5 curiosidade sobre a faculdade de farmácia que você precisa conhecer
O
mercado farmacêutico é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Por
isso mesmo, a faculdade de farmácia atrai diversos estudantes todos os
anos, em instituições de ensino espalhadas por todo o país.
Mas você sabia que essa é uma das áreas do conhecimento mais antigas que existem? Essa é apenas uma das várias curiosidades que cercam esse curso. Continue a leitura e confira outros 5 fatos curiosos sobre a faculdade de farmácia!
Ao longo dos séculos, a atividade foi se desenvolvendo, passando pela atuação de alquimistas, que misturavam materiais tentando transformá-los em ouro, até os boticários. Esses profissionais eram uma mistura de médico e farmacêutico e, a partir do século X, começaram a difundir a prática de manipular medicamentos.
Algumas escolas surgiram de maneira dispersa pelo mundo a partir do século XIII. Em Portugal, por exemplo, o primeiro diploma de farmacêutico foi expedido em 1338.
No entanto, esse curso ainda era muito relacionado à medicina e à produção de medicamentos. O pontapé para a área mais abrangente como é hoje ocorreu com a criação da Escola Livre de Farmácia e Química Industrial, em Porto Alegre, no ano de 1897.
Porém, a mesma instituição resolveu, em 2007, mudar a data para 20 de janeiro, data de sua criação em 1916.
Fonte:hipolabor.com.br
Mas você sabia que essa é uma das áreas do conhecimento mais antigas que existem? Essa é apenas uma das várias curiosidades que cercam esse curso. Continue a leitura e confira outros 5 fatos curiosos sobre a faculdade de farmácia!
1. A área de farmácia foi criada há mais de 4 mil anos
A área farmacêutica em si é bem antiga. Acredita-se que, desde a era paleolítica, o homem já manipulava plantas, minerais e substâncias de origem animal para utilização terapêutica. O registro mais antigo da atividade é uma tábula sumérica, criada no século 2100 a.C, contendo 15 receitas medicinais.Ao longo dos séculos, a atividade foi se desenvolvendo, passando pela atuação de alquimistas, que misturavam materiais tentando transformá-los em ouro, até os boticários. Esses profissionais eram uma mistura de médico e farmacêutico e, a partir do século X, começaram a difundir a prática de manipular medicamentos.
2. Os cursos de farmácia foram criados na Idade Média
Com a evolução da farmácia e a sua separação da medicina em 1240, na região da Prússia, houve a preocupação cada vez maior com uma formação específica. Depois de séculos de informalidade e conhecimento empírico, e já com a descoberta de inúmeros fármacos importantes, a profissão começou a ser institucionalizada.Algumas escolas surgiram de maneira dispersa pelo mundo a partir do século XIII. Em Portugal, por exemplo, o primeiro diploma de farmacêutico foi expedido em 1338.
3. A primeira faculdade de farmácia no Brasil foi criada após a independência
No Brasil, a profissão já era exercida desde a época colonial, principalmente por profissionais vindos de Portugal. O primeiro curso foi criado oficialmente depois da independência, em 1832, com a Faculdade de Farmácia do Rio de Janeiro.No entanto, esse curso ainda era muito relacionado à medicina e à produção de medicamentos. O pontapé para a área mais abrangente como é hoje ocorreu com a criação da Escola Livre de Farmácia e Química Industrial, em Porto Alegre, no ano de 1897.
4. O dia do farmacêutico não era o mesmo de hoje
Em 1941 foi criado no Brasil, pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), o Dia do Farmacêutico, que seria comemorado a partir de então no dia 07 de janeiro.Porém, a mesma instituição resolveu, em 2007, mudar a data para 20 de janeiro, data de sua criação em 1916.
5. Muitas personalidades fizeram faculdade de farmácia
A nossa última curiosidade é sobre as diversas personalidades que fizeram a faculdade de farmácia ao longo da história. Alguns nem chegaram a exercer a profissão, sendo reconhecidos mais por atuarem em outras áreas. São eles:- Carlos Drummond de Andrade, poeta;
- Alexander Flemming, cientista descobridor da penicilina;
- John Pemberton, criador da fórmula da Coca Cola;
- Alberto de Oliveira, fundador da Academia Brasileira de Letras;
- Maria da Penha Fernandes, biofarmacêutica que dá nome à lei que protege as mulheres da violência.
Fonte:hipolabor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário