétrico ao gerador de gás. O
ignitor que é quem manda a mensagem elétrica, funciona como uma
espoleta. Dentro do airbag, substâncias como nitratos de amônia e
guanidina explodem, aumentando a velocidade do inflamento. Desse
processo acontece uma reação química que gera nitrogênio o bastante para
encher a bola (de mais ou menos 90 litros) em menos de 30 milésimos de
segundo. A capa se abre em partes diversas a partir do centro, como uma
rosa. Os sulcos garantem que o material que compõe a capa não se compra
nos locais desejados e que nenhum pedaço de pasticho almeje o corpo do
passageiro.
Depois
de tudo isso, o airbag começa a esvaziar, concomitante a absorção do
impacto do corpo. O esvaziamento é feito por meio de furos e orifícios
posicionados estrategicamente na parte de traz e ou lateral da bolsa. Um
estudo recente aponta que se todos os carros envolvidos em acidente no
Brasil entre 2001 e 2007 tivessem airbag, mais ou menos 3.426 vidas
poderiam ter sido poupadas. Não obstante, 71.047 dos que ficaram feridos
nesse período, poderiam não ter se machucado, o que em números
significaria uma economia de mais ou menos R$ 2,2 bilhões para a saúde
pública..http://www. industriahoje.com.br/como- funciona-o-airbag
Nenhum comentário:
Postar um comentário