domingo, 8 de setembro de 2013

Lavagem dos cabelos

06/09/2013 10h24 - Atualizado em 06/09/2013 11h33

Especialistas explicam como lavar o cabelo para evitar danos aos fios

Cuidar dos fios em casa é uma opção prática, mas exige atenção e cuidado.
Bem Estar desta sexta (6) mostrou como deixar o cabelo sempre saudável.

Do G1, em São Paulo
62 comentários
Cuidar do cabelo em casa é sempre a opção mais prática e barata, mas exige muito cuidado para evitar danos aos fios. Como explicaram a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Jô Nascimento no Bem Estar desta sexta-feira (6), até mesmo o jeito de lavar pode interferir na saúde do cabelo e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados.
Por exemplo, no caso do shampoo, é importante saber que a quantidade não precisa ser tão grande para limpar os fios do jeito certo. De acordo com a cabeleireira Jô Nascimento, o produto não precisa fazer espuma para significar que fez a higienização do cabelo, ou seja, não há a necessidade de aplicar tanto na hora do banho. Outra dica importante é o jeito de lavar com o shampoo - primeiro o couro cabeludo, com movimentos suaves e circulares, e só depois o resto dos fios, sem esfregar. Isso porque, ao esfregar a cabeça, as impurezas que estavam nessa região vão parar no fio e, por isso, é preciso limpá-los depois.
Após o shampoo, é a hora do condicionador e a regra é a mesma: não precisa aplicar uma quantidade enorme do produto porque isso não vai interferir no resultado e não vai deixar o cabelo mais macio.
Na hora de passar, é preciso começar do comprimento até as pontas, sem chegar ao couro cabeludo porque isso pode aumentar a oleosidade, a proliferação de fungos e até causar caspa.
Depois de aplicar, é extremamente importante enxaguar todo o cabelo porque se o condicionador ficar, pode sufocar a raiz, dificultar a respiração dos fios e até apodrecer o cabelo. Produtos que não precisam de enxague são os leave-in e os protetores térmicos, como alertou a cabeleireira Jô Nascimento.
*No vídeo ao lado, a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Jô Nascimento respondem perguntas sobre cabelo em um bate-papo exclusivo para a internet. Confira! 
Com o cabelo lavado com shampoo e condicionar, é preciso enxugá-lo. Muitas mulheres costumam pegar a toalha e esfregá-la nos fios, mas isso pode aumentar o frizz.
A dica, portanto, é usar o movimento de apertar o cabelo e, de preferência, com uma toalha que esteja mais velha. A dica contra o frizz vale também para o uso do secador, que deve ser aplicado a favor do fio, ou seja, de cima para baixo.
Na hora de usar o secador, é importante usar ainda um protetor térmico, que vai proteger o fio do calor e evitar que ele se queime. Há ainda a possibilidade de usar um leave-in, que ajuda o cabelo a secar de uma maneira mais agrupada, evitando que ele fique armado e com frizz, como mostrou a reportagem da Marina Araújo(confira no vídeo ao lado).
É importante ainda respeitar o tempo de ação dos produtos, como alertou a cabeleireira Jô Nascimento. No caso do shampoo anticaspa, por exemplo, é preciso deixá-lo agir por 3 minutos; o condicionador, de 1 a 2 minutos e o creme de tratamento, de 3 a 20 minutos, dependendo do que estiver indicado no rótulo.
Alisamento de cabelo (Foto: Arte/G1)
Caspa
De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, o nome correto para a caspa é dermatite seborreica, que provoca vermelhidão, coceira e a foliculite capilar, que pode ser confundida com espinhas. Essa inflamação é provocada pelo excesso de oleosidade, que faz o ambiente ficar propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Quem tem o problema deve usar o shampoo anticaspa, no máximo, três vezes por semana e somente na raiz. Como funciona como um tratamento, esse tipo de shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo porque se atingir os fios, pode ressecá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário