segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Bafômetro

Bafômetro



Os bafômetros são instrumentos utilizados em várias profissões para determinar a quantidade de álcool no sangue, analisando uma amostra de respiração obtida de um indivíduo. A aplicação mais comum de um bafômetro é na profissão de policiais, com os policiais, muitas vezes empregando o dispositivo para lidar com a incidência de dirigir bêbado.
Embora o termo bafômetro na verdade se refira a uma marca e modelo específicos de equipamentos de análise de teor de álcool no sangue, a palavra passou a ser considerada um nome comum para quaisquer dispositivos que executam esse tipo de função. Smith e Wesson produziram o primeiro bafômetro, mas hoje existem dezenas de modelos diferentes no mercado. Em todos os casos, qualquer forma do bafômetro deve atender a um rigoroso conjunto de padrões, uma vez que os resultados da análise devem ser exatos para ser aceitável em um tribunal.
O bafômetro funciona com base no princípio de estimar o teor de álcool no sangue de um indivíduo com base em uma amostra de respiração obtida do suspeito. Quando um policial puxa um motorista com a suspeita de que o indivíduo pode estar intoxicado, não é incomum para o policial pedir ao motorista que faça o que é conhecido como teste de sobriedade. Essencialmente, isso envolve o uso de um bafômetro manual.
Bafômetro
Um bafômetro é um dispositivo eletrônico para medir o teor alcoólico da respiração (BrAC) de uma pessoa. O BrAC pode ser usado para medir com precisão o teor de álcool no sangue de um indivíduo.
Existe uma correlação direta entre o conteúdo de álcool na respiração de uma pessoa e sua concentração de álcool no sangue. Durante a respiração, o álcool no sangue vaporiza e é levado para fora dos pulmões na respiração exalada. Existem vários tipos de testadores de álcool no ar disponíveis hoje. Estes variam de testadores de triagem descartáveis ​​para o equipamento que fornece resultados legalmente admissíveis.
Os bafômetros portáteis de mão fornecem resultados muito precisos e são usados ​​para fins de triagem. Ao medir o teor de álcool na respiração, é obtida uma indicação confiável do nível de álcool no sangue. Os testadores de álcool portáteis são menos precisos do que os dispositivos de evidências, no entanto, comparando a taxa de desempenho de custo, esses dispositivos são acessíveis e suficientes para uso pessoal.
O que é
O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões.
A concentração de álcool no hálito das pessoas está relacionada com a quantidade de álcool presente no seu sangue dado o processo de troca que ocorre nos pulmões, isso se deve ao fato do etanol ser totalmente solúvel em água.
O motorista deve assoprar com força no canudinho, que conduzirá o ar de seus pulmões para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio.
O álcool presente no “bafo”, é convertido em ácido acético conforme mostra a reação abaixo:
3 CH3CH2OH + 2 K2Cr2O7 + 8 H2SO4 –> 3 CH3COOH + 2 Cr2(SO4)3 + 2 K2SO4 + 11 H2O
Nesta reação o etanol é convertido a ácido acético e o cromo, na forma de íon cromato (amarelo alaranjado) é transformado em Cr+3 (coloração verde).
Quanto maior a concentração de álcool mais intensa é a coloração esverdeada obtida.
O limite máximo permitido no Brasil é 0,6 g de álcool por litro de sangue.
% de álcool no sangue Efeito no ser humano
0,05 sensação de euforia
0,1 perda da coordenação motora
0,2 desequilíbrio emocional
0,3 inconsciência
0,4 a 0,5 estado de coma
0,6 a 0,7 morte

Como funcionam

Há três tipos principais de dispositivos de teste do ar exalado, que se baseiam em princípios diferentes:
Bafômetro – Usa uma reação química envolvendo o álcool que produz uma mudança de cor;
Intoxímetro – Detecta o álcool através de espectroscopia infravermelha (IV);
Alco sensor III ou IV – Detecta uma reação química do álcool em uma célula de combustível.
Independente do tipo, cada dispositivo tem um bocal, um tubo por onde o suspeito assopra e uma câmara de amostra para onde vai o ar. O resto do dispositivo varia em cada tipo.
Bafômetro
O bafômetro contém:
Um sistema para colher uma amostra do hálito do suspeito
Dois frascos de vidro contendo a mistura para a reação química
Um sistema de fotocélulas ligado a um medidor que avalia a mudança de cor associada com a reação química
Para medir o álcool, o suspeito respira dentro do dispositivo. A amostra de ar borbulha em um dos frascos através de uma mistura de ácido sulfúrico, dicromato de potássio, nitrato de prata e água.
O princípio da avaliação se baseia na seguinte reação química:
Bafômetro
Nessa reação:
1. O ácido sulfúrico remove o álcool do ar em uma solução líquida
2. O álcool reage com o dicromato de potássio para produzir:
Sulfato de cromo
Sulfato de potássio
Ácido acético
Água
O nitrato de prata é um catalisador, uma substância que faz a reação ocorrer mais rápido, sem participar dela. O ácido sulfúrico, além de remover o álcool do ar, proporciona também a condição de acidez necessária para essa reação.
Durante essa reação o íon dicromato, de cor vermelho-alaranjada, muda de cor para o verde do íon cromo quando este reage com o álcool; o grau de mudança de cor está diretamente relacionado com o nível de álcool no ar exalado. Para determinar a quantidade de álcool naquela amostra de ar, a mistura que sofreu reação é comparada a de um frasco contendo uma mistura que não sofreu reação no sistema de fotocélulas, produzindo uma corrente elétrica que faz a agulha do medidor se mover do seu ponto de repouso.
O operador, então, gira um botão para trazer a agulha de volta ao ponto de repouso e lê o nível de álcool a partir do botão: quanto mais o operador precisar girar o botão para retorná-la ao repouso, maior é o nível de álcool.

A química do álcool

O álcool encontrado nas bebidas alcoólicas é o álcool etílico (etanol).
A estrutura molecular do etanol tem essa aparência:

Bafômetro

onde C é carbono, H é hidrogênio, O é oxigênio e cada hífen é uma ligação química entre os átomos. Esclarecendo, as ligações dos três átomos de hidrogênio com o átomo de carbono da esquerda não estão representadas.
O grupo OH (O – H) na molécula é que faz com que ela seja um álcool.
Há quatro tipos de ligações nessa molécula:
carbono-carbono (C – C)
carbono-hidrogênio (C – H)
carbono-oxigênio (C – O)
oxigênio-hidrogênio (O – H)
As ligações químicas entre os átomos são pares compartilhados de elétrons.
As ligações químicas são parecidas com molas: elas podem dobrar e esticar. Essas propriedades são importantes na detecção do etanol em uma amostra usando espectroscopia infravermelha (IV).
Fonte: www.breathalyzeralcoholtester.com/www.wisegeek.com/www.cq.ufam.edu.br/ciencia.hsw.com.br/ www.brasil.gov.br (fonte:portalsaofrancisco.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário