Mesa arrumada ou bagunçada? Cada uma tem suas vantagens
Por Ana Claudia Cichon em
12.09.2013
as 16:00
Trabalhar em uma mesa limpa e organizada pode promover a alimentação saudável e a generosidade, de acordo com uma nova pesquisa. Mas a a mesma também aponta que uma mesa bagunçada pode conferir seus próprios benefícios, promovendo o pensamento criativo e estimulando novas ideias.
As análises foram conduzidas pela cientista psicológica Kathleen Vohs e seus colegas da Universidade de Minnesota (EUA).
No primeiro de vários experimentos, os participantes foram convidados a preencher alguns questionários em um escritório. Alguns realizaram a tarefa em um escritório limpo e ordenado, enquanto outros fizeram o mesmo em uma mesa bagunçada – papéis foram espalhados, e materiais de escritório ficaram desordenados.
Posteriormente, os participantes foram presenteados com a oportunidade de realizar doações a uma instituição de caridade, e foram autorizados a comer um lanche – chocolate ou maçã – no caminho para irem embora.
Estar em uma sala limpa parecia incentivar as pessoas a fazer o que era esperado delas, Vohs explica. Comparado com os participantes da mesa bagunçada, eles doaram mais de seu próprio dinheiro para caridade e eram mais propensos a escolher a maçã sobre a barra de chocolate.
Mas os pesquisadores consideram a hipótese de que a bagunça pode ter suas virtudes também. Em outro experimento, os participantes foram convidados a experimentar novos usos para bolas de ping pong.
No geral, os participantes das mesas bagunçadas geraram o mesmo número de ideias para novos usos que os seus homólogos de sala limpa. Mas suas ideias foram classificadas como mais interessantes e criativas, quando avaliadas por juízes imparciais.
“Estar em um local bagunçado levou a algo que as empresas, indústrias e sociedades querem mais: criatividade”, diz Vohs.
Os pesquisadores também descobriram que quando os participantes foram agraciados com uma escolha entre um novo produto e um já conhecido, os do ambiente bagunçado eram mais propensos a preferir o primeiro – um sinal de que estar em um ambiente desordenado estimula a liberação de convencionalidade.
“Os ambientes desordenados parecem inspirar a libertação da tradição, que pode produzir novos insights”, Vohs conclui. “Os ambientes ordenados, por outro lado, incentivam a convenção e o jogar pelo seguro”.
Surpreendentemente, a localização física específica não parece ser a questão: “Usamos seis locais diferentes em nosso jornal – as especificidades dos ambiente não foram importantes, mas o ambiente estar arrumado ou desorganizado fez uma diferença enorme no comportamento das pessoas”, diz Vohs.
Os pesquisadores agora vão investigar se esses efeitos podem se transferir para um ambiente virtual: a internet. Os resultados preliminares sugerem que a arrumação de uma página web prevê o mesmo tipo de comportamento.
“Estamos todos expostos a vários tipos de configurações, como no nosso espaço de escritórios, nossas casas, nossos carros, até mesmo na internet”, observa Vohs. “Não importa se você tem o controle sobre a arrumação do ambiente ou não; você está exposto a ele e nossa pesquisa mostra que isso pode afetá-lo”. [ScienceDaily]
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