Descubra por que você tem mau hálito de manhã
Por Bruno Calzavara em
3.12.2013
as 15:30
Você escova os dentes. Você usa fio dental. Você faz bochechos com algum líquido que arde e tem gosto de hortelã até sua boca doer. Você vai para a cama merecendo um prêmio no quesito higiene oral e acorda com uma gosma branca unindo seus lábios e um odor vil emanando deles. O que diabos acontece em nossas bocas enquanto dormimos?
A resposta curta é que as bactérias adoram a placa de Petri quente e molhada que você oferece a elas. Esses organismos se multiplicam e liberam compostos fedidos (cerca de 600 ou mais deles) que fazem uma bagunça em sua boca e não há muita coisa que você possa fazer a respeito desta situação.
Ainda entra a questão: por que essa situação é muito pior à noite? Bebemos café e comemos alho, e, no entanto, é de manhã que produzimos o mau hálito em seu auge.
Isso porque há um elemento importante que desempenha um papel na criação deste cheiro horrível enquanto estamos dormindo: a saliva. Ou melhor, a falta dela. A produção de saliva diminui significativamente quando estamos cochilando. O líquido é normalmente responsável por diluir as bactérias ou transportá-las garganta abaixo, diretamente para o nosso intestino. O resultado de sua falta é que as bactérias são deixadas sozinhas para se multiplicarem por horas, o que resulta em uma concentração desproporcional de componentes produzindo o cheiro desagradável.
E isso fede. De acordo com o livro “Breath: Causes, Diagnosis, and Treatment of Oral Malodor” (Hálito: Causas, Diagnóstico e Tratamento do Mau Cheiro Oral”, em tradução livre), “os [micróbios] em decomposição resultam na produção de um odor fétido. Esta liberação de gases na boca é um processo semelhante ao que ocorre em um depósito de lixo”. Não admira que as pessoas não queiram tomar uma baforada logo cedo.
Mais uma vez, segundo o livro do mau hálito: “cadaverina (odor de cadáver), sulfeto de hidrogênio (odor de ovo podre), ácido isovalérico (odor de pés suados), metilmercaptana (odor fecal), putrescina (odor da decomposição de carne) e trimetilamina (odor da decomposição de peixe) [...] são componentes do mau hálito humano”. A língua, como você pode ver, abriga quase todos os piores criminosos – inclusive o chulé.
Em outras palavras, a boca passa a noite toda preparando um buquê pútrido para a manhã. Se o seu parceiro não se sente muito atraído pela sua combinação de ovo podre misturado com perfume de cadáver, a única boa notícia é que o ser humano leva de cerca de cinco minutos para se adaptar ao cheiro. Mas será que realmente queremos? [Gizmodo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário