domingo, 2 de março de 2014

Lipoma






LIPOMA  
Sinônimos e Nomes Populares:
Lipoma, Lipomatose    
O que é?
Lipoma é um tumor benigno de tecido mole, mais especificamente de gordura mais, comum no adulto. Seu crescimento ocorre, frequentemente, de forma progressiva, agregando à pessoa acometida grande incômodo estético e físico.  
Como se adquire?
O lipoma é resultado de um acúmulo de células gordurosas maduras (adipócitos) que podem chegar a vários centímetros. Geralmente apresentam pequeno tamanho, mas podem crescer lentamente até maiores dimensões.
Acontecem, na maioria das vezes, adultos de 40 a 60 anos, mas também podem ser encontrados em crianças. Quando se encontra lesões múltiplas e, algumas vezes, dolorosas, denomina-se lipomatose, que é uma síndrome familiar adquirida.  
O que se sente?
Os lipomas, em sua maioria, são assintomáticos e percebe-se através do exame clínico do paciente através de queixas, inspeção e palpação. Quando palpável, possui consistência mole e móvel, abaulando a pele da região acometida.
Seu tamanho é variável, sendo a maioria de pequenas dimensões, podendo ser encontradas lesões de vários centímetros. Eles podem ser únicos ou múltiplos, sendo comumente encontrados em braço, coxa, abdome, tórax e pescoço (área central do corpo).   
Como se desenvolve?
Quando se suspeita de lipomatose múltipla, há uma influência hereditária de carácter familiar. Quando há lesões únicas ou poucas lesões, geralmente são resultado de proliferação de tecido adiposo localizado. Vale lembrar que obesidade não causa lipoma.  
Como o profissional de saude faz o diagnostico?
O diagnóstico é realizado através de exame clínico. Após sua retirada, o mesmo é enviado para análise anátomo-patológica para confirmação diagnóstica.  
Como se trata?
O tratamento é cirúrgico através da excisão completa da lesão. Após avaliação de um cirurgião, decide-se por retirada com anestesia local, regional ou geral. Em alguns casos, também pode se realizar lipoaspiração da lesão.
Após a retirada da lesão, a mesma é submetida a um exame denominado anátomo-patológico onde é analisada a peça cirúrgica com o objetivo de diferenciar o lipoma de outras patologias como sarcoma, melanoma ou outros tumores.   
Como se previne?
Até o momento não há prevenção para este tipo de patologia.
Perguntas que você pode fazer ao seu profissional de saúde
Como evolui o lipoma?
Como diferencio o lipoma da lipomatose?

Nenhum comentário:

Postar um comentário