Como alguns sobrevivem a grandes quantidades de drogas?
Por Letícia Resende em
2.03.2011
as 4:02
A gente já não consegue enxergar o limite entre o Charlie Sheen e o Charlie Harper, seu personagem na série Two and a Half Man. O cantor Ozzy Osbourne tem aquele jeito molenga de falar, meio impossível de entender, mas quando sobe no palco, leva milhares de fãs ao delírio. Dizem que, se algum dia, acontecer uma guerra nuclear só sobreviverão as baratas e o Keith Richards. A pergunta vem à cabeça: como é que estes caras estão vivos, depois de anos usando drogas pesadas, enquanto outros morrem com pouco tempo de uso?
É mais fácil descobrir porque alguém morre do que dizer por que outros sobreviveram. De qualquer jeito, eles deram uma explicação: algumas simplesmente são “duras de matar” (ou de morrer) até aquelas que levam um estilo de vida cheio de festas, drogas e comportamento de risco.
Um estudo de 8.774 overdoses fatais em Nova Iorque entre 1990 e 2000 mostra que, em 75% dos casos, as vítimas tinham menos 45 anos (a idade atual de Charlie Sheen!). Outra análise recente, da Universidade da California, mostrou que entre os usuários de cocaína e heroína, não havia muita diferença na mortalidade durante a primeira década de uso, a taxa era de 1%. Depois de 30 anos de dependência, no entanto, a mortalidade chega aos 6,5% para a cocaína e 16% de chance de morrer por causa do uso de heroína.
O professor de medicina, Judd Hollander, da Universidade da Pennsylvania, disse que a maneira como cada indivíduo metaboliza as drogas e seus produtos é bastante diferente, cada um tem um ritmo. Alguns destes produtos são mais perigosos que as drogas em si, e o corpo de algumas pessoas está melhor preparado a “quebrar” as drogas em produtos mais benignos. Elas acabam tendo uma tolerância maior para a droga. “Em teoria, existem pessoas que poderiam cheirar toda a cocaína do mundo e ficar bem”, disse Holander.
Se você não tem certeza que é uma delas, talvez seja melhor não arriscar. As overdoses fatais tem mais chances de acontecer a medida que a pessoa aumenta a quantidade de droga que consome. [LifesLittleMysteries]
Nenhum comentário:
Postar um comentário