Clima quente causa dores de cabeça
Por Eduardo Martins em
12.03.2009
as 15:38
Tempo mais quente e mudanças na pressão atmosférica podem causar cefaléia (a dor de cabeça comum) e enxaquecas – aliás, é uma causa mais recorrente para esses problemas do que a própria poluição atmosférica.
Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que, quando a temperatura aumenta em torno de 5 graus Celsius, a ocorrência de cefaléias sérias e de enxaqueca aumenta em 8%, se comparada com os dias em que o tempo está mais fresco.
O pesquisador do Beth Israel Deaconess Medical Center, Kenneth Mukamal, junto de seu time de cientistas, estudou 7mil homens e mulheres diagnosticados com cefaléia ou enxaqueca.
Eles também monitoraram condições climáticas e poluição atmosférica durante três dias de “plantão” em um hospital, onde acompanhavam, também a entrada de pacientes apresentando os problemas.
“Em outras palavras, nosso estudo foi capaz de comparar condições climáticas e atmosféricas e a entrada de pessoas em salas de emergência com o mesmo período em um mês diferente” explica Mukamal.
O estudo concluiu que, de todos os fatores testados, a temperatura mais alta do dia é o mais associado com dores de cabeça.
A baixa pressão atmosférica também foi relacionada, embora não com tanta ocorrência quanto a alta temperatura. E não há evidência de que poluentes causem dores de cabeça – no entanto, estudos mais detalhados são necessários para excluir esse item da lista.
As descobertas podem ajudar as pessoas a preparar seus remédios para dor de cabeça quando o clima está quente.
“Relacionar as duas coisas sempre foi uma espécie de crença popular. Quisemos verificar se, realmente, havia cabimento na afirmação” declara Mukamal.
As razões ainda não estão claras, mas os pesquisadores agora podem afirmar que temperaturas altas fazem com que a pressão sanguínea baixe. E há evidências de que a enxaqueca esteja relacionada a mudanças na forma com a qual o sangue circula no cérebro. [Reuters]
Nenhum comentário:
Postar um comentário